Workshop sobre direito de autor (9 e 10 de dezembro na Poli/USP)

• 9 e 10 de dezembro de 2009 / horário: 09h00min – 17h00min

LocalSala de Videoconferência, Prédio da Administração / Escola Politécnica – Universidade de São Paulo / Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380 / Cidade Universitária, São Paulo – SP

Realização: Laboratório Brasiliana Digital (USP – Universidade de São Paulo) / Laboratório de Engenharia de Conhecimento (USP – Escola Politécnica) / Grupo de Estudos em Direito de Autor e Informação (UFSC – Universidade / Federal de Santa Catarina)

Programação: Como a web e as tecnologias digitais impactam leitores, autores e editores em termos jurídicos, econômicos e comportamentais? A legislação de Direito de Autor surgiu para prover justo reconhecimento e remuneração aos autores e editores, permitindo o surgimento e o desenvolvimento de toda uma estrutura de publicação e disseminação da produção intelectual escrita. Mas as facilidades da Web e das novas tecnologias Digitais fazem com que as pessoas pressionem por mudanças no modelo vigente. O que fazer para que se mantenham os conceitos originais e ao mesmo tempo permitir a evolução das publicações, de forma a facilitar o acesso, reduzir os custos e manter o incentivo à produção intelectual? Entender e discutir essas questões é o objetivo primário do Workshop sobre Direito de Autor.

• 9/12 (quarta)

Abertura (09h00min – 09h10min)

Sessão I (09h10min – 12h00min): Os autores, os leitores, os editores e o negócio do livro, revistas e outras publicações textuais.

Prof.-Dr. Pablo Ortellado (EACH-USP)

Sessão II (14h00min – 17h00min): Conceitos sobre Propriedade Intelectual e Direito de Autor. Evolução história e legislação atual.

Prof. Dr. Marcos Wachovicz (UFSC)

• 10/12 (quinta)

Sessão III (09h00min – 10h15min): Qual é o problema? – As novas tecnologias e seu impacto na produção, distribuição e consumo de livros, revistas e outras publicações textuais, em termos econômicos, jurídicos e de comportamento individual e da sociedade.

Prof. Dr. Edson Gomi e Prof. Dr. Pedro Puntoni (Brasiliana USP)

Sessão IV (10h30min – 12h00min): Novos Paradigmas: Google Books

Prof. Dr. Alexandre Pesserl (UFSC)

Sessão V (14h00min – 15h00min): Novos paradigmas: repositórios de Acesso Aberto (Open Access)

Profª-Drª Sueli Mara (ECA-USP)

Sessão VI (15h00min – 17h00min): Agregação das principais idéias discutidas no workshop e preparação para o próximo seminário sobre direito de autor.

Prof.-Dr. István Jancsó (Brasiliana USP)

Publicado em Atores OA, Direito autoral, Eventos, Highlights, Notícias, OA na USP, Política informacional, Sobre OA, Timeline Marcado com: , , , , , , , , ,