Taxas de Publicação de Artigos (APCs) e a COVID-19

Na esteira do COVID-19, editores e bibliotecários estão experimentando e antecipando cortes no orçamento.

Compreender os verdadeiros efeitos dos aumentos de preços é agora mais crítico do que nunca. No entanto, entender o que as mudanças de preço significam não é simples. Este mês, exploramos por que os principais aumentos de preços da APC podem ser enganosos … e até levar a menos gastos.

Esta é uma tradução livre da matéria intitulada PC PRICE CHANGES – WHEN DOES UP MEAN DOWN? de JULY 5, 2020  | 

Princípios gerais

A análise foi inspirada em um estudo recente que destacou alguns grandes aumentos nas APCs por um editor. A intenção não é destacar a editora, nem criticar o estudo. Observar os aumentos de preços é sempre uma etapa fundamental no planejamento de orçamentos. Se uma grande proporção dos preços da APC de um periódico de editores aumentar, aparentemente isso sugere que os compradores pagarão mais em geral.

No entanto, os aumentos de título da APC não mostram a imagem inteira. Como já exploramos anteriormente , é importante colocar números em contexto.

Analisamos as alterações da APC em nosso conjunto de dados de mais de 30 editores, cobrindo cerca de dois terços da produção indexada, para ver como os padrões se expandem no mercado. Escolhemos resultados de três editores que ilustram como diferentes pontos de dados podem levar a conclusões diferentes. No espírito de neutralidade, anonimizamos os resultados, evitamos a editora mencionada no estudo e omitimos medidas de escala. Todos os editores de nossa amostra publicam um número significativo de periódicos e volumes de conteúdo. A Tabela 1 mostra os resultados, que explicamos abaixo.

Fontes: lista de preços dos editores, Unpaywall, ISSN.org, análise Delta Think.

Escolhendo a medida certa

Vamos dar uma olhada no Publisher A e considerar cada uma de suas medidas.

  1. O aumento da% de APC para cada um de seus periódicos é em média de 17,6%. À primeira vista, isso parece ser um aumento de preço significativo.
  2. Mas os APCs são cobrados por artigo. Considerando o número de artigos, podemos ver quanto mais pode ser pago por um determinado artigo . A APC média de um artigo aumentou 10,3%. Em outras palavras, um volume relativamente grande de artigos para esse editor é publicado em periódicos com aumentos de preço mais modestos. Isso ainda é grande, mas muito menos do que o aumento da manchete.
  3. Obviamente, as porcentagens são relativas. Um grande aumento de % em um preço baixo pode ter apenas um efeito leve no gasto total e vice-versa. Se escalarmos nossas médias para preços, veremos que os preços mudaram, em média, 10,6%. Os altos aumentos de preços dos periódicos provavelmente estão distorcidos nos periódicos de menor preço. Isso tem o efeito líquido de reduzir o impacto do aumento da manchete.
  4. Por fim, se combinarmos as ponderações de artigos com as ponderações de preços (itens 2 e 3), obtemos a coluna final. Isso é indicativo da mudança nos gastos em todo o portfólio do editor. Isso mostra um aumento líquido de 3,9% muito mais modesto. Vemos um efeito multiplicador entre as ponderações de artigos e revistas.

O que isso significa para você?

As distribuições e artigos publicados podem fazer uma enorme diferença em quanto dinheiro pode ser gasto. Os princípios podem ser aplicados a outros editores e a bibliotecas ou consórcios que analisam seus envios. Para ilustrar isso, examinamos as figuras dos outros editores na tabela acima.

R. O editor A (como vimos acima) mostrou como o aumento elevado do título por um periódico pode se traduzir em algo mais modesto quando aumentado.

B. O editor B mostra uma variação disso. Um aumento modesto de preço de 2,1%, em média, se traduz em uma diminuição significativa nos gastos de quase 8%. Por quê? Nossas médias podem incluir periódicos cujos preços também foram reduzidos. Se uma proporção significativa de artigos for publicada nesses periódicos, suas economias combinadas mais do que compensarão os aumentos de preços nos outros periódicos.

