Número de Revistas em acesso aberto cresceu segundo a OASPA

A análise mostra um maior crescimento na produção de periódicos membros da OASPA: CC BY domina enquanto a consolidação de conteúdo cresce

Esta é uma tradução livre da matéria intitulada Analysis shows further growth in OASPA member journals output: CC BY dominates whilst content consolidation grows publicada pela Open Access Scholarly Publishing Association (OASPA)

A cada ano, a OASPA pesquisa seus membros sobre a produção de suas publicações. Este ano, temos o prazer de continuar a trabalhar com a Delta Think, que nos ajudou assumindo a análise, estruturação e apresentação dos dados que coletamos. Esta postagem do blog de convidado da Delta Think por Dan Pollock cobre alguns destaques de nossas descobertas.

Os membros da OASPA foram convidados a compartilhar seus dados para atualizar a  postagem anterior sobre o tema,  publicada no blog da OASPA no final de 2020 (também publicamos dados de livros da OA este ano). As informações de periódicos compartilhados aqui pela OASPA cobrem o número de artigos de acesso aberto em  todos os periódicos (incluindo híbridos) e a licença sob a qual esses artigos foram publicados, até o ano de 2020. Os números foram fornecidos como o número de artigos publicados por ano desde a implementação do licença por esse editor. Consulte a planilha para download para obter os detalhes completos . 

Aumento contínuo de artigos OA publicados por membros da OASPA

O volume de publicações dos membros da OASPA continua crescendo. Pouco menos de 2,7 milhões de artigos foram publicados por membros no período de 2000-2020. Mais de 579.000 deles foram publicados em 2020, representando um crescimento de cerca de 28% em relação ao ano anterior. O número de artigos publicados a cada ano relatados por membros cresceu cerca de 13x de 2011 a 2020. 

CC BY em periódicos totalmente OA continua a dominar a produção. No entanto, abaixo das manchetes encontram-se algumas nuances interessantes, especialmente em torno de artigos em periódicos híbridos.

A taxa de crescimento de artigos CC BY em periódicos totalmente OA continua para membros da OASPA

Cerca de 82% dos artigos de acesso aberto dos membros da OASPA são publicados em periódicos completos de OA. O gráfico abaixo compara publicações em periódicos totalmente OA com aqueles em periódicos híbridos.

Figura 1: Artigos de acesso aberto publicados por membros da OASPA

Os dados mostram que os artigos CC BY em periódicos totalmente OA são de longe o tipo dominante de artigos publicados pelos membros da OASPA. Pouco menos de 2,2 milhões de artigos foram publicados com a licença CC BY em periódicos totalmente OA (acesso aberto somente) por membros da OASPA durante o período 2000-2020. Cerca de 422.000 deles foram publicados em 2020. Outros 65.000 ou mais foram publicados em 2020 sob CC BY em revistas híbridas.

O número de artigos continua crescendo em todas as áreas. Em 2020, o volume de artigos em periódicos totalmente OA cresceu mais de 26%, em comparação com um crescimento de pouco mais de 42% na produção híbrida e pouco mais de 28% no geral.

Os números de artigos CC BY para periódicos totalmente OA continuam a crescer, mas vemos algum crescimento em outros lugares também

A licença CC BY domina, agora respondendo por mais de 89% dos artigos em periódicos totalmente OA, e cerca de 63% daqueles em periódicos híbridos.

Em revistas totalmente OA, a proporção de licenças CC BY caiu ligeiramente até 2018. Esta tendência parece ter se revertido em 2019. As licenças CC BY-NC estão se mantendo estáveis ​​em cerca de 9,2% da produção totalmente OA. Enquanto isso, o uso de CC BY-NC-ND teve alguma participação em 2018, mas caiu de 6% em 2018 para apenas 1,5% em 2020. 

Licenças com algumas restrições são significativamente mais prevalentes em periódicos híbridos, embora essa tendência também esteja mostrando sinais de reversão. Licenças mais restritivas estavam deslocando a proporção de CC BY, que havia caído de pouco mais de 75% de OA híbrido em 2014 para cerca de 54% em 2019. No entanto, em 2020, as licenças CC BY recuperaram terreno e aumentaram para 63% de artigos híbridos de acesso aberto . As licenças restritivas são divididas aproximadamente 2: 1 em favor de CC BY-NC-ND em vez de CC BY-NC. 

A produção é altamente consolidada

2 editoras agora respondem por 50% da produção dos membros da OASPA; 5 respondem por 75% dele. Isso representa uma maior consolidação em relação ao ano passado, onde os 3 primeiros colocados juntos cobriram mais de 50% e os 6 melhores, mais de 75%. Embora os principais editores sejam os mesmos, o pedido mudou ligeiramente em relação aos anos anteriores. MDPI, Springer Nature e Frontiers permanecem os três primeiros (embora se adicionarmos a produção de Hindawi à de Wiley, Wiley ficaria em terceiro lugar). Vemos níveis semelhantes de consolidação para licenças CC BY em geral, e consolidação ainda maior para licenças CC BY publicadas em periódicos totalmente OA.

SOBRE A DELTA THINK, INC.

A Delta Think é uma empresa de consultoria e assessoria estratégica que atende organizações em comunicações profissionais e acadêmicas, bem como associações profissionais. Desde 2005, a Delta Think se envolveu com mais de 120 organizações em toda a empresa acadêmica, criando estratégias eficazes de negócios e produtos, desenvolvendo e analisando a inteligência do cliente e do mercado e traduzindo estratégias em roteiros e planos de trabalho focados na execução e ação. 

Para apoiar as decisões baseadas em dados em torno do Acesso Aberto, em 2017 a Delta Think lançou a Ferramenta de Dados e Análise de Acesso Aberto (OA DAT), um produto baseado em assinatura que permite aos usuários analisar dados de acesso aberto em detalhes e ficar a par do mercado em constante evolução por meio de dados cuidadosamente selecionados, visualizações e comentários de especialistas sobre APCs, financiamento, dimensionamento e dinâmica de mercado e muito mais. 

Saiba mais em www.deltathink.com e https://oainfo.deltathink.com/

Publicado em Notícias Marcado com: , , , , , , , ,