A Wikimedia e a Universidade de São Paulo (USP)

Como dinamizar o uso da Wikimedia nas atividades de aprendizado na Universidade de São Paulo?
Esta foi a questão que norteou o encontro que aconteceu no dia 18 de janeiro de 2011 no Auditório do Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP, do qual participaram docentes, bibliotecários e estudantes, além de representantes da Wikimedia Foundation.

Durante o encontro, foi possível conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Fundação que congrega distintos projetos, todos desenvolvidos colaborativamente. Dentre estes projetos, o mais conhecido é a Wikipedia, que acaba de completar 10 anos de atuação em prol do acesso amplo e irrestrito à informação útil e confiável, gerada a partir do trabalho voluntário de milhares de contribuidores.

A Wikimedia Brasil é parte deste movimento mundial, que procura aglutinar interessados em congregar esforços a partir de projetos de conteúdo (como, por exemplo, a WikiUniversidade, Wikilivros, Wikinotícias e a própria Wikipedia) e projetos de infraestrutura (como, por exemplo, a Meta-wiki, MediaWiki, entre outros). O Brasil é líder quando se trata das contribuições em português.

Jessie Wild fez um breve relato da trajetória da Fundação e, em seguida, o professor Ewout ter Haar (IF/STOA-USP) abriu espaço para que a platéia se manifestasse.

Foi possível observar que, apesar da projeção alcançada, muito ainda pode ser feito em prol da dinamização e ampliação de sua utilização, principalmente nas Universidades. Na USP, isto ainda ocorre de forma fragmentada, a partir de iniciativas pontuais, mas recorrentes. Salvo relatos de algumas dificuldades técnicas de utilização da interface para quem colabora na redação de verbetes, a percepção geral foi positiva. Todos que compartilharam experiências de utilização, principalmente da Wikipedia como recurso didático no processo de aprendizagem, se mostraram satisfeitos e entusiasmados.

O desafio agora é popularizar estas práticas e modificar modelos de aprendizado, de modo a valorizar as parcerias e o conhecimento gerado pelos próprios estudantes.

Publicado em Direito autoral, Notícias, Política informacional, Sobre OA Marcado com: , , ,