50.000 livros de acesso aberto em DOAB e contando

Um marco para o livro de acesso aberto!

Directory of Open Access Books (DOAB) – iniciativa lançada em 2012 inspirada no Directory of Open Access Journals (DOAJ) – indexa livros de acesso aberto revisados pelos pares e fornece informação sobre seus publishers. Hoje celebramos um marco para a comunidade de acesso aberto ao ultrapassarmos o limite de 50.000 livros de acesso aberto, enquanto observamos como podemos, coletivamente, continuar nossos esforços para que os livros de acesso aberto prosperem.

Ao mesmo tempo, as editoras tradicionais estão implementando novas abordagens, que evitam o uso de taxas de processamento de livros, possibilitando a publicação de seus livros em acesso aberto. Editoras como a MIT Press, que introduziu um novo modelo denominado Direct to Open (D2O) em 2021, resultando no lançamento de toda a sua lista de monografias da Primavera de 2022 e coleções editadas em acesso aberto; a University of Michigan Press com seu programa Fund to Mission e a Central European University Press e a Liverpool University Press usando o modelo Opening the Future, desenvolvido pelo projeto COPIM.

“O DOAB se tornou uma plataforma essencial para novas e menores editoras de acesso aberto para aumentar a visibilidade de seus livros e garantir que eles apareçam em catálogos de bibliotecas, ajudando assim editoras como a Open Book Publishers e nossos colegas do consórcio ScholarLed a crescer e se tornar mais estabelecidas no cenário editorial acadêmico. Da mesma forma, apoiou as editoras mais tradicionais à medida que dão seus primeiros passos na publicação de livros de acesso aberto com novos modelos de financiamento, como Opening the Future.

O DOAB é um parceiro essencial do projeto COPIM (Community-led Open Publication Infrastructures for Monographs) na construção de infraestrutura de propriedade da comunidade, como o Open Book Collective e o sistema aberto de gerenciamento de metadados Thoth, que buscam encontrar novas maneiras de compartilhar o trabalho de publishers de livros de acesso aberto inovadoras e forjar parcerias entre estas editoras e bibliotecas universitárias para apoiar um ecossistema de conhecimento maior e mais aberto.” Rupert Gatti, cofundador e codiretor da Open Book Publishers.

Embora tenhamos visto um crescimento encorajador do DOAB – agora tendo atingido esta marca de 50.000 livros de acesso aberto – bem como novos modelos e experimentação com livros de acesso aberto, o caminho a percorrer para todos nós ainda é longo, pois a maioria dos livros acadêmicos ainda são publicados com acesso restrito. Esforços adicionais, como o Open Book Collective e o investimento coordenado para melhorar a transição para livros de acesso aberto, são muito necessários.

Consulte o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo – USP para ter acesso aberto aos textos completos dos e-books publicados pela Universidade, suas Unidades, Institutos, Centros e Museus.

Publicado em Atores OA, Notícias Marcado com: , , , , , , , , , ,