Webinar: Apresentando o OA Switchboard – 8 de dezembro

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Temos o prazer de anunciar o próximo webinar da OASPA, que fornecerá uma visão, por meio de casos de uso da vida real, de como o Painel OA facilita o cumprimento de estratégias de acesso aberto em modelos de negócios, políticas e acordos. O webinar será realizado em inglês.

Data: terça – feira, 8 de dezembro de 2020

Horário: 12h30 Horário de Brasília

O OA Switchboard é um centro neutro de troca de informações, agilizando a comunicação entre financiadores, instituições e editoras em relação às publicações OA. É uma ferramenta que pode ser acionada quando necessário ou integrada nos próprios sistemas e fluxos de trabalho das partes interessadas para obter automação e escalabilidade. Desenvolvido de forma colaborativa como código aberto, governado pela comunidade e independente, o OA Switchboard permite infraestrutura compartilhada, trazendo transparência, eficiência e economia para o ecossistema de acesso aberto.

Você pode aprender mais no site OA Switchboard .

Este webinar reúne como participantes editores, instituições de pesquisa e o parceiro de tecnologia para apresentar e discutir casos de uso da vida real. Aprenda mais sobre o desafio específico de implementar o Switchboard OA e como um hub de comunicação simples pode lidar com muitas situações diferentes.

As curtas apresentações de estudo de caso de cinco minutos serão seguidas por perguntas e respostas. Junte-se a nós ao vivo para saber tudo sobre o Painel OA, como ele pode ajudar sua organização e para fazer qualquer pergunta que você possa ter.

Link para a página de registro: https://cvent.me/vvqkw4

Palestrantes:

Yvonne Campfens, OA Switchboard

Lucia Steele, AboutScience

Ivo Verbeek , ELITEX

Alex Howat, Sociedade de Microbiologia

Marten Stavenga, John Benjamins Publishing Company

Adriana Sikora / Ádám Dér, Biblioteca Digital Max Planck

Yuri Vorontsov , ELITEX

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Engajando cientistas e engenheiros na política: análise do panorama mundial

Análise dos mecanismos ao redor do mundo de engajamento de cientistas e engenheiros na política

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Sumário executivo

Veja o relatório completo aqui [1].

Em resposta ao crescente interesse em estabelecer bolsas de estudos em política científica e outros métodos para envolver cientistas em processos políticos, a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) conduziu uma análise do panorama de tais atividades em todo o mundo.

Patrocinado pela Fundação Gordon e Betty Moore, o projeto afirmou a demanda global para fortalecer as conexões entre ciência e política, destacou fatores para o engajamento produtivo de cientistas na esfera política, identificou mais de 150 mecanismos de ligação ciência-política e esclareceu critérios para apoiar seus sucesso.

O projeto envolveu uma revisão da literatura, pesquisas, pesquisas sobre os tipos de mecanismos de conexão ciência-política e consultas individuais e em grupo. Durante o período de maio de 2015 a novembro de 2016, as informações foram coletadas de cerca de 200 partes interessadas em políticas científicas na academia, governo, organizações sem fins lucrativos e internacionais e no setor privado de quase 50 países em todo o mundo.

Um tema comum e principal em todo o projeto foi a necessidade de envolver e nutrir uma nova geração de cientistas em todo o mundo para atender à demanda atual e futura na interface ciência-política. 

A análise do cenário internacional foi concluída com uma recomendação abrangente para cultivar e criar uma rede de líderes STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática) abrangentes e apoiá-los para que se envolvam com sucesso na interseção da ciência e da política.

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Estratégias são apresentadas para alcançar isso, expandindo a disponibilidade e o acesso a mecanismos imersivos de conexão ciência-política e por meio de enfoque na comunicação, compartilhamento de conhecimento e colaboração.

Se você tiver perguntas relacionadas a este projeto, entre em contato com diplomacy@aaas.org.

== REFERÊNCIA ==

  1. American Association for the Advancement of Science (AAAS). Landscape Analysis of Mechanisms Around the World Engaging Scientists and Engineers in Policy. Disponível em: https://www.aaas.org/sites/default/files/International-Landscape-Analyis-ExecSumm-02162017.pdf
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Melhores práticas de atribuição de autoria: dar crédito a quem merece

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Esta é uma matéria é uma reprodução da matéria original publicada no website da American Journal Experts (AJE) [1].

A autoria está se tornando um problema cada vez mais complicado à medida que as colaborações em pesquisa proliferam, a importância de citações para posições titulares e doações persiste, e não há consenso sobre uma definição. A questão está repleta de implicações éticas porque transmitir claramente quem é responsável pelo trabalho publicado é essencial para a integridade científica.

Neste recurso disponível para download: Definindo o critério de autoria e quem deve ser incluso no seu artigo, determinando a ordem dos autores, evitando problemas de autoria honorária e fantasma e outras questões éticas

Muitas revistas atualmente aderem às diretrizes do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), que estabeleceu quatro critérios que cada autor de um artigo deve obedecer:

  1. Participação significativa na concepção do estudo, na coleta de dados, ou na análise/interpretação de dados;
  2. Envolvimento na elaboração ou revisão do manuscrito;
  3. Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; e
  4. Responsabilidade pela exatidão e integridade de todos os aspectos da pesquisa.

Além disso, pela definição do ICMJE, os autores “devem ser capazes de identificar quais coautores são responsáveis por outras partes específicas do trabalho… [e] ter confiança na integridade das contribuições de seus coautores.” Com base nessa descrição e no quarto critério, autoria implica não só a contribuição individual em um projeto de pesquisa, mas também a responsabilidade conjunta durante esse projeto. Como resultado, os autores poderão compartilhar a fama ou descrédito, dependendo da validade do trabalho.

O Comitê também observa que um autor deve ter feito “contribuições intelectuais substanciais” para o manuscrito.1 A contribuição criativa é, portanto, mais qualificada para a autoria do que o trabalho puramente mecânico. Um técnico que meramente coleta dados, um pesquisador que apenas obtém financiamento ou fornece supervisão, um colaborador que somente fornece um novo reagente ou amostras, e outras tarefas relacionadas à pesquisa, mas não criativas, não merecem autoria por conta própria. Estes indivíduos e suas contribuições poderiam ser citados em uma seção de agradecimentos.

