Guia tecnológico do software DSpace: o passo a passo para a instalação, configuração e manutenção – e-book do Ibict

O guia visa à apresentação de informações técnicas da ferramenta livre DSpace e é voltado aos profissionais de informática e o conteúdo serve, inicialmente, de referência. Como já foi dito, para a construção da BD da Anvisa, o software escolhido foi o DSpace, que é uma ferramenta livre que fornece facilidades para o gerenciamento de acervo digital, utilizado para implementação de repositórios ou bibliotecas digitais.

De acordo com os autores, o presente guia publicado em 2022 não tem a pretensão de ser exaustivo, na medida em que se concentra na implantação do DSpace, apresentando os passos para a instalação, configuração e manutenção do sistema. Desse modo, funciona como apoio à disseminação do conhecimento e transferência de tecnologia.

Autores

Lucas Angelo Silveira Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), desenvolvedor e assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Mirele Carolina Souza Ferreira Costa Doutoranda e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Milton Shintaku Mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, coordenador de Tecnologia para Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

== Referência ==

SILVEIRA, L.A.; COSTA, M.C.S.F.; SHINTAKU, M. Guia tecnológico do software DSpace: o passo a passo para a instalação, configuração e manutenção. Brasília: Ibict, 2022. Disponível em: http://labcotec.ibict.br/omp/index.php/edcotec/catalog/view/185/186/1072 Acesso em: 09 agosto 2023.

Publicado em Notícias, Referências Marcado com: , , , , ,