Artigos de acesso aberto: um guia para pesquisadores

Encontrar uma pesquisa científica de qualidade pode ser difícil, mesmo na Era da Informação, quando quase qualquer coisa pode ser encontrada on-line. Os documentos de acesso aberto tornam o processo de pesquisa um pouco mais fácil. Esta matéria, traduzida do Blog da Clarivate Analytics, fornece aos pesquisadores uma visão geral completa do que é o acesso aberto, as vantagens dos recursos de acesso aberto, o que procurar ao publicar documentos de acesso aberto, bem como os diferentes tipos de acesso aberto disponíveis.

O que é o Acesso Aberto?

Acesso aberto (OA) é o nome do material científico e acadêmico gratuito, digital e com texto completo disponibilizado on-line. Conforme definido pelo Creative Commons, os documentos de acesso aberto são “digitais, online, gratuitos e livres da maioria das restrições de direitos autorais e licenciamento”. 1

Como o Open Access se desenvolveu?

Os anos 90 viram o início do movimento de acesso aberto causado pela ampla disponibilidade da Internet, embora pesquisadores de física e cientistas da computação tivessem arquivado trabalhos na Internet muito antes de esse método de publicação ser oficialmente chamado de acesso aberto.

O acesso aberto capitalizou a crescente quantidade de tecnologias e tendências digitais emergentes para facilitar a descoberta de pesquisas e aumentar seu impacto subsequente. O acesso aberto garantiu que o trabalho dos pesquisadores se beneficiasse de uma ampla distribuição, além de permitir que os pesquisadores avancem seu trabalho mais rapidamente e que os alunos enriquecem seu aprendizado sem restrições.

Pesquisadores e estudantes em países em desenvolvimento que podem não ter acesso a periódicos de assinatura também se beneficiam muito dos recursos de acesso aberto. Isso garante que acadêmicos de todo o mundo possam contribuir com pesquisas de classe mundial. 1

Quais são as vantagens de tornar os documentos acesso aberto?

Ao tornar seu material aberto, os autores podem usufruir de um amplo número de leitores e aumentar a circulação e citação de seus trabalhos. 1 Pesquisadores são capazes de aprimorar seu próprio trabalho acadêmico e aprimorar seus estudos, acessando e distribuindo com facilidade os principais documentos de pesquisa relacionados à sua área de estudo. Ser capaz de estabelecer vínculos e pesquisas nas diferentes ciências, por exemplo, também melhora muito a pesquisa e a descoberta em um grande número de disciplinas acadêmicas.

Como a integração do Unpaywall aumenta a acessibilidade do material acadêmico

A Web of Science possui dados do Unpaywall integrados ao banco de dados. O Unpaywall , um projeto sem fins lucrativos da Impactstory que visa tornar o material acadêmico mais acessível, reúne conteúdo de acesso aberto de mais de 50.000 periódicos e repositórios legais de acesso aberto, incluindo aqueles administrados por universidades, governos e sociedades acadêmicas. 2 Para cada DOI, a Unpaywall possui um registro de todas as versões de acesso aberto do documento que existem online.

Pesquisadores que usam o Web of Science podem acessar milhões de documentos de acesso aberto revisados por pares, integrando o Unpaywall a seu próprio banco de dados. Essa integração “aumenta substancialmente a capacidade de descoberta e o acesso” a materiais confiáveis de acesso aberto e permite que os pesquisadores progridam em sua área de estudo com facilidade. 3

Os diferentes tipos de acesso aberto

Existem cinco tipos principais de acesso aberto: verde, bronze, ouro, platina ou diamante e híbrido. Esses diferentes tipos de acesso aberto descrevem cinco maneiras diferentes de disponibilizar gratuitamente o trabalho acadêmico on-line.

Os documentos de acesso aberto às vezes têm restrições de direitos autorais e licença, dependendo da rota de acesso aberto pela qual foram publicados, permitindo que qualquer pessoa na Internet leia, faça o download, copie e distribua material com uso razoável.

O trabalho derivado também pode ser produzido usando alguns documentos de acesso aberto, desde que o autor original seja creditado. As licenças Creative Commons ajudam a compartilhar material acadêmico legalmente on-line com licenças padronizadas de direitos autorais. Abaixo está uma breve explicação das diferentes licenças Creative Commons disponíveis.