Apesar desta definição claramente delineada, numerosos problemas (incluindo preocupações éticas) surgiram com relação à atribuição de autoria. Estas questões surgiram em parte porque muitas revistas continuam a aderir às suas próprias diretrizes ou a várias versões modificadas dos critérios do ICMJE (veja, por exemplo, a Tabela 2 em um recente artigo de relatórios EMBO) e em parte porque as diretrizes do ICMJE podem ser insuficientes, como discutido no Workshop Internacional de 2012 sobre Contribuição e Atribuição Acadêmica. A seguir temos uma seleção de questões sobre autoria que você pode encontrar em publicações científicas:

Ambiguidade de contribuição

As funções específicas de autores individuais em um projeto de pesquisa nem sempre são claras, especialmente quando o manuscrito é atribuído a um grupo grande. Para resolver este problema, várias revistas (como a PNAS e a PLOS) exigem a divulgação pública das contribuições específicas de cada autor.

Para esclarecer melhor a função dos autores e incentivar a integridade, certas revistas solicitam um fiador público para cada artigo, ou um autor que assuma a responsabilidade de todo o projeto de pesquisa, incluindo a concepção, a aquisição e a análise de dados e a publicação. A ambiguidade em torno da autoria também pode surgir a partir da publicação de artigos por pesquisadores com o mesmo nome, o que poderia ser minimizado através da utilização de um identificador digital ORCID.

Ordem de autoria

O significado da ordem listada de autores em um artigo varia de acordo com a área de estudo. Em certas áreas, a lista está em ordem alfabética, ao passo que em outras, a convenção inclui citar todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para o projeto (o que pode entrar em conflito com as diretrizes do ICMJE).

Em muitas disciplinas, a ordem dos autores indica a magnitude da contribuição, com o primeiro autor adicionando o maior valor e o último representando o papel mais abrangente, predominantemente de supervisão. Neste modelo, as disputas podem surgir a respeito de quem tem o mérito exclusivo ou compartilhado da autoria principal. O Comitê de Ética de Publicações (COPErecomenda que os pesquisadores discutam a ordem da autoria desde o início do projeto até a submissão do manuscrito, revisando, conforme necessário, e registrando cada decisão por escrito.

Autoria honorária

A autoria honorária é dada a um indivíduo apesar da falta de contribuições substanciais para um projeto de pesquisa. Uma forma, a autoria presenteada, é concedida porrespeito ou gratidão a um indivíduo. Por exemplo, em algumas culturas, chefes de departamento ou pesquisadores seniores podem ser adicionados a um artigo, independentemente de sua participação na pesquisa.

Outra forma, a autoria convidada pode ser usada para várias finalidades, como para aumentar a qualidade aparente de um artigo, adicionando um nome bem conhecido, ou a inclusão de um autor acadêmico para ocultar vínculos com um setor específico.

Questões adicionais relacionadas à autoria honorária são a inclusão de um autor em um manuscrito sem sua permissão (o que é muitas vezes impedido por normas de revistas que exigem o consentimento de todos os autores) e a autoria coerciva, que normalmente consiste de um pesquisador sênior (como um orientador de dissertação), forçando um pesquisador júnior (como um estudante de graduação) a incluí-lo como um autor presenteado ou convidado.

Independentemente de sua forma, a autoria honorária é uma grande preocupação ética na publicação acadêmica, já que um estudo da BMJ encontrou esta prática desonesta em aproximadamente 18% dos artigos em seis revistas médicas em 2008. A publicação de listas de contribuições específicas dos autores pode ajudar a impedir esta prática. Além disso, a revisão por pares em estilo double-blind pode diminuir a influência da proeminência de autores na aceitação da revista.

Autoria fantasma

A autoria fantasma é essencialmente o oposto da autoria honorária e implica uma contribuição significativa para um manuscrito sem o reconhecimento dessa contribuição. O cenário mais conhecido envolve um escritor profissional de medicina ou um pesquisador do setor que elabora um artigo em nome de uma empresa farmacêutica, mas não recebe crédito por este trabalho.

Esses escritores fantasmas podem ser ocultados para obscurecer o apoio do setor à pesquisa, para melhorar a objetividade aparente de um artigo ao mesmo tempo mantendo o controle da empresa sobre o seu conteúdo. Esta ocultação está muitas vezes associada à autoria de convidados, com a adição do nome de um pesquisador acadêmico respeitável a um manuscrito para aumentar a sua credibilidade, apesar de pouco ou nenhum envolvimento real.

Em outros casos, um cientista pode empregar, mas não reconhecer, um escritor fantasma para superar obstáculos à publicação, como fraca habilidade de redação, tempo limitado, ou falta de familiaridade com as exigências da revista. Contribuições adicionais não atribuídas podem envolver a coleta ou a análise de dados ou outros aspectos potencialmente críticos do processo de pesquisa.

O estudo previamente mencionado da BMJ constatou que tais autorias fantasmas estavam presentes em aproximadamente um décimo dos artigos publicados em 2008 em seis revistas médicas.

Como a autoria fantasma se relaciona às diretrizes de autoria estabelecidas pelo ICMJE? Com base nos critérios previamente discutidos, apenas escrever ou editar um manuscrito, por exemplo, não eleva ao status de autor; o envolvimento no delineamento do estudo ou na coleta/análise de dados, na aprovação da versão final do artigo, e a responsabilidade por todo o trabalho, também são necessários.

Da mesma forma, pesquisadores da indústria que realizam um estudo e elaboram um relatório com base em seus resultados, mas não aprovam a versão final, não estão tecnicamente habilitados para a autoria. Como resultado, a chamada “autoria fantasma” pode não constituir verdadeiramente uma autoria, embora em casos extremos, um autor fantasma possa ter cumprido todos os quatro critérios do ICMJE.