C. O editor C mostra o inverso. Um modesto aumento de preço de 2,0%, em média, dessa vez, se traduz em um aumento de quase 8% nos gastos potenciais. Os aumentos modestos provavelmente estão espalhados pelas revistas mais caras da editora.

Conclusão

As principais mudanças nos preços da APC podem desmentir o verdadeiro impacto dos preços no gasto total.

Como mencionamos em análises anteriores , a distribuição de preços no portfólio de um determinado editor é um fator importante para entender o gasto total. O mesmo ocorre com o volume de papéis afetados pela mudança de preço. Precisamos combinar dados diferentes para desmarcar como os aumentos nos preços podem se traduzir em despesa ou receita total (respectivamente para comprador ou vendedor).

Tudo isso requer bons dados, é claro. Ao combinar vários conjuntos de dados em escala, podemos ver o que as alterações de preço significam para um editor ou em uma instituição. Dados específicos de uma organização poderiam aprimorar ainda mais a análise para atender sua situação específica. Operadores inteligentes podem usar os princípios para otimizar suas posições de preços – qualquer que seja o lado da mesa de negociação em que se sentam.

Os participantes das negociações, é claro, querem se apresentar da melhor maneira possível. Combinando dados neutros em escala, tentamos olhar para trás das manchetes e chegar a uma conclusão objetiva que pode ser usada como evidência aceitável para todos.


Este artigo é © 2020 Delta Think, Inc. Foi publicado sob uma licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 .

TOP HEADLINES

Inteligência artificial para ajudar a atender à demanda global de revisão por pares objetiva e de alta qualidade na publicação – 1º de julho de 2020

“Em uma indústria pioneira, a Inteligência Artificial (IA) está sendo implantada para ajudar a revisar documentos de pesquisa e auxiliar no processo de revisão por pares. O Assistente de Revisão de Inteligência Artificial (AIRA), desenvolvido pela editora de acesso aberto Frontiers, ajuda editores, revisores e autores a avaliar a qualidade dos manuscritos. ”

OpenAPC e Knowledge Unlatched lançam conjunto de dados público sobre encargos de processamento de livros – 30 de junho de 2020

“O Knowledge Unlatched (KU) e o OpenAPC, operados pela Universidade de Bielefeld, estão expandindo o conjunto de dados do OpenAPC para dar suporte à inclusão de encargos de processamento de livros (BPCs). O primeiro depósito inclui todos os pagamentos feitos pela KU aos editores dos programas KU Select, equivalentes a quase 1.000 livros. ”

Publicar com pressa, arrepender-se no lazer – 23 de junho de 2020

“Em que você confiaria mais, um artigo de pesquisa publicado como uma pré-impressão ou um que foi publicado após a revisão por pares? A realidade é que toda a ciência comunicada por qualquer mecanismo deve ser lida com um olhar perspicaz e crítico. ”

A pesquisa COAR não encontra grandes barreiras para as plataformas de repositório no cumprimento do Plano S – 17 de junho de 2020

“Para dar suporte à conformidade com o Plano S, as plataformas de software, gerentes e pesquisadores de repositórios (que usam os repositórios) precisam estar cientes dos requisitos e, em alguns casos, adotar novas práticas e funcionalidades. Em abril / maio de 2020, o COAR, em consulta com a cOAlition S, conduziu uma pesquisa de plataformas de repositório para avaliar sua capacidade e intenção atuais de atender aos requisitos do Plano S e identificar quaisquer desafios específicos relacionados à sua implementação. ”

The Institution of Engineering and Technology e Wiley anunciam parceria de publicação de acesso aberto – 17 de junho de 2020

“John Wiley & Sons Inc., líder global em pesquisa e educação, e a Instituição de Engenharia e Tecnologia (IET) anunciaram hoje sua parceria de publicação de acesso aberto (OA), fazendo a transição do programa de periódicos IET para o acesso aberto de ouro a partir de janeiro de 2021. “

Enorme acordo de periódico de acesso aberto assinado pela Universidade da Califórnia e Springer Nature   16 de junho de 2020

