França: 13 recomendações para promover a ciência aberta nas universidades

  • Cristina Azorín
  • Unidade Técnica e Projetos de Serviço de Biblioteca da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

Letrouit, Carole; Cachard, Pierre-Yves; Dupuis, Monique; Froment, Bernard (2021). A Place des bibliothèques universitaires dans le développement de la science ouverte. [Paris]: Inspection générale de l’Éducation, du Sport et de la Recherche (IGÉSR). 66 p. Disponível em: < https://www.ouvrirlascience.fr/la-place-des-bibliotheques-universitaires-dans-le-developpement-de-la-science-ouverte/ >. [Consulta: 04/05/2022]. 1 Esta é uma tradução livre da matéria original.


O primeiro Plano Nacional de Ciência Aberta da França 2018-2021 levantou questões sobre o papel das bibliotecas e centros de documentação e o roteiro a seguir para adaptá-lo à realidade da pesquisa. Em fevereiro de 2021, quatro gerentes gerais de educação, esporte e pesquisa prepararam um relatório dirigido a Frédérique Vidal, ministro francês do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação. 2 

As reflexões neste relatório são baseadas em entrevistas e pesquisas, com três objetivos principais:

  • Qual o papel das bibliotecas universitárias após o Plano Nacional?
     
  • que as bibliotecas contribuem para a ciência aberta em termos de conscientização, treinamento, coordenação e realizações concretas?
     
  • Que efeitos terá a aplicação do Plano em termos de organização, postos de trabalho, competências, projetos e sinergias?

A primeira seção do relatório apresenta uma definição e um estado da arte da ciência aberta. Dentro da revisão dos conceitos, vale destacar um quadro-resumo de um possível plano de ação, com recomendações e áreas envolvidas (p. 14), com base no relatório da Open Science Policy Platform, escrito por um grupo de especialistas comissionados pelo a Comissão Europeia .

A segunda e terceira seções fornecem a visão teórica genérica das ações específicas que estão sendo realizadas nas universidades francesas e oferecem um catálogo que pode servir de modelo para as demais. A pesquisa, realizada com 70 instituições (bibliotecas universitárias ou centros de documentação), mostra que as bibliotecas participam do desenvolvimento de políticas e mandatos de ciência aberta, embora essa participação seja muito desigual e pouco definida. 

Sensibilização e formação
No caso das atividades realizadas, é evidente que a ciência aberta alarga o campo de intervenção das bibliotecas e mobiliza novas competências. Conscientização e treinamento são os dois pontos fortes das bibliotecas universitárias que valorizam. Na pesquisa, é surpreendente que existam bibliotecas que respondem que não realizam nenhuma ação nesse sentido, nem oferecem nenhum tipo de guia ou material para seus usuários.

Recomenda-se ampliar a formação em gestão de dados de pesquisa, não apenas o depósito de dados abertos em repositórios, e oferecer treinamento por meio de diferentes canais além do formato presencial. 3 É muito importante que, antes de pedir à equipe de pesquisa para abrir seus dados de pesquisa, possamos convencê-la das vantagens de uma gestão eficiente.

Observemos uma situação semelhante na Espanha em termos de dedicação de esforços na formação de pessoal, na expectativa de ter que lidar com cada vez mais consultas e ações sobre ciência aberta.

Destaco o quadro de dedicação (ETI) do pessoal aos serviços de apoio à investigação, 21% dos centros dedicam cerca de 10% do seu pessoal. Garanto que veremos como esse número aumentará nos próximos anos. Mostra também que muitas organizações estão em um momento de reestruturação, ou repensando perfis e funções.

O relatório conclui com uma sugestão muito clara sobre a necessidade de melhorar o défice de recursos humanos e competências técnicas.

Em momentos de mudança radical, nós profissionais valorizamos saber o que outras instituições estão fazendo, alguns diriam para nos refletir, mas eu diria claramente para copiar e tentar melhorar o modelo, o roteiro, a ação… cultura. 

Competências profissionais
O texto menciona de forma geral as competências profissionais que os profissionais de biblioteca devem ampliar:

  • Conhecimento do ecossistema de comunicação científica: especialmente das plataformas para publicar e depositar. Controle do “pagar para ler”. Pretende-se aumentar as competências na identificação, descrição e gestão de dados de investigação.
     
  • Competências documentais : metadados, formatos, padrões, identificadores…
     
  • Competências legais : propriedade intelectual, licenças…
     
  • Competências informáticas e técnicas: estatísticas, bases de dados, repositórios, API…

Recomendações
Finalmente, chegamos à parte mais interessante do relatório. A página 7 contém um resumo das diferentes recomendações, também intercaladas no texto, onde são explicadas e justificadas com base na dinâmica observada em outros países, na pesquisa realizada ou no que os autores analisaram nas diferentes visitas e entrevistas com instituições.

Para autoridades nacionais

1. Desenvolver um plano nacional de formação em ciência aberta para o pessoal de investigação, pessoal de biblioteca e estudantes de doutoramento, após levantamento das necessidades das bibliotecas e instituições. Estabeleça diferentes rotas adaptadas a diferentes níveis. Leve em conta o amplo acesso, oferecendo abordagens híbridas, presenciais e remotas, e fórmulas mistas, combinando públicos de pesquisa e bibliotecários.