No entanto, embora as diretrizes do ICMJE não apoiem apenas a escrita do artigo e outras atividades focadas como “contribuições intelectuais substantivas”, elas afirmam que “a assistência à escrita” e outros tipos de ajuda técnica fora do nível de autor, como descrito acima, devem ser citadas na seção de reconhecimentos de um artigo.

No entanto, alguns têm argumentado que escrever um manuscrito é de fato uma contribuição significativa, sobretudo porque comunicar descobertas científicas complexas frequentemente requer compreensão e interpretação dos dados. Com base neste argumento, a definição do ICMJE sobre o que constitui mérito à atribuição de autoria teria de ser revisada ou mesmo substituída por uma lista de diversas contribuições.

De um ponto de vista ético, a autoria fantasma, particularmente em conjunto com a autoria convidada, implica em enganar a comunidade de pesquisa, que pode não ser capaz de avaliar corretamente a validade e credibilidade de um estudo. A integridade dos autores nomeados pode ainda ser danificada devido à falsificação de seus registros de publicação.

Nos piores casos de autoria fantasma e convidada combinadas, a supressão dos vínculos com a indústria também esconde a coleta e/ou interpretação tendenciosa de dados, e estudos de pesquisa derivativos e atendimentos médicos podem ser afetados negativamente.

Tanto o COPE quanto a Associação Mundial de Editores Médicos (WAME) deram, assim, declarações explícitas contra estes tipos de autorias antiéticas. Além disso, essas práticas podem violar as normas do ICMJE e do COPE sobre a divulgação de potenciais conflitos de interesse.

Com base nas recomendações do COPE, do WAME, e de membros da comunidade de pesquisa, várias revistas começaram a adotar novas abordagens para melhorar a transparência das contribuições. Como discutido anteriormente, mediante a apresentação do manuscrito, você pode ser obrigado a revelar todos aqueles que contribuíram e suas específicas contribuições e afiliações individuais, independentemente do status de autor.

Uma explicação abrangente do processo de escrita, incluindo quem escreveu o primeiro rascunho do documento, também pode ser necessária. Os editores da revista podem ainda solicitar uma seção detalhada de agradecimentos antes da publicação.

Conclusões

Em resumo, transmitir de forma imprecisa as contribuições para um estudo é uma prática antiética que contraria as diretrizes atuais, e provavelmente será cada vez mais alvo de normas futuras. Em todos os casos aqui descritos, normas mais universais para a autoria de manuscritos serão fundamentais para a promoção de boas práticas. Até então, ao passo que você escreve os seus próprios manuscritos, tente promover estas boas práticas e evitar as armadilhas éticas da atribuição da autoria ao

  • Conservar um registro cuidadoso de todos aqueles que contribuíram, suas contribuições específicas, e suas afiliações durante todo o processo de pesquisa.
  • Manter uma comunicação aberta com os seus colaboradores, incluindo os técnicos, sobre as expectativas para que haja reconhecimento.
  • Revisar as orientações éticas pertinentes (como resumido acima) e suas implicações.
  • Familiarizar-se com as diretrizes sobre autoria e contribuição da sua revista alvo.
  • Creditar todas as suas contribuições em seu artigo, quer seja na lista de autoria, na declaração de conflito de interesses, ou na seção de reconhecimentos.
  1. Nota: A American Journal Experts (AJE) fornece serviços de tradução e formatação de artigos. A parceria entre a AJE e a USP permite desconto de 10% nos serviços utilizados por autores USP. Saiba mais em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/escrita-publicacao-cientifica/descontos-autores-usp/
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Problemas comuns que levam à rejeição de artigos

Escrita científica

Problemas comuns que levam à rejeição

Quais são as principais razões pelas quais um periódico pode não considerar seu artigo para avaliação por pares?


Confira esta tradução livre da matéria de Eva Amsen intitulada Common problems that lead to rejection da Hindawi.

Ao enviar um novo artigo para um periódico, provavelmente você está se perguntando o que os revisores dirão sobre ele. Mas antes que seu artigo seja enviado para revisão por pares, a equipe da revista irá dar uma olhada nele e decidir se enviará seu artigo para revisão. Alguns artigos nunca passam dessa etapa e recebem uma rejeição rápida na mesa sem serem designados a um editor ou enviados para revisão.

Você pode evitar esse destino observando alguns dos principais motivos pelos quais um periódico pode não considerar seu artigo para avaliação por pares. Mesmo que você não possa prever o que seus revisores dirão, você pode pelo menos fazer o melhor esforço para garantir que seu artigo chegue à revisão por pares em primeiro lugar.

O tópico do artigo não está dentro do escopo da revista

Uma das primeiras coisas que um periódico notará é se o artigo que você enviou cobre um tópico relevante para seus leitores. Alguns periódicos cobrem uma ampla gama de tópicos, e isso é menos problemático, mas outros se especializam em um campo mais restrito, como biologia molecular ou química orgânica. Se o seu artigo é de interesse principalmente para pesquisadores fora dos leitores da revista, não se surpreenda se receber uma rejeição rápida do editor. Para evitar esse problema, faça pesquisas para encontrar periódicos que melhor correspondam à sua disciplina ou ao tópico do seu artigo.

O tipo de artigo não corresponde ao que a revista geralmente publica

Cada revista cobre um certo tipo de artigo. Embora os artigos de pesquisa que descrevem uma descoberta recente sejam mais comuns, você também pode estar familiarizado com periódicos que publicam apenas artigos de revisão ou métodos, por exemplo. Muitos periódicos publicam uma combinação de tipos de artigos e podem ter espaço para artigos mais curtos, opiniões, resenhas e vários outros. Para certificar-se de que está enviando seu trabalho para o periódico certo, pesquise o conteúdo que diferentes publicações aceitarão.

Alguns periódicos também consideram os avanços da pesquisa descritos em seu artigo. Enquanto alguns periódicos aceitam artigos que cobrem estudos de replicação, avanços incrementais ou resultados negativos, outros podem não incluí-los. Sempre verifique as edições anteriores da revista e seu site para ter certeza de que seu artigo é o tipo de trabalho que eles costumam publicar.

