COAR lança o Diretório Internacional de Repositórios

Em 8 de julho de 2025, a COAR lançou oficialmente o Diretório Internacional de Repositórios – https://ird.coar-repositories.org/ da COAR (IRD).

O IRD servirá como uma fonte confiável de informações sobre repositórios, fornecendo à comunidade um registro preciso e atualizado do panorama atual dos repositórios. Isso é mais importante do que nunca agora que muitos países estão avançando rapidamente em direção à ciência aberta generalizada e ao desenvolvimento de serviços de valor agregado baseados em conteúdo aberto em repositórios.

A diferença entre o COAR IRD – International Repository Directory e outros registros/diretórios é que ele é mantido pela comunidade . Em vez de depender de uma equipe centralizada no diretório para atualizar os registros, a responsabilidade pela curadoria do IRD é distribuída para organizações responsáveis ​​(ORs).

Essas organizações, em muitos casos entidades nacionais, geralmente têm interesse em manter informações atualizadas sobre os repositórios sob sua jurisdição. Acreditamos que essa abordagem resolverá o problema de registros desatualizados e obsoletos, que tem afetado muitos diretórios no cenário da comunicação acadêmica.

O dia 8 de julho foi um lançamento experimental , no qual a COAR apresentou uma demonstração do IRD aos seus membros. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito . Nos próximos seis meses, a COAR começará a integrar organizações responsáveis ​​para que elas organizem os registros sob sua responsabilidade. Além disso, utilizaremos o restante de 2025 para:

  • Melhorar a interface e a navegação com base no feedback da comunidade.
  • Realizar alguns testes automatizados
  • Desenvolver documentação e perguntas frequentes para apoiar a comunidade.
  • Forme um Grupo Consultivo com vários representantes de Organizações Regionais.
  • Acompanhar as necessidades de recursos da COAR para gerir o IRD de forma contínua.

Funções e responsabilidades

As Organizações Responsáveis ​​(OR) assumem a responsabilidade pela curadoria dos dados (garantindo que os dados estejam corretos) e são entidades com interesse na manutenção dos registros de um determinado subconjunto de repositórios. Prevê-se que a forma como cada organização responsável realiza e organiza a curadoria dos dados será determinada localmente. O IRD comunicará com a Organização Responsável quando houver algum problema com os registros relevantes ou quando houver atualizações pendentes.

Usuários Autorizados são indivíduos que foram delegados por um Escritório Regional (OR) para realizar a curadoria de um registro individual ou grupo de registros do repositório. Essa pessoa terá uma conta no IRD que lhe permitirá editar os registros para os quais está autorizada. O Usuário Autorizado pode pertencer ao OR ou ser delegado por ele, dependendo do modelo de curadoria escolhido. Em alguns casos, o Usuário Autorizado pode ser o gerente de um repositório específico.

O Conselho Consultivo será composto por 6 a 8 pessoas de Organizações Responsáveis. O Conselho Consultivo fornecerá contribuições à COAR sobre a funcionalidade atual e futura do diretório.

A COAR irá gerir o serviço IRD, financiar as suas operações básicas (e possivelmente procurar oportunidades de angariação de fundos) e disponibilizar pessoal para responder a pedidos de informação da comunidade e das Organizações Responsáveis. Além disso, a COAR irá atuar como RO para os registos que não pertençam a outra organização responsável.

Como posso me tornar uma Organização Responsável por um conjunto de registros?

As organizações responsáveis ​​devem ter um forte interesse em manter os registros de sua comunidade. Para se voluntariar como uma entidade responsável, entre em contato com ird@coar-repositories.org.

Organizações Responsáveis ​​– instruções sobre como organizar seus registros.

Leia mais aqui

Veja os slides do webinar de lançamento.

Visite o Diretório Internacional de Repositórios

Outros lançamentos recentes da COAR incluem:

  • Novo Vocabulário Controlado para Repositórios: Lançado em dezembro de 2024, visa melhorar a interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas relacionados.
  • Plano de ação para repositórios abertos na Europa: Publicado em março de 2025, em parceria com outras organizações como a LIBER, OpenAIRE e SPARC Europe.
  • Conjunto de dez práticas recomendadas para o gerenciamento de pré-impressões (preprints): Publicado em 2025, em colaboração com a ASAPbio.
  • Diretório de pré-impressões: Lançado em 2025 em parceria com o Centro para Comunicação Científica Direta (CCSD). 

Fonte: COAR. COAR Launches the International Repository Directory. COAR News, July 2025. Disponível em: https://coar-repositories.org/news-updates/coar-launches-the-international-repository-directory/ Acesso em: 05 nov. 2025

Publicado em Acesso Aberto, Notícias, Repositórios, Sobre OA Marcado com: , , , , ,