Licenças Creative Commons

Existem seis tipos principais de licenças Creative Commons: 4

  • Atribuição (CC-BY)
  • Atribuição ShareAlike (CC BY-SA)
  • Atribuição-NãoDerivs (CC BY-ND)
  • Atribuição não comercial (CC BY-NC)
  • Atribuição-Uso-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA)
  • Atribuição-Não-Comercial-Não-Derivados (CC BY-NC-ND).

Cada um desses seis tipos de licença usa combinações diferentes das quatro condições de licença a seguir:

Atribuição (BY)

Toda licença Creative Commons exige que qualquer pessoa que use seu trabalho credite você da maneira que você achar melhor. O crédito deles não pode sugerir que você apoiou o uso de seu trabalho. As pessoas que usam o seu trabalho que não desejam creditar você deve obter sua permissão antes de usá-lo.

ShareAlike (SA)

Permite que outras pessoas usem, copiem, compartilhem, mostrem e alterem seu trabalho se elas compartilharem versões modificadas de seu trabalho nas mesmas condições que você o compartilhou originalmente. A permissão deve ser solicitada a você se os usuários desejarem compartilhá-la sob diferentes condições.

Não Comercial (NC)

Permite que outras pessoas copiem, compartilhem, mostrem e alterem seu trabalho, a menos que você tenha escolhido NoDerivatives; nesse caso, nenhuma modificação poderá ser feita sem a sua permissão. Outras pessoas podem usar o seu trabalho para qualquer fim que não seja o uso comercial, a menos que tenha sido dada permissão.

Derivados (ND)

A condição NoDerivatives permite que outras pessoas copiem, compartilhem e mostrem cópias originais do seu trabalho. Nenhuma alteração no seu trabalho poderá ser feita, a menos que você dê permissão prévia.

As diferentes licenças Creative Commons e suas combinações específicas de condições de licença são explicadas na íntegra abaixo.

Atribuição (CC BY)

Essa é a licença mais branda do Creative Commons e permite que os usuários compartilhem, editem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para usos comerciais. Os usuários devem creditar você se quiserem usar seu trabalho.

Atribuição ShareAlike (CC BY-SA)

Os usuários podem compartilhar, editar e desenvolver seu trabalho, inclusive para fins comerciais. Todos os trabalhos derivados criados a partir do seu trabalho também devem ser compartilhados sob a licença Attribution ShareAlike.

Atribuição-NãoDerivs (CC BY-ND)

O crédito deve ser concedido a você quando seu trabalho é usado. Qualquer pessoa que use seu trabalho poderá usá-lo para qualquer fim, mas não poderá ser alterado de sua forma original.

Atribuição não comercial (CC BY-NC)

Seu trabalho pode ser editado e desenvolvido para fins não comerciais. Quaisquer trabalhos derivados criados a partir do seu trabalho devem creditar você como o autor original. Os usuários do seu trabalho não precisam usar a mesma licença CC BY-NC para seus trabalhos derivados.

Atribuição-Uso-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA)

Os usuários podem editar e desenvolver seu trabalho para fins não comerciais. Eles devem creditar você como autor e quaisquer trabalhos derivados devem usar a mesma licença que o trabalho original.

Atribuição-Não-Comercial-Não-Derivados (CC BY-NC-ND)

Esta é a licença Creative Commons mais restritiva. Seu trabalho não pode ser alterado de forma alguma, e os usuários devem creditar você se baixarem e compartilharem seu trabalho. O uso comercial não é permitido com esta licença.

Com as licenças Creative Commons cobertas, quais são as diferenças entre acesso aberto verde, bronze, ouro, platina ou diamante e híbrido?

Acesso Aberto Verde

O acesso aberto verde torna o autor responsável por disponibilizar e arquivá-lo livremente, seja ele arquivado compartilhando-o através do repositório de uma instituição, site pessoal ou outro arquivo público.

Algumas versões dos documentos Green OA podem não ter sido copiadas, mas podem ter sido revisadas por pares.