O artigo não segue as diretrizes básicas do periódico

Cada revista tem suas próprias instruções aos autores para garantir que os artigos que recebem sejam completos e prontos para serem enviados para revisão. Eles terão certas diretrizes para o comprimento das palavras do seu manuscrito ou requisitos para os tipos de arquivo. Você também pode ser solicitado a incluir dados subjacentes, fornecer detalhes de financiamento ou incluir informações sobre aprovação de ética, quando relevante. Como as instruções podem mudar com o tempo e nem todos os periódicos têm os mesmos requisitos, é uma boa ideia sempre verificar antes de enviar. Isso tornará mais fácil processar seu envio, e você terá menos probabilidade de ser solicitado a reformatar e reenviar.

A escrita não atende aos padrões básicos 

Sua redação não precisa ser perfeita, mas seu artigo deve ser compreendido por quem o lê, para que possa avaliá-lo adequadamente. Muitos periódicos não enviarão um artigo para revisão se houver muitos erros de linguagem nele, ou se for muito difícil acompanhar até mesmo o esboço básico de seu artigo. Afinal, se for difícil de ler, será ainda mais difícil para os revisores avaliarem a qualidade de sua pesquisa.

Antes de enviar seu trabalho, reserve um tempo para se concentrar na redação. Certifique-se de verificar a ortografia e a gramática e corrigir erros de digitação ou frases pouco claras. (Não se esqueça de verificar as legendas das figuras também.) Se precisar de ajuda com a escrita, alguns periódicos poderão recomendar serviços de edição linguística .

Problemas com referências

Outro aspecto de seu artigo que os editores examinarão antes de enviá-lo para revisão por pares é a seção de referência. Eles perceberão se suas citações não corresponderem ao tópico de seu artigo ou se não houver tantas como eles esperariam. Eles também podem detectar autocitações neste estágio, onde os autores citaram principalmente seus próprios trabalhos e não os de outros pesquisadores. Todos esses são sinais de alerta que podem fazer com que seu artigo seja rejeitado antes mesmo de um revisor vê-lo. Portanto, certifique-se de citar todos os artigos relevantes que informam sua pesquisa e que você usou para escrever seu artigo.

Dados do autor ausentes

Muitos periódicos solicitam certas informações sobre os autores listados no artigo. Além do nome e afiliação, eles podem desejar informações de contato e detalhes sobre a contribuição de cada autor para o manuscrito. Se essa informação estiver faltando, você provavelmente receberá uma solicitação para enviar os detalhes que faltam antes que seu artigo seja enviado para revisão. Se você não puder fornecer as informações exigidas para todos os seus co-autores, seu artigo pode ser recusado para análise.

Plágio e autoplágio

Finalmente, muitos periódicos verificam o plágio antes da revisão por pares. Se isso sinalizar uma sobreposição considerável entre o seu artigo e as publicações existentes, isso pode impedi-lo de avançar no processo de revisão. Para evitar isso, adquira o hábito de nunca copiar e colar texto de outras fontes ao fazer anotações para o seu artigo.

Isso também é verdade se você incluir texto de qualquer um de seus próprios artigos! Mesmo que sejam palavras suas, você não poderá publicá-las duas vezes. Se você quiser mencionar algo novamente, parafraseie-o e sempre cite a fonte. Mesmo que você não use exatamente as mesmas palavras, pode correr o risco de ser rejeitado se o seu artigo for muito semelhante a um artigo que você publicou anteriormente e abranger a mesma pesquisa, ou se você dividir suas descobertas em várias manuscritos (fatiamento de salame).

Por estar ciente dos diferentes motivos pelos quais um artigo pode ser rejeitado antes de ser designado a um editor responsável, você pode fazer esforços para evitar isso e dar a seu manuscrito a melhor chance de ser enviado a revisores.


Esta postagem do blog é distribuída sob a  Licença de Atribuição Creative Commons (CC-BY) . As visões e opiniões expressas são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente as visões de Hindawi. A ilustração é de Hindawi e também CC-BY.

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Explore histórias da comunicação científica além da ciência ocidental

Explore as histórias da comunicação científica na cultura Maori, na antiga Pérsia, na Babilônia e na Assíria e nos mundos medievais europeu e árabe.
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Imagem de chumbo: velha placa de argila babilônica com inscrições matemáticas. Reproduzido sob uso justo, copyright da imagem: YPM BC.021355, Museu de História Natural de Yale Peabody. Foto de Wagensonner, K., 2020.

Sobre o evento

A comunicação científica tem uma história além da ciência ocidental?

Frequentemente, somos informados de que a comunicação científica se originou ao lado da ciência profissionalizada na Europa Ocidental, algumas centenas de anos atrás. No entanto, culturas em todo o mundo e ao longo do tempo desenvolveram convenções exclusivas para comunicar seu conhecimento em suas próprias sociedades e com outras.

Este webinar discutirá como podemos repensar as histórias da comunicação científica para que sejam mais diversificadas e inclusivas entre as diferentes culturas, sem perder de vista as abordagens únicas das culturas para a comunicação do conhecimento.

Quatro palestrantes excepcionais se basearão em exemplos de todo o mundo, incluindo trabalhos farmacêuticos europeus e árabes medievais, ciência da água persa antiga e conhecimento astronômico no mundo cuneiforme da Babilônia e da Assíria.

Para quem é isso?

O evento é gratuito e aberto a todos, incluindo comunicadores científicos, historiadores da ciência, membros do público interessados e todos os outros! Inscreva-se: https://www.eventbrite.com/e/histories-of-communicating-science-beyond-the-recent-west-tickets-128187689831

Quando é?

Será transmitido ao vivo ao meio-dia, horário de verão da Austrália Oriental, na quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 (14h no horário de verão da Nova Zelândia, 17h na terça-feira, 1º de dezembro, horário padrão do Pacífico norte-americano).

Será gravado?

O webinar será gravado e disponibilizado online para pessoas em fusos horários incompatíveis.

PROGRAMA

O evento será facilitado pela Dra. Lindy Orthia do Centro para a Conscientização Pública da Ciência (CPAS) da Universidade Nacional Australiana , com o apoio do Técnico de Eventos Matthew Phung.

