Encontro na Universidade de São Paulo (USP) com o Vice-Presidente da Science Commons, professor John Wilbanks

Encontro com o Vice-Presidente da Science Commons - John Wilbanks no CECM – USP – novembro 2010 Encontro com o Vice-Presidente da Science Commons – (Da esquerda para a direita) a bibliotecária Elisabeth Dudziak (DT-SIBiUSP), o professor John Wilbanks (SC) e a ditetora da Divisão de Gestão de Projetos, Eidi Raquel Abdalla (DT-SIBiUSP)

 

Na palestra que proferiu dia 25 de novembro de 2010 na sede do Curso de Estruturas e Ciências Moleculares (CECM/USP), o Professor John Wilbanks destacou a importância da Science Commons na promoção do acesso aberto a dados científicos. Tornar a pesquisa científica aberta e reutilizável por meio da integração de dados científicos, que hoje se encontram fragmentados, é o principal objetivo da Science Commons.

A Science Commons (SC) é um projeto da Creative Commons (CC), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento e a colaboração disponibilizando licenças flexíveis para obras intelectuais.
Fundada em 2005, a SC atua na produção e promoção de licenças e métodos para facilitar:

  • o acesso aberto a publicações;
  • o intercâmbio de material científico;
  • a abertura técnica e legal de bancos de dados;
  • acordos sobre o uso compartilhado de patentes.

Parceiros da SC incluem: Biomed Central, PLoS, Sage Bionetworks, MIT OpenCourseWare, Addgene, entre outros, além do apoio de empresas tecnológicas e fundações científicas.

Como participante do evento, o Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBi) foi representado pelas bibliotecárias Eidi Raquel Abdalla, diretora da Divisão de Gestão de Projetos, e Elisabeth Dudziak, também do DT-SIBi, que divulgaram o movimento em prol do acesso aberto promovido na Universidade de São Paulo ( http://www.acessoaberto.usp.br ).

Para maiores informações sobre a Science Commons acesse o link: http://sciencecommons.org/about/

Publicado em Eventos, Notícias, OA na USP Marcado com: , , , ,