Verde de pré-publicação refere-se à versão do seu trabalho antes de ser submetido a um periódico e às vezes é chamado de versão pré-impressa.

Pós-publicação Verde refere-se ao rascunho final do seu trabalho que foi aceito para publicação por uma revista, antes de ser copiado, digitado e revisado. Também é conhecida como versão pós-impressão.

O editor manterá uma cópia da versão completa revisada por pares do seu trabalho, denominada Versão do Registro (VOR) e os leitores poderão acessar essas versões revisadas em texto completo do trabalho mediante uma taxa. Esta versão não é um acesso aberto verde, mas versões alternativas, como a versão anterior e posterior à publicação, podem ser acessadas em Acesso aberto verde.

Os direitos de reutilização podem ser limitados ao Green OA, e o acesso a documentos de acesso aberto Green pode ser limitado por um período de embargo do editor. Um período de embargo é quando o acesso a artigos acadêmicos não é aberto a leitores que não pagaram pelo acesso. Revistas diferentes podem ter períodos de embargo diferentes, por isso é importante descobrir se a revista que você escolheu publicar aplicará uma ao seu trabalho.

Acesso Aberto Bronze

Nenhuma taxa de acesso aberto é paga pelo acesso aberto Bronze, com o editor optando por disponibilizar material gratuitamente on-line. 5 Editores têm o direito de revogar os direitos de acesso aberto aos materiais Bronze a qualquer momento, levando alguns a debater se isso está de acordo com os verdadeiros critérios de acesso aberto.

Acesso Aberto Gold

Acesso aberto Gold significa que o editor é responsável por disponibilizar on-line gratuitamente o material acadêmico publicado. Os documentos de acesso aberto Gold significam que a Versão do Registro é publicada e disponibilizada gratuitamente on-line. Na maioria dos casos, uma licença Creative Commons será aplicada aos documentos de acesso aberto Gold. A Versão do Registro será o artigo final revisado por pares.

O Gold OA não cobrará dos leitores o acesso a um artigo, em vez disso, cobrando frequentemente uma taxa de processamento de artigos (APC) para cobrir os custos de publicação e distribuição, pelos quais o autor nem sempre é responsável. Uma instituição ou financiador pode pagar à APC.

Um dos principais benefícios da publicação de acesso aberto Gold é que, como autor, você manterá os direitos autorais do seu trabalho sob uma licença Creative Commons. A reutilização completa e irrestrita da obra publicada, desde que o autor original seja citado, é permitida com o OA do Ouro.

Acesso Aberto Platina e Diamante

No modelo de acesso aberto Platinum e Diamond, autores, instituições e financiadores não pagam taxas de acesso aberto, e o material é disponibilizado gratuitamente para leitura on-line. O editor pagará todas as taxas aplicadas durante o processo de publicação. Os modelos de acesso aberto Platinum e Diamond são populares entre as editoras universitárias que respondem pelos custos de publicação em seus orçamentos.

Acesso Aberto Híbrido

O acesso aberto híbrido é um modelo misto que publica o conteúdo híbrido e de assinatura. Ele permite que os autores paguem uma taxa de publicação do artigo e publiquem trabalhos específicos como documentos de acesso aberto Gold.

Como autor, você pode se beneficiar do acesso aberto híbrido, pois permite publicar em periódicos confiáveis. Os autores geralmente estão mais preocupados com qual periódico é melhor publicar com que modelo de negócios (por exemplo, assinatura ou acesso aberto) os periódicos usam.

Isso pode ajudar a transição do periódico para operar em um modelo de negócios de acesso aberto, pois aumentará a quantidade de conteúdo de acesso aberto que sua comunidade está publicando.

Apesar dessas vantagens, o acesso aberto híbrido não deixa de ter seus críticos. Uma questão citada é a “dupla imersão”, em que os editores cobram bibliotecas duas vezes pelo mesmo conteúdo.

Com várias cobranças sendo aplicadas ao processo de publicação, é importante saber quais taxas se aplicam ao acesso aberto ao seu trabalho e quem é responsável por pagá-las.

Quais são os custos envolvidos no acesso aberto?