“O sistema da Universidade da Califórnia (UC) anunciou hoje que assinou o maior acordo de acesso aberto (OA) da América do Norte com uma das maiores editoras científicas comerciais. O acordo com a Springer Nature inclui o compromisso do editor de explorar a disponibilização imediata de todos os artigos publicados pelos autores correspondentes da UC na família Nature de periódicos para leitura na publicação a partir de 2022. ”

Lançamento do NIH Preprint Pilot – 15 de junho de 2020

“Em 9 de junho de 2020, a NLM lançou o NIH Preprint Pilot. Durante o piloto, o NLM disponibilizará pré-impressões resultantes de pesquisas financiadas pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) via PubMed Central (PMC) e, por extensão, PubMed. O piloto tem como objetivo explorar abordagens para aumentar a descoberta dos primeiros resultados da pesquisa do NIH. O piloto funcionará por um período mínimo de 12 meses. ”

O MIT, guiado por princípios de acesso aberto, encerra as negociações da Elsevier – 11 de junho de 2020

“Mantendo seu compromisso de fornecer acesso equitativo e aberto à bolsa de estudos, o MIT encerrou as negociações com a Elsevier para um novo contrato de periódico. A Elsevier não pôde apresentar uma proposta que estivesse alinhada com os princípios da Estrutura do MIT para contratos com editores. ”

PLOS e Carnegie Mellon University anunciam contrato de publicação de acesso aberto sem APC – 8 de junho de 2020

“A Universidade Carnegie Mellon e a Biblioteca Pública de Ciências (PLOS) anunciaram hoje um contrato de acesso aberto de dois anos que permite aos pesquisadores publicar no conjunto de periódicos PLOS sem incorrer em taxas de processamento de artigos (APC).”

Recomendações do roteiro de ciência aberta para a UNESCO – 1 de junho de 2020

“A Open Scholarship Initiative (OSI) estuda bolsas abertas (que incluem ciências abertas) desde o final de 2014, trabalhando em uma função oficial com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para desenvolver uma melhor compreensão da ampla gama perspectivas da comunicação em pesquisa e entender como o mundo pode progredir rapidamente e de maneira sustentável em direção a pesquisas mais abertas. Hoje, a OSI divulgou suas recomendações científicas abertas para consideração pela UNESCO. ”

LANÇAMENTOS DO OA JOURNAL

29 de junho de 2020

Nova revista examinará pré-impressões do Covid-19, destacando desinformação e pesquisas confiáveis

“A MIT Press está anunciando o lançamento de uma revista de acesso aberto que publicará análises de pré-impressões relacionadas ao Covid-19, em um esforço para chamar rápida e autoritariamente informações erradas, além de destacar pesquisas importantes e confiáveis.”

23 de junho de 2020

Springer Nature continua a impulsionar o OA com o lançamento da nova série de periódicos OA

“A Springer Nature continua impulsionando a transição para o acesso aberto (OA) com o lançamento de uma nova série de periódicos totalmente OA… A série Discover consistirá em até 40 novos títulos, cobrindo tópicos de toda a gama de ciências aplicadas, físicas e de vida , disciplinas de ciências médicas e sociais. ”

19 de junho de 2020

Revista de Avaliação por Pares Telemedicina Relata Lançamento do Verão 2020

“ Telemedicina Reports , uma nova peer-reviewed acesso aberto companheiro para o altamente considerado Telemedicina e e-Saúde , vai lançar, como parte da Mary Ann Liebert, Inc., editores portfólio Open Access no Verão de 2020. Todos os artigos em Relatórios de telemedicina vai ser publicado acesso aberto para garantir uma distribuição ampla e rápida “.

18 de junho de 2020

Cartas JASA Express para relançar como título de acesso aberto

“A Acoustical Society of America (ASA) anunciou que o JASA Express Letters fará a transição em janeiro de 2021 para um jornal de acesso aberto, apenas em ouro e online. Desde 2006, o Jornal da Sociedade Acústica da América Express Letters é publicado como uma seção da JASA . ”

Publicado em Notícias Marcado com: , , , , , ,