Lindy é uma conferencista sênior em comunicação científica interessada em como repensar nossos conceitos de história da comunicação científica pode promover a inclusão e a diversidade no campo.

Apresentaremos o tema e quatro palestrantes, que apresentarão cada um por cerca de 10 minutos em suas áreas de atuação. Seguem perguntas e discussões.

As façanhas de Ngātoroirangi – várias maneiras de saber

Daniel Hikuroa

Até agora ignorado ou desconsiderado pela comunidade científica como mito ou lenda, fantástico e implausível, mātauranga Māori é o conhecimento gerado usando técnicas consistentes com o método científico, mas também inclui cultura e valores, e é explicado de acordo com uma visão de mundo Māori. Pūrākau são uma forma narrativa de mātauranga Māori, compreendendo explicações de fenômenos naturais, consistentes com uma visão de mundo Māori. Pūrākau explicado como ‘mitos’ invalidam as construções ontológicas e epistemológicas Māori do mundo, e pūrākau entendido apenas como ‘histórias’ é uma explicação inadequada da importância e eficácia de pūrākau no ensino, aprendizagem e transferência de conhecimento entre gerações.

Um comunicador excepcional, o Dr. Daniel Hikuroa lidera a conversa nacional sobre como entrelaçar mātauranga e ciência. Profundamente comprometido em abordar nossas questões ambientais mais desafiadoras, Dan está ativamente moldando, modelando e definindo as melhores práticas para mātauranga e comunicação científica em Aotearoa, Nova Zelândia. Cientista de sistemas terrestres, ele tem um papel fundamental na comunicação científica como Vice-Diretor de Engajamento Público do Te Pūnaha Matatini CoRE e como Comissário para a Cultura da UNESCO na Nova Zelândia.

Pseudônimos árabes e os “Príncipes da Medicina:” Convenções de Autoria em Textos Farmacêuticos da Europa Medieval e Moderna

Paula De Vos

Em minha pesquisa que rastreou as origens e o desenvolvimento da tradição farmacêutica ocidental, o grande significado da erudição árabe para esse desenvolvimento foi notável, não apenas por sua importância para lançar as bases dessa tradição, mas também pela maneira como ela foi amplamente ignorada. e omitido das discussões sobre a Revolução Científica e a ciência e medicina ocidentais em geral. No entanto, as convenções de escrita da Europa medieval e do início da modernidade para textos em latim e vernáculo demonstram rotineiramente o uso de pseudônimos de estudiosos altamente respeitados do mundo islâmico medieval para conferir prestígio e confiabilidade aos textos. Prólogos e material dedicatório, além disso, elogiaram muito esses autores, utilizando superlativos para descrever suas realizações e referindo-se a eles como “reis” e “príncipes.

Paula De Vos é professora de história na San Diego State University. Seu trabalho acadêmico se concentra na longa história da farmácia galênica, desde o antigo Mediterrâneo até a América espanhola colonial. Ela é co-editora de Science in the Spanish and Portuguese Empires (Stanford 2009) e publicou artigos sobre história natural e história da farmacologia precoce e matéria médica em locais como Ísis, História da Ciência, Jornal de História Interdisciplinar e o Journal of Ethnopharmacology, entre outros. Ela é autora de um livro intitulado Compound Remedies: Galenic Pharmacy from the Ancient Mediterranean to New Spain (University of Pittsburgh Press, outono de 2020).

Comunicar fazendo: Comunicar sustentabilidade na Pérsia

Ehsan Nabavi

A Pérsia, atualmente conhecida como Irã, é o lar de muitas técnicas, infraestruturas e arranjos políticos desenvolvidos para gerenciar os recursos e as necessidades das pessoas de uma maneira que é chamada de “sustentável” pela ciência moderna. Essas técnicas e práticas permitiram às comunidades, ao longo dos séculos, coordenar suas atividades para a proteção de seus recursos limitados, em face da incerteza, do risco e do potencial para conflitos de metas. Esta apresentação conta a história de como a ciência e a prática da sustentabilidade foram comunicadas no mundo persa ao longo dos milênios. Em particular, a apresentação usa o exemplo de qanat – um sistema sociotécnico para gestão de recursos hídricos, escassez e choques climáticos – para mostrar como uma compreensão local da sustentabilidade da água evoluiu e foi comunicada ao longo de muitas gerações e em todo o mundo.

O Dr. Ehsan Nabavi é professor de ciência e tecnologia no Centro para a Conscientização Pública da Ciência da Australian National University. Ele é engenheiro de sistemas hídricos (MEng) e sociólogo (PhD). Baseando-se na história, sociologia, economia e ciência política, sua pesquisa examina as interações menos tangíveis que ocorrem dentro da sustentabilidade e da inovação: entre governos, ciência e comunidades. Entre seus projetos recentes, ele lidera um projeto financiado pela UE chamado ‘centro de inovação em políticas de água’.

Não é uma versão menos perfeita: conhecimento astronômico na antiguidade cuneiforme

Francesca Rochberg

O estudo das culturas históricas e de como elas procuraram compreender seus mundos é instrutivo quando se tem que justificar a natureza da ciência em tempos ou lugares distantes, em comparação com o Ocidente moderno. Na comunicação sobre ciências na história ou em culturas não ocidentais, o termo ciência foi frequentemente substituído por pré-ciência ou etnociência, demonstrando como é difícil permitir que o termo que representa o sistema epistêmico mais autorizado do mundo moderno sirva como um designador para outras epistemes e outros mundos. Usarei o conhecimento astronômico do antigo Oriente Médio para ilustrar algumas das armadilhas na comunicação sobre a ciência antiga.

Francesca Rochberg é Catherine e William L. Magistretti Professora Distinta de Estudos do Oriente Médio no Departamento de Estudos do Oriente Médio e no Escritório de História da Ciência e Tecnologia da Universidade da Califórnia, Berkeley. Seu projeto de pesquisa atual trata da historiografia da ciência na cultura cuneiforme. Ela publicou mais recentemente Before Nature: Cuneiform Knowledge and the History of Science (University of Chicago, 2016, 2020).

