Implementação da Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta

A Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta foi adotada pela Conferência Geral da UNESCO em sua 41ª sessão, em 23 de novembro de 2021. A Recomendação afirma a importância da ciência aberta como uma ferramenta vital para melhorar a qualidade e a acessibilidade dos resultados científicos e do processo científico, para preencher as lacunas de ciência, tecnologia e inovação entre e dentro dos países e para cumprir o direito humano de acesso à ciência.

Última atualização: 2 de setembro de 2022

Com a adoção desta Recomendação, os Estados Membros adotaram a cultura e a prática da ciência aberta e concordaram em apresentar relatórios a cada quatro anos sobre seu progresso. Eles também expressaram seu desejo de manter o processo de implementação da Recomendação tão inclusivo, transparente e consultivo quanto o processo que leva ao seu desenvolvimento.

Os Estados Membros são incentivados a priorizar as seguintes áreas na implementação da Recomendação da UNESCO de 2021 sobre Ciência Aberta:

  • Promover uma compreensão comum da ciência aberta e seus benefícios e desafios associados, bem como os diversos caminhos para a ciência aberta
  • Desenvolvimento de um ambiente político favorável para a ciência aberta
  • Investir em infraestrutura e serviços que contribuam para a ciência aberta
  • Investir em treinamento, educação, alfabetização digital e capacitação, para permitir que pesquisadores e outras partes interessadas participem da ciência aberta
  • Promover uma cultura de ciência aberta e alinhar incentivos para a ciência aberta
  • Promover abordagens inovadoras para a ciência aberta em diferentes fases do processo científico
  • Promover a cooperação internacional e multissetorial no contexto da ciência aberta com vista a reduzir as lacunas digitais, tecnológicas e de conhecimento.

A estratégia de implementação foi elaborada pelo Secretariado da UNESCO para apoiar os Estados Membros na implementação da Recomendação, mobilizando parceiros e atores da ciência aberta dentro e fora da comunidade científica, do nível local ao internacional, para realizar ações para atingir os principais objetivos da Recomendação .

Apresentação da Estratégia de Implementação

A Estratégia de Implementação foi compartilhada com os Estados Membros da UNESCO e a Parceria de Ciência Aberta durante uma reunião de informações on-line sobre a Implementação da Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta em 28 de abril de 2022.

Publicado em Atores OA, Notícias Marcado com: , , , , , , ,