Dspace – Repositorios Institucionais


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‘Copyright’ is one of the more complex issues in Open Access.

‘Copyright’ is one of the more complex issues in Open Access.

INTERVIEW: Dr Paul Ayris, Director of Library Services and Copyright Officer at UCL

Dr Paul Ayris, UCL Copyright Officer and member of the SPARC Europe Board of Directors told about the ins and outs of copyright with the aim of helping you and your research community to better understand the copyright situation.

[PDF]

Fonte: SPARC Europe interviews

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Guía práctica sobre los derechos patrimoniales o de explotación (copyright) y su relación con el auto-archivo en repositorios de acceso abierto

Guía práctica sobre los derechos patrimoniales o de explotación (copyright) y su relación con el auto-archivo en repositorios de acceso abierto

Esta guía se ha elaborado en el marco del proyecto Acceso Abierto a la
Ciencia (www.accesoabierto.net) y forma parte de las herramientas de apoyo
de DULCINEA.

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Declaração da IFLA sobre o Acesso Aberto

Just Released: IFLA Statement on Open Access Clarifying IFLA’s position and strategy

IFLA is committed to the principles of freedom of access to information and the belief that universal and equitable access to information is vital for the social, educational, cultural, democratic, and economic well-being of people, communities, and organizations.

Open access is the now known name for a concept, a movement and a business model whose goal is to provide free access and re-use of scientific knowledge in the form of research articles, monographs, data and related materials. Open access does this by shifting today’s prevalent business models of after-publication payment by subscribers to a funding model that does not charge readers or their institutions for access. Thus, open access is an essential issue within IFLA’s information agenda.

Read the full text: IFLA Statement on open access — clarifying IFLA’s position and strategy [PDF]

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ENSP debate Acesso livre ao conhecimento

ENSP/Fiocruz adere ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está aderindo ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento. Para marcar o ato, vai promover, nos dias 11 e 12 de abril, o seminário internacional Acesso livre ao conhecimento, para debater os impactos na produção acadêmica e na divulgação científica, além da inovação no ensino. Para a palestra de abertura, no dia 11/4, às 9h30, o diretor da Universidade do Minho (Portugal), Eloy Rodrigues, um dos responsáveis pela definição da política de acesso livre à produção científica da instituição, abordará a mudança do sistema de comunicação da ciência e seus impactos na produção científica, no auditório térreo da Escola.

O Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento conta com o participação de várias universidades e institutos internacionais (como MIT/Harvard, Cornell, Minho, University of California, Universidade de Lisboa etc). No Brasil, já aderiram ao movimento instituições como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Bireme, entre outros. Na Câmara dos Deputados , tramita o Projeto de Lei 1120/2007, cuja proposta é que instituições públicas de ensino superior e unidades de pesquisa publiquem a produção técnica e científica na internet.
O seminário internacional é promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O objetivo é questionar impasses existentes em relação à abertura do acesso à literatura científica, bem como à quebra de barreiras ao conteúdo educacional. Também estará focado em temáticas como o desenvolvimento de conteúdo acadêmico aberto de alta qualidade e o incentivo às sociedade, em nível local e nacional, para utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA).

O que é Acesso Livre
Acesso Livre significa a livre disponibilização, na internet, de literatura de caráter científico, permitindo a qualquer usuário pesquisar, consultar, imprimir, copiar e distribuir o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica.

Serviço:
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Rua Leopoldo Bulhões 1.480 – Campus da Fiocruz – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ
Assessoria de Imprensa: Elisa Andries (elisar@fiocruz.br)
21-2598-2453
Mais informação: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?origem=9&matid=24430
Programação do evento: http://www.ensp.fiocruz.br/acessolivre/index.php/seminario_acessolivre/index/pages/view/programacao

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Open Access Policies Kit

Com o objetivo de apoiar a formulação e implementação de instituições de Acesso Aberto, o projeto RCAAP criou um Kit de Políticas de Acesso Aberto, com base na análise e adaptação das boas práticas em nível nacional e internacional. Neste Kit, instituições interessadas em promover o sucesso de seus repositórios e a visibilidade da sua atividade científica poderão encontrar aplicações de planos e modelos de políticas de acesso aberto.

Open Access Policies Kit

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As Universidades e o Open Access

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JoVE: Journal of Visualized Experiments

Journal of Visualized Experiments (JoVE) é um periódico peer reviewed indexado no PubMed dedicado à publicação de pesquisas biológicas em um formato de vídeo.

Foi criado como uma nova ferramenta na publicação e  comunicação das ciências da vida.  JoVE tira proveito da tecnologia de vídeo para capturar e transmitir os múltiplos aspectos e complexidades da pesquisa em ciências biológicas. A visualização facilita muito a compreensão e a reprodução eficaz de técnicas esperimetais  básicas e complexas, resolvendo assim dois dos maiores desafios enfrentados pela comunidade de hoje na pesquisa em ciências da vida: 1) a pouca transparência e a baixa reprodutibilidade dos experimentos biológicos e 2) o tempo natural e o trabalho intensivo na aprendizagem de novas técnicas experimentais.

TIMELINE JoVE

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Workshops de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica

Objetivos da Capacitação: apresentar aos participantes novas ferramentas, procedimentos e informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido e eficiente. Aumentar o fator de impacto dos artigos produzidos, por meio da melhoria da qualidade dos mesmos, em revistas internacionais indexadas. Isso pode ser alcançado a partir da forma como o artigo é apresentado,  bem como das escolhas relativas à formatação e publicação do artigo.

Público-alvo: docentes em atividade na USP, pós-doutorandos registrados na USP, alunos de doutorado regularmente matriculados em um Programa de Pós-Graduação na USP.

Cada workshop terá duração de 16h, com carga horária distribuída em dois dias seguidos e capacidade para cinquenta participantes.

Clique no link do Workshop para saber mais sobre os locais, as datas, o programa e como se candidatar para participar.
fonte: http://www.workshop.sibi.usp.br/

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Academic Knowledge, Open Access and Democracy: A Call for Action

A Fundação britânica Arcadia emitiu uma declaração/informe sobre as vantagens do acesso aberto à produção científica por diferentes razões, científicas, sociais e economicas. Neste informe é solicitado que os resultados de projetos financiados com recursos públicos sejam acessíveis desde o momento de sua publicação seja por revistas em Acesso Aberto, seja por cópias das publicações depositadas em repositórios. O documento foi discutido com membros do governo britânico em 17 de março.
Acesse:  http://www.arcadiafund.org.uk/sites/default/files/arcadia_open_access_academic_knowledge_and_democracy_with_signatories_11_march_2011.pdf

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