Quem somos

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais é o órgão da Universidade responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.

A missão da ABCD é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Esta promoção se concretiza por meio da assistência especializada, administração, difusão e preservação do conhecimento registrado.

A Agência dá continuidade às atividades anteriormente desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP), ao mesmo tempo que incorpora novas frentes e amplia seu escopo de atuação.

A Agência coordena a gestão da produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística) da Universidade por meio de suas Bibliotecas que mantêm equipes formadas por bibliotecários, técnicos e auxiliares, e realizam a coleta, registro e depósito dessa produção, sempre em contato direto com os usuários. Mantêm o Repositório da Produção USP e diversos Portais e Bibliotecas Digitais.

Contato: atendimento@abcd.usp.br