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Acesso Aberto: saiba mais sobre esse movimento

 

Entenda o que é Acesso Aberto

O Acesso Aberto é um movimento mundial e refere-se à disponibilidade e acesso gratuito por qualquer pessoa aos resultados de pesquisas científicas. Esse acesso é proporcionado por meio do site do editor da publicação ou por meio de depósito em um repositório institucional ou temático.

Acesso Aberto na USP

Embora a Universidade de São Paulo sempre tenha promovido o acesso aberto ao conhecimento e aos resultados de suas pesquisas, foi há cerca de dez anos que o movimento do Acesso Aberto (Open Access) iniciou-se na Universidade. Saiba mais sobre a Política de Informação e o Repositório da Produção USP.

Política de Acesso Aberto da Fapesp

A Portaria CTA nº 01/2019 da Fapesp institui a “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”.

Consulte opções de Acesso Aberto das Revistas

Antes de enviar sua publicação para um periódico, descubra quais são suas opções para o acesso aberto e se essas opções estão em conformidade com as políticas de seu financiador e de sua instituição. Como alternativa, você pode entrar em contato com a Biblioteca da sua Unidade para receber orientações específicas.

Como depositar sua produção no Repositório da USP

Saiba mais sobre os procedimentos de envio das suas publicações para a Biblioteca da sua Unidade, para depósito no Repositório da Produção USP.

Saiba mais sobre a Repositório da Produção USP

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22/10 – Webinar “Acesso Aberto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

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Webinar “Acesso Aberto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

22 de outubro de 2020
15h-17h

Inscrições: https://doity.com.br/open-access-ods-usp-22out2020

De 19 a 25 de outubro de 2020 será comemorada a Semana Internacional do Acesso Aberto 2020 e a 23ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP

O tema da Semana Internacional do Acesso Aberto de 2020 tem como objetivo anunciado a frase “Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”. O Acesso Aberto pode ser uma ferramenta poderosa para construir sistemas mais equitativos de compartilhamento de conhecimento. A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para a comunidade mais ampla se coordenar na tomada de medidas para tornar a abertura o padrão para a pesquisa e para garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho.

Diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas de forma consistente durante todo o ano e integradas à estrutura da comunidade aberta, desde como nossa infraestrutura é construída até como organizamos as discussões da comunidade até as estruturas de governança que usamos. A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar este co-design e avançar o progresso para construir fundações mais equitativas para abrir o conhecimento – discussões e ações que precisam ser continuadas, ano após ano”.

Tendo esse contexto como ponto de partida, o tema deste ano na Universidade de São Paulo intitula-se “Acesso Aberto e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que evidencia a importância da universidade, da produção científica em relação aos ODS, bem como o papel das Bibliotecas como catalisadoras desses movimentos, seja a partir da aquisição e oferta de recursos e espaços de conhecimento, registro e disponibilização de conteúdos digitais, acolhimento e apoio ao usuário e ao pesquisador, seja estudante, docente ou profissionais em geral, em todas as suas atividades.

== Programação ==

15h00 – 15h30 | Acesso Aberto na USP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: oportunidades e desafios – Profa. Brasilina Passarelli – Vice-Presidente da AGUIA
15h30 – 16h00 | Bibliotecas Digitais, Virtuais e Repositórios Institucionais: instrumentos para o acesso à Informação – Profa. Rosaly Favero Krzyzanowski – Biblioteca Virtual Fapesp
16h00 – 16h30 | Produção USP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma análise bibliométrica -Dra. Elisabeth Dudziak – AGUIA
16h30 – 17h00 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade – Prof. Pedro Roberto Jacobi – IEE

Mediação: Waldo de Oliveira – AGUIA

Público alvo: pesquisadores, docentes, discentes, bibliotecários, editores de revistas, administradores, dirigentes, jornalistas, público em geral. Evento aberto com inscrições gratuitas.

Organização: 

aguia

Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

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Conferência da Associação de Editores Acadêmicos em Acesso Aberto será em setembro

oaspa-2020

Representando a comunidade de editores acadêmicos e organizações relacionadas, a Associação de Editores Acadêmicos em Acesso Aberto (Open Access Scholarly Publishers Association – OASPA) trabalha para apoiar a transição para um mundo em que o acesso aberto se torne o modelo predominante de publicação para publicações acadêmicas.

A Associação está comprometida com a missão de desenvolver e disseminar soluções de publicação que promovam o acesso aberto, preservem a integridade da academia e promovam as melhores práticas. O objetivo é garantir um mercado de acesso aberto diversificado, vibrante e saudável que oferece suporte a uma ampla variedade de soluções inovadoras e modelos de negócios.

Todos os os membros passam por um rigoroso procedimento de revisão inicial e devem, então, continuar a exemplificar altos padrões para permanecerem parte da OASPA. Ter esse processo de avaliação central garante que representem apenas organizações que compartilham a dedicação em manter as melhores práticas de publicação OA globalmente.

De 21 a 24 de setembro de 2020 será realizada a OASPA Conference 2020 (online) com o tema Open Access at a Time of Global Challenge. programa preliminar já está disponível.

Informações sobre conferências anteriores da OASPA podem ser encontradas nos seguintes links:

== Confira a Programação 2020 ==

Monday 21 Sept. 2020 – Multilingualism Pre-Conference Satellite Workshop – a separate event.

Tuesday 22 – Thursday 24 September 2020

Welcome

  • Claire Redhead, Executive Director, OASPA
  • Jennifer Gibson, Head of Open Research Communication, eLife / Chair of the OASPA 2020 Program Committee


Opening Discussion: 
Open access at a time of global challenge: How has the world changed?

  • Juliette Mutheu, African Academy of Sciences, Kenya
  • Erin O’Shea, President of the Howard Hughes Medical Institute, USA
  • Cesar Victora, Federal University of Pelotas, Brazil

Moderator: Catriona MacCallum, Hindawi, UK


Keynotes 

  • Anurag Acharya, Co-founder of Google Scholar, USA

Introduced by Abel Packer, SciELO, Brazil

  • Professor Wei Yang, Academician of the Chinese Academy of Sciences and former Director of the National Natural Science Foundation of China

Introduced by Shuai Yan, Independent Consultant, China


Panels


Open infrastructure: What forms of community-owned and open-source systems are important and why? 