Há um grande número de periódicos a serem submetidos ao trabalho acadêmico e pode ser difícil saber qual o periódico certo para o seu trabalho. Juntamente com o grande número de revistas, também há uma variedade de taxas que os autores podem precisar pagar para publicar seus trabalhos.

Se você é o autor de um artigo, pode ter que pagar as taxas você mesmo, ou seu financiador ou instituição pode pagar as taxas parcial ou totalmente por você. Um relatório de 2011 mostrou que as taxas de publicação de acesso aberto eram pagas apenas com financiamento pessoal em 12% dos casos, com financiadores pagando em 59% dos casos e universidades em 24% dos casos. 6

Os encargos de processamento de artigos (APCs), também conhecidos como taxas de publicação, são aplicados por muitos periódicos de acesso aberto para contabilizar a revisão por pares e os custos editoriais, e para disponibilizar material em periódicos de acesso aberto ou periódicos híbridos. Ainda existem periódicos que não aplicam taxas de processamento de artigos, mas essas cobranças são a maneira mais comum de gerar receita.

Felizmente, como autor, você pode nem sempre ter que pagar as propinas ao publicar seu trabalho. Por exemplo, algumas bibliotecas oferecem acordos aos editores que cobram taxas reduzidas se eles publicarem seu trabalho em periódicos específicos de acesso aberto. Isso significa que você poderá economizar com as despesas de processamento de artigos ao enviar seus documentos para esses periódicos revisados por pares.

Em alguns casos, as cobranças podem ser levantadas devido a dificuldades financeiras ou devido ao status econômico da localização geográfica de um autor. Se você não tem financiamento para os APCs, peça à equipe editorial da revista a política de isenção.

É recomendável verificar se o Diretório de Revistas de Acesso Aberto (comumente conhecido como DOAJ) lista a revista na qual você gostaria de ser publicado.

Onde posso encontrar periódicos de acesso aberto?

Existem várias ferramentas on-line que podem ajudá-lo a obter documentos de OA, e abaixo estão apenas algumas.

  • A Web of Science permite que você descubra literatura de pesquisa de classe mundial em periódicos especialmente selecionados e de alta qualidade, e os usuários podem acessar facilmente milhões de artigos de acesso aberto revisados por pares. Você também pode usar o Kopernio , um plug-in de navegador gratuito em destaque no Web of Science para obter acesso com um clique ao seu PDF mais rapidamente usando alternativas de acesso aberto quando o PDF que você está procurando não estiver disponível na sua assinatura institucional existente.
  • O Directory of Open Access Journals é um diretório criado pela comunidade que fornece acesso a periódicos revisados por pares.
  • O PubMed Central é administrado pelo Instituto Nacional de Saúde e é um arquivo de texto completo de periódicos biomédicos e de ciências da vida, o que aumenta a visibilidade do material acadêmico.
  • Think.Check.Submit. é uma iniciativa internacional, intersetorial, que oferece ferramentas e recursos para ajudá-lo a identificar periódicos confiáveis para sua pesquisa.
  • ROAD permite procurar papéis de OA por nome, assunto ou número ISSN.

Resumo

Para garantir que você possa aproveitar ao máximo a publicação de acesso aberto, é importante entender quais opções estão disponíveis para você, os diferentes estágios do processo de publicação de acesso aberto e como isso pode influenciar onde e como você disponibiliza seu trabalho para uma ampla variedade de opções. leitores online.

Existem vários tipos diferentes de publicação de acesso aberto, com diferenças nas licenças de direitos autorais, períodos de embargo e quantas versões do seu trabalho estarão disponíveis online. O acesso aberto permite que artigos científicos sejam disponibilizados gratuitamente on-line, para que os autores possam distribuir seu trabalho mais amplamente e os pesquisadores possam acessar gratuitamente trabalhos de qualidade, frequentemente revisados por pares, avançando nas descobertas e melhorando a educação em todo o mundo.

== REFERÊNCIA ==

CLARIVATE ANALYTICS. A Researcher’s Complete Guide to Open Access Papers. Clarivate Analytics Blog. Disponível em: https://clarivate.com/article/a-researchers-complete-guide-to-open-access-papers/ Acesso em: 04 agosto 2020.

Publicado em Notícias, Sobre OA Marcado com: , , , , , , , ,