2. Encarregar à Agência Bibliográfica do Ensino Superior a tarefa de promover o desenvolvimento e coordenar a implementação de um plano nacional para o desenvolvimento de identificadores.

Na minha opinião, seria importante que cada país elaborasse uma análise dos principais identificadores de ciência aberta em cada campo (publicações, dados, organizações, pessoas…) e incentivasse seu uso.

para organizações

3. Repensar o papel do apoio à pesquisa tanto nas bibliotecas quanto no restante da instituição para obter clareza do ponto de vista do pesquisador e eficiência no uso dos recursos humanos. Desenvolver o apoio à ciência aberta, incluindo-a nos planos estratégicos da organização e aumentar o número de empregos permanentes atribuídos a esta missão nas bibliotecas.

O relatório trata das diferentes estruturas de serviços de apoio à pesquisa, ciência cidadã em relação às bibliotecas e também recursos educacionais abertos.

4. Organize o apoio aos pesquisadores para a ciência aberta em uma única janela. O serviço, que incluirá membros de diferentes áreas, deverá ser coordenado pela biblioteca.

5. Desenvolver uma estratégia institucional de gestão de dados de investigação baseada numa oferta de serviços básicos constituídos pela sensibilização e formação de doutorandos e investigadores em gestão de dados, independentemente da disciplina. Incluir um aumento progressivo de recursos e serviços de acordo com os objetivos estabelecidos pela instituição.

6. Reunir recursos e fomentar a colaboração entre os diferentes atores da edição científica, incluindo bibliotecas e serviços de publicação universitária.

7. Reforçar e aplicar sistemas de incentivo ao depósito nos repositórios do texto completo (não referências bibliográficas).

8. Incentivar o pessoal de pesquisa e o pessoal da biblioteca a colaborar em projetos de pesquisa desde o início, para se conhecerem melhor e ganharem eficiência, especialmente na gestão de dados de pesquisa. 

Nesse caso, o texto fala da figura dos data stewards, como um sistema de suporte ideal, mas pouco definido no momento e com um custo muito alto para os serviços de biblioteca das universidades francesas, relacionado à recomendação 5.

Para bibliotecas universitárias

9. Realizar uma pesquisa com os pesquisadores da instituição para identificar práticas e habilidades na gestão de dados de pesquisa. Sensibilizar os órgãos políticos sobre o gerenciamento de dados, encorajá-los a estender a política de ciência aberta aos dados de pesquisa.

10. Apoiar as publicações de acesso aberto com uma política documental, dedicando recursos crescentes aos custos envolvidos neste tipo de publicação (assinatura, APC…). Implemente um método de rastreamento e consolidação de despesas de publicação.

11. Maior envolvimento das bibliotecas na publicação de revistas e, sobretudo, experimentar e dar maior apoio à criação de revistas editadas por estudantes (especialmente doutorandos) como acompanhamento da formação activa em publicação científica. Detectar e promover a publicação de periódicos de dados e treinar e ajudar o pessoal de pesquisa na redação de artigos de dados de pesquisa (documentos de dados).

12. Sensibilizar e formar doutorandos e investigadores sobre os identificadores (pessoais, mas também para publicações e dados) e ajudá-los a obtê-los junto dos órgãos competentes. Treiná-los no gerenciamento de sua identidade digital.

Conceitos já mencionados na recomendação número 2. Deve-se levar em conta que, por decreto, na França, é obrigatória a formação de doutorandos em ética e integridade em pesquisa.

13. Revisão de indicadores e métricas específicas de acesso aberto e, em geral, de ciência aberta. De acordo com as práticas emergentes para avaliação de pesquisas. Adotar definições e procedimentos que possam ser estendidos a todos os centros. Treine a equipe sobre essas novas métricas.

O relatório estabelece que a bibliometria é uma competência pouco desenvolvida nas universidades e que deve ser estimulada.

Avaliação
Sugiro a leitura se você deseja trabalhar em uma pesquisa semelhante em bibliotecas espanholas ou se deseja aplicar medidas para promover a ciência aberta nas bibliotecas universitárias. Em todo o caso, é claro que uma política, a nível nacional ou institucional, não resolve ou promove por si só a renovação de processos, competências de pessoal ou sinergias e colaborações chave dentro e fora da universidade ou do centro de investigação; Em todos os casos, deve ser acompanhado de ações específicas. 4


1 Você encontrará o documento disponível no site do Ministério, mas gostaria de destacar o portal Ouvrir la science , pois contém outros documentos específicos interessantes sobre o assunto em questão.

2 O relatório abrange o primeiro e o segundo Planos Nacionais de Ciência Aberta da França. Muito bem explicado por Ciro Llueca .

3 O relatório foi escrito em plena pandemia do COVID-19, onde o treinamento virtual era mais relevante do que nunca, e por isso é valorizado de forma tão positiva.

4 Devemos valorizar o esforço para iniciar um caminho de análise que leve à renovação essencial do sistema de pesquisa científica. Outros documentos importantes com recomendações, todos de 2018, seriam: 
– A Ciência Aberta e seu papel nas universidades: um roteiro para a mudança cultural . LERU.

– Roteiro de Ciência Aberta LIBER 

– Atividades de Conteúdo Aberto em Bibliotecas: Mesma Direção, Diferentes Trajetórias . OCLC.

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