  • Kaitlin Thaney Invest in Open Infrastructure, USA
  • Dasapta Erwin Irawan Institut Teknologi Bandung (ITB), Indonesia
  • Devika Madalli Indian Statistical Institute/Research Data Alliance,  India
  • Arley Soto Biteca, Colombia

Chair: Juan Pablo Alperin, ScholCommLab/Public Knowledge Project, Canada


Funding and business mechanisms for equitable open access

  • Vivian Berghahn Berghahn Books, UK
  • Sharla Lair LYRASIS, USA
  • Samuel A. Moore Coventry University, UK
  • Alexia Hudson-Ward Oberlin College and Conservatory, USA

Chair: Charles Watkinson,  University of Michigan, USA


Pricing and cost transparency: Is it time to unbundle the “end to end” publication process?

  • Johan Rooryck Plan S and Leiden University, The Netherlands
  • Kathleen Shearer COAR, Canada
  • Lucy Barnes Open Book Publishers / University of Cambridge, UK
  • Jasmin Lange Brill, The Netherlands

Chair: Emma Wilson, Royal Society of Chemistry, UK 


Small and scholar-led publishers: What lessons can they teach us?

  • Ritsuko Nakajima, Japan Science and Technology Agency, Japan
  • Elisabeth Adriana Dudziak, USP Journal Portal, Brazil
  • Pierre Mounier, OPERAS, France 
  • Salmina Mokgehle, Agricultural Research Council (ARC), South Africa

Chair: Salmina Mokgehle, Agricultural Research Council (ARC), South Africa


Researchers, open science and open access behaviours – what changed in 2020?

  • Thirumalachari Ramasami Former Indian Science and Technology Secretary, India
  • James Wilsdon RORI, UK
  • Pan Yang Chinese Medical Association’s Publishing House, China
  • Hélène Draux Digital Science, UK

Chair: Catriona MacCallum, Hindawi, UK


The future of open research communication: Where are we headed and how could we prepare?

  • Alex Mendonça  SciELO, Brazil
  • Elena Giglia University of Turin, Italy
  • Kristen Ratan Stratos (Strategies for Open Science), USA

Chair: Xenia van Edig, Technische Informationsbibliothek, TIB

 

Poster Lightning Talks 

Chair: Jennifer Gibson, eLife, UK

  • Open Science—for and with communities, and beyond open access
    Budd Hall, University of Victoria, Canada and Leslie Chan, University of Toronto, Canada
  • Helsinki Initiative on Multilingualism in Scholarly Communication
    Janne Pölönen, Federation of Finnish Learned Societies, Finland
  • Has the COVID-19 pandemic changed the way we publish research?
    Sarah Greaves, Hindawi, UK
  • Transitioning journals to open access via stakeholder-governed infrastructures
    Jeroen Sondervan, Utrecht University, The Netherlands and Sofie Wennström, National Library of Sweden
  • Research data and the academic reward system
    Erica Morissette, ScholCommLab and University of Ottawa / Meaningful Data Counts, Canada
  • The impact of COVID-19 on data sharing and the future of FAIR
    Alan Hyndman, Figshare, UK
  • The Microbiology Society on Transformative agreements
    Tasha Mellins-Cohen, The Microbiology Society, UK
  • Make Data Count: why publishers need to be citing data
    Rachael Lammey, Crossref, UK
  • Review Commons: a journal-independent peer review platform
    Sara Monaco, EMBO and ASAPBio, USA
  • Sustainable Open Access: Scholar-led, Non-APC and (Biblio-)diverse
    Marcel Wrzesinski, Humboldt Institute for Internet and Society (HIIG), Germany
  • Global grant IDs in Europe PMC
    Christine Ferguson, EMBL-EBI, UK
  • OAPEN Open Access Books Toolkit
    Christina Emery, Springer Nature, UK
  • Linking Publications to Institutions Using Open ROR IDs
    Maria Gould The Research Organization Registry (ROR), USA
  • As-you-go instead of after-the-fact: Free, open, and modular research communication
    Chris Hartgerink, Liberate Science, Germany
  • preLights – a community platform for preprint highlights
    Mate Palfy, The Company of Biologists, UK
  • Creative Commons NC Licenses – Open or Not so Open Access?
    Vincent W.J. van Gerven Oei, punctum books
  • Interactive dashboard of the OA Journal Landscape
    Maurits van der Graaf, Pleiade Management and Consultancy, The Netherlands
  • CoVis – a new tool to discover reliable COVID-19 research
    Peter Kraker, Open Knowledge Maps, Austria
  • Towards Open Physics
    Daniel Keirs, IOP Publishing, UK
  • Introducing the Initiative for Open Abstracts
    Speaker TBC, Initiative for Open Abstracts (I4OA)


Closing Remarks

Jennifer Gibson, eLife, UK / Chair of OASPA 2020 Conference Committee

2020 OASPA Conference Committee

Jennifer Gibson (eLife) – Chair
Xenia van Edig (Technische Informationsbibliothek, TIB)
Catriona MacCallum (Hindawi)
Emma Wilson (Royal Society of Chemistry)
Juan Pablo Alperin (ScholCommLab/Public Knowledge Project)
Abel Packer (SciELO)
Shuai Yan  (Independent Consultant, China)
Charles Watkinson (University of Michigan)

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Hub de informações COVID-19 – Lista de fontes de informação em acesso aberto

Esta é uma lista de recursos e fontes de informação em acesso aberto sobre a COVID-19. A cada dia novos itens são adicionados.

COVID19 Data Portal – Lançado em abril de 2020 para reunir conjuntos de dados relevantes para compartilhamento e análise, em um esforço para acelerar a pesquisa de coronavírus. Ele permite que os pesquisadores enviem, acessem e analisem dados de referência relacionados à COVID-19 e conjuntos de dados especializados como parte da plataforma de dados COVID-19 europeia mais ampla.

