Instituições de Conhecimento Aberto: reinventando as universidades

O futuro da universidade como uma instituição de conhecimento aberto que institucionaliza a diversidade e contribui para um recurso comum de conhecimento: um manifesto.

Neste livro, um grupo diversificado de autores – incluindo pioneiros do acesso aberto, comunicadores científicos, acadêmicos, pesquisadores e administradores universitários – oferece uma proposta ousada: as universidades devem se tornar instituições de conhecimento aberto, atuando com princípios de abertura em seu centro e trabalhando além das fronteiras e com amplas comunidades para gerar recursos de conhecimento compartilhado para o benefício da humanidade. Conclamando as universidades a adotar protocolos transparentes para a criação, uso e governança desses recursos, os autores baseiam-se em trabalhos teóricos de ponta, oferecem estudos de caso do mundo real e descrevem maneiras de avaliar as tentativas das universidades de alcançar a abertura. Esta é uma tradução livre e adaptada por Elisabeth Dudziak desse documento intitulado Open Knowledge Institutions: Reinventing Universities [1].

As tecnologias digitais já trouxeram mudanças dramáticas no formato e acessibilidade ao conhecimento. O livro descreve outras mudanças que as instituições de conhecimento aberto devem fazer à medida que se afastam dos processos fechados de geração do conhecimento especializado e adotam abordagens cuidadosas e mediadas para compartilhá-lo com públicos mais amplos. Examina essas mudanças em termos de diversidade, coordenação e comunicação; discute princípios de políticas que traçam caminhos para as universidades se tornarem instituições de conhecimento aberto de pleno direito; e sugere maneiras pelas quais a abertura pode ser introduzida alinhadas às classificações e métricas existentes. Estudos de caso – incluindo Wikipedia*, Library Publishing Coalition**, Creative Commons*** e Open Library Access**** – ilustram os principais processos.

Como Instituições de Conhecimento Aberto, as universidades devem construir mecanismos de confiança e recompensa incentivando os participantes da academia, indústria e públicos mais amplos a participarem ativamente. Isso inclui o desenvolvimento de métodos inovadores de controle de qualidade, desde a revisão aberta por pares até a altmetria, construindo a confiança do público em conhecimento que é criado em um paradigma aberto. Também é necessário motivar tanto os acadêmicos quanto os cidadãos a participar de práticas de conhecimento aberto e desenvolver recompensas práticas para eles, particularmente em contextos institucionais, e com base em comunidades conectadas com interesses compartilhados.

Além disso, as instituições de conhecimento aberto têm a capacidade e a responsabilidade de advogar em favor de mudanças políticas profundas por meio da análise de boas práticas e pesquisas baseadas em evidências. Essas mudanças de política incluem questões de financiamento e avaliação que têm sido amplamente discutidas. Elas libertarão os acadêmicos das restrições de “publicar ou perecer”, como também evitarão criar novas máximas abertas como “seja visível ou desapareça”.

Em vez de construir iniciativas de conhecimento aberto utópico baseado em tecnologia, as universidades estão em uma posição única para liderar transformações abertas de uma forma prática e sustentável, com uso simbólico (branding/reputação), econômico (financiamento público e/ou privado) e humano (especialistas/estudantes/comunidades). Em resumo, as inovações da política de conhecimento aberto devem se esforçar para construir um ambiente mais diversificado, inclusivo e um sistema e cultura experimental tolerante a falhas e interações.

Optando pela abertura?

Diversos processos históricos tornaram as universidades modernas um espaço privilegiado na economia do conhecimento.

Porém, o monopólio que as universidades podem ter desfrutado como locais de acesso privilegiado a recursos de conhecimento está, no entanto, sendo perdido à medida que desenvolvimentos digitais tornam possível que os cidadãos comuns encontrem, construam e compartilhem conhecimento em sistemas abertos e em rede, mediados por plataformas de tecnologia e empresas (Google, Facebook, YouTube, Baidu e Tencent) em vez de especialistas. O crescimento do conhecimento tem sido associado a taxas mais rápidas de mudança em todos os aspectos da vida, incluindo a aceleração da mudança tecnológica.

Aos acadêmicos foram atribuídas certas virtudes que muitas vezes não foram associadas a outros fabricantes de conhecimento que, em geral, são indústrias e empresas. Seu peculiar sistema de autogoverno, incluindo revisão por pares e disciplina, muitas vezes tem sido usado como proteção contra ataques e influências. Além disso, as universidades em conjunto se envolvem com uma grande proporção da população, mais do que colaboram com quaisquer indústrias e empresas. Isso proporciona um sentimento de lealdade e defesa da academia como influencers da sociedade que não pode ser observado em outras organizações.

As universidades estão gastando recursos significativos e trabalham para lidar com essas mudanças. Normalmente isso acontece dentro de um plano de fundo do poder, prestígio, recursos e prática existentes. Enquanto grande parte o ímpeto foi impulsionado por forças externas, incluindo financiadores como bem como as políticas nacionais e regionais, vemos universidades específicas e outras organizações de pesquisa que optam por assumir uma posição de liderança nessas questões, principalmente quando essa abertura demonstra um aumento no retorno do investimento em pesquisa ou um caminho para reduzindo os custos gerais das comunicações acadêmicas.

Enquanto a política de declarações e submissões a avaliações externas não fornecem evidência direta de ação ou resultados, as mesmas têm sido catalisadoras para o progresso. Isso pode ser visto no caso de acesso aberto, mas também em questões de diversidade, como a Carta Athena SWAN no Reino Unido, que busca promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina (STEMM).

Essa visão do que significa ser aberto reflete os princípios da termodinâmica, em que ser aberto é uma estratégia evolutiva, embora custosa. Sistemas abertos e fechados podem sobreviver em um ambiente imutável. Um sistema fechado se sairá melhor porque será otimizado de acordo com a eficiência. Em um mundo em mudança, um sistema fechado é frágil, enquanto um sistema aberto é robusto e adaptável. Um sistema aberto pode crescer e evoluir. Esse trade-off, entre custo e dinamismo, é uma distinção fundamental entre sistemas abertos e fechados.

Sistemas fechados são um equilíbrio dominante. Mas, para enfrentar as mudanças, todos os sistemas, incluindo sociedades e economias, precisam ser abertos para se beneficiar da experimentação. Sistemas abertos funcionam porque são resilientes e capazes de lidar com incertezas e mudanças aceleradas. Para que as universidades sobrevivam e prosperem, precisam deixar de operar como centros fechados de produção de conhecimento e se tornarem instituições abertas de conhecimento – Open Knowledge Institution (OKI).

Em um mundo incerto, os sistemas devem aceitar uma parcela da “ineficiência” (variabilidade) para maximizar a robustez. Uma OKI pode responder de forma mais produtiva a rupturas tecnológicas, rápidas mudanças globais e pressões competitivas dinâmicas. Dados esses atributos, uma OKI não é apenas uma estratégia ótima, mas também uma necessidade contemporânea.

A abertura é uma estratégia para prosperar no contexto de incerteza e mudança, e também uma posição ética baseada em princípios – uma qualidade liberal, enfatizando a inclusão social e minimizando tendências para a centralização do poder e distribuição injusta de recursos de conhecimento. Em um mundo em que a liderança moral e a confiança nas instituições são escassas, a abertura fornece uma posição ética a partir da qual as universidades podem falar como corretores honestos, interessados ​​no poder do conhecimento para criar mudanças positivas na vida de muitos, não de poucos. A abertura reconhece a conexão que existe entre as universidades e as instituições locais, nacionais e comunidades globais das quais essas instituições dependem e, por sua vez, afetam. Posições abertas configuram as universidades como centros dentro de redes maiores de criação, compartilhamento, uso e crescimento de conhecimento.

As universidades têm muitas oportunidades para o desenvolvimento futuro. Diversos atores construirão a abertura de modo incremental, baseando-se em sucessos passados e no desenvolvimento de valores e prioridades baseados em evidências. Para um número crescente, no entanto, a dependência de um caminho formatado no passado não é mais suficiente. Descontinuidades ou inversões podem ser necessárias para a sobrevivência; novos papeis ou posicionamentos da comunidade podem ser essenciais. Muitas universidades, de fato, já avançaram para uma função de conhecimento mais aberto dentro de suas comunidades – como “parte do mundo” em vez de um papel mais monástico ou intramural, “torres de marfim”.

Claramente, uma universidade não pode, por si só, tornar-se uma Open Knowledge Institution (OKI) de sucesso. Uma nova abertura institucional em prol da disponibilidade de recursos, maior abertura na forma como administra seus negócios de educação ou pesquisa dependem de como as comunidades, redes e afiliações também abraçam a oportunidade de promover o conhecimento aberto – isto é, como estes parceiros procuram envolver-se no novo papel e no novo papel da instituição com ênfase no conhecimento aberto.

O livro advoga que as universidades estão bem posicionadas para um papel central como OKIs por conta de seus valores liberais, centralidade no conhecimento aberto como missão e valorização de sua importância de seus colaboradores em suas comunidades. Mas isso não significa que todas as universidades podem ou vão priorizar um conhecimento aberto. Entretanto, para as universidades mais abrangentes, sem fins lucrativos, o desenvolvimento de uma agenda do conhecimento aberto precisa de séria consideração no âmbito estratégico e organizacional.

Como tornar uma universidade uma organização aberta ao conhecimento?

Diversidade, coordenação e comunicação.

a) Se o conhecimento é produzido e usado por meio da interação de grupos diversos, então a diversidade é um princípio de primeira ordem. As OKIs precisarão apoiar, interconectar e trabalhar com comunidades, grupos e organizações com uma diversidade de experiências, conhecimento, cultura e perspectiva. Isso pode ser visto através das lentes do grupo demográfico de funcionários e alunos diretamente envolvidos no trabalho da universidade, mas este é apenas um passo inicial. Um profundo e interseccional um compromisso é necessário com a diversidade epistêmica em todas as suas formas. 

b) Apoiar o trabalho de comunidades tão diversas requer coordenação. Não é produtivo ou mesmo ético simplesmente colocar as comunidades em contato. O trabalho de encontrar semelhanças, linguagem, e – em face da desigualdade e injustiça históricas – um nível de confiança de que os benefícios serão compartilhados é crucial. De uma forma mais ampla de sentido, o propósito central de uma instituição é a coordenação. Seu papel é fornecer sistemas e plataformas comuns para reduzir os custos de atividade e permitir que os especialistas se concentrem em seus conjuntos de habilidades principais e objetivos. O desafio da coordenação é encontrar formas de apoiar uma gama diversificada de atividades e atores, sem restringir sua flexibilidade. O que é comum é necessariamente menos flexível, e encontrar esse equilíbrio é uma parte central do desafio de iterar em direção a esse ponto de equilíbrio entre o controle fechado e o caos.

c) A terceira área crítica é a comunicação. O conhecimento, em todas as suas formas, deve viajar para além do seu ponto de origem se quiser apoiar os diferentes tipos de criação de valor que descrevemos. A comunicação tradicional do conhecimento produzido nas universidades envolve um conjunto sofisticado de instituições existentes. Algumas universidades e alguns de seus membros são altamente eficazes na comunicação de maneiras menos formalmente reconhecidas para comunidades e públicos mais amplos. Apoiar uma comunicação eficaz, em larga escala, é, portanto, uma parte central do que uma universidade como uma OKI precisa fornecer.

== REFERÊNCIA ==

[1] Montgomery, Lucy; Hartley, John; Neylon, Cameron; Gillies, Malcolm; Gray, Eve; Herrmann-Pillath, Carsten; Huang, Chun-Kai (Karl); Leach, Joan; Potts, Jason; Ren, Xiang ; Skinner, Katherine; Sugimoto, Cassidy R.; Wilson, Katie. Open Knowledge Institutions: Reinventing Universities. MIT, 2021. Disponível em: https://direct.mit.edu/books/oa-monograph/5131/Open-Knowledge-InstitutionsReinventing DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/13614.001.0001 Acesso em: 27 fev. 2022.

== NOTAS ==

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** LIBRARY PUBLISH COALITION – A LPC – https://librarypublishing.org/ é uma associação independente, liderada pela comunidade de bibliotecas acadêmicas e de pesquisa, bem como consórcios de bibliotecas envolvidas na publicação acadêmica. Seu objetivo é promover relacionamentos estratégicos de membros afiliados com outras organizações em torno de valores e interesses semelhantes, e relacionamentos com editores e prestadores de serviços que estejam interessados ​​em trabalhar com a comunidade de editores de bibliotecas. A LPC define a publicação de bibliotecas como o conjunto de atividades lideradas por bibliotecas acadêmicas e de pesquisa e consórcios de bibliotecas para apoiar a criação, disseminação e curadoria de trabalhos acadêmicos, criativos e/ou educacionais. Geralmente, a publicação de bibliotecas exige um processo de produção, apresenta trabalhos originais não disponibilizados anteriormente e aplica um nível de certificação ao conteúdo publicado, seja por meio de revisão por pares ou extensão da marca institucional. Com base nos valores centrais da biblioteca e com base nas habilidades tradicionais dos bibliotecários, distingue-se de outros campos de publicação pela preferência pela disseminação do Acesso Aberto, bem como pela disposição de adotar formas informais e experimentais de comunicação acadêmica e desafiar o status quo.

*** CREATIVE COMMONS – é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em Mountain View, na California, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Link: https://creativecommons.org/

**** OPEN LIBRARY ACCESS – A OAPEN promove e apoia a transição para o acesso aberto para livros acadêmicos, fornecendo serviços de infraestrutura aberta para as partes interessadas na comunicação acadêmica. Trabalham com editoras para construir uma coleção de livros de acesso aberto com controle de qualidade e fornecer serviços para editoras, bibliotecas e financiadores de pesquisa nas áreas de hospedagem, depósito, garantia de qualidade, disseminação e preservação digital. A OAPEN – https://www.oapen.org/ conta com o apoio das partes interessadas na comunicação acadêmica para sustentar seus serviços. OAPEN foi considerada uma infraestrutura de ciência aberta essencial pela Coalizão Global de Sustentabilidade para Serviços de Ciência Aberta (SCOSS) .

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