CORD-19 (COVID-19 Open Research Dataset) contém 57.000 entradas, incluindo 41.000 artigos legíveis por máquina de texto completo sobre COVID-19 e coronavírus relacionados, e serve como base para mineração de dados por técnicas de aprendizado de máquina, em a fim de responder a um conjunto de perguntas abertas sobre o COVID-19.

RDA COVID-19 Working Group – A Research Data Alliance criou um Grupo de Trabalho para definir diretrizes detalhadas sobre o compartilhamento e reutilização de dados nas atuais circunstâncias do COVID-19 de acordo com as melhores práticas, com o objetivo de desenvolver um sistema de compartilhamento de dados em emergências de saúde pública que apoie a pesquisa científica, incluindo uma estrutura comum, ferramentas e processos comuns e princípios que podem ser incorporados na prática de pesquisa.

Global  research on coronavirus disease COVID-19 – A OMS está reunindo os cientistas e profissionais de saúde globais do mundo para acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento e desenvolver novas normas e padrões para conter a propagação da pandemia de coronavírus e ajudar a cuidar das pessoas afetadas.

COVID-19 Knowledge Centers – Scientific Knowledge Services – Coleção de links do Coronavirus COVID-19.

WHO – COVID-19 Candidates Vaccines – Os documentos foram preparados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fins informativos apenas sobre o cenário global de 2019-2020 do novo coronavírus. A inclusão de qualquer produto ou entidade em particular em qualquer um desses documentos não constitui, e não deve ser considerada ou interpretada como qualquer aprovação ou endosso pela OMS de tal produto ou entidade (ou qualquer de seus negócios ou atividades), embora a OMS tome medidas razoáveis para verificar a precisão das informações apresentadas nestes documentos.

Covid-19 Data Sharing/BR – É uma iniciativa da FAPESP em cooperação com a Universidade de São Paulo, e, inicialmente, participação do Instituto Fleury, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein, com o objetivo de disponibilizar dados relacionadas à COVID-19 que possam contribuir para pesquisas desta temática. Os dados disponibilizados apresentam três categorias de informações: dados demográficos (gênero, ano de nascimento e região em que o paciente reside), dados de exames clínicos e/ou laboratoriais, além de informações, quando disponível, sobre a movimentação do paciente, como internações, por exemplo, e desfecho dos casos, como recuperação e óbito.Cada instituição disponibilizou um Dicionário de Dados para documentar e facilitar o uso do conjunto.

Transparência COVID-19 – O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

Nextstrain – é um projeto de código aberto para aproveitar o potencial científico e de saúde pública dos dados do genoma de patógenos. Fornece uma visão continuamente atualizada dos dados publicamente disponíveis, além de poderosas ferramentas analíticas e de visualização para uso da comunidade. O  objetivo é ajudar o entendimento epidemiológico e melhorar a resposta ao surto.

Gisaid – Permite rastrear a propagação da epidemia por meio de mutações genéticas.

Coronavirus (COVID-19) – Recursos de informação mantidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos

LitCovid – É um centro de literatura com curadoria para rastrear informações científicas atualizadas sobre o Coronavírus. É o recurso mais abrangente sobre o assunto, fornecendo um acesso central a 38410 (e crescendo) artigos relevantes no PubMed. Os artigos são atualizados diariamente e são categorizados por diferentes tópicos de pesquisa e localizações geográficas para melhorar o acesso.

Vivli – É uma plataforma que oferece uma maneira fácil de solicitar dados anônimos de ensaios clínicos concluídos.

USP contra a covid-19 – Diante da pandemia de coronavírus, pesquisadores das várias áreas do conhecimento na Universidade de São Paulo sentiram-se desafiados a direcionar suas linhas de pesquisa para novas investigações com o objetivo de auxiliar a sociedade a conter o avanço da doença. Conheça os caminhos das novas pesquisas da USP.

UPVacina – União Pró-Vacina é uma iniciativa organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com o Centro de Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), os projetos de divulgação científica Ilha do Conhecimento e Vidya Academics, e o Gaming Club da FEA-RP. O objetivo é unir instituições acadêmicas e de pesquisa, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para combater a desinformação sobre vacinas, planejando e coordenando atividades conjuntas durante todo o ano de 2020, explorando as potencialidades de cada instituição participante. Entre as ações que serão realizadas estão: produção de material informativo; intervenções em escolas, espaços públicos e centros de saúde; eventos expositivos; combate às informações falsas e desenvolvimento de games.

Unesp Coronavírus – Website que reúne notícias, boletins, comunicados, vídeos e atualizações das pesquisas realizadas pela universidade.

Unicamp Coronavírus – Website dedicado ao enfrentamento da pandemia, apresenta dados, informações, recomendações, atendimentos e atualizações de pesquisas realizadas pela universidade.

USP Biblioteca da Faculdade de Medicina – Apresenta uma lista de fontes de informação sobre a COVID-19.

Cochrane COVID-19 Study Register – É uma coleção de referência anotada, disponível gratuitamente, continuamente atualizada, de estudos sobre a COVID-19em humanos, incluindo desenhos intervencionais, observacionais, diagnósticos, prognósticos, epidemiológicos, qualitativos e econômicos. O objetivo do registro é apoiar a síntese rápida de evidências, incluindo o trabalho da Cochrane em Revisões Rápidas em resposta à COVID-19. Para permitir a descoberta, descritores foram adicionados às referências de acordo com o vocabulário PICO da Cochrane.

Diretório Coronavirus – O Diretório de fontes de informação científica de livre acesso sobre o Coronavírus, criado e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict, com a colaboração do escritório da UNESCO em Brasília, tem como objetivo reunir as fontes de informação científica em acesso aberto, nacional e internacional, que disponibiliza conteúdos sobre o Coronavírus e COVID-19. Além dos artigos científicos já publicados e também aqueles que, de tão recentes, ainda não foram publicados. O Diretório reúne dados de pesquisa, ensaios clínicos, teses, dissertações e outros materiais referentes à produção dos pesquisadores do mundo todo.

Coronavirus (COVID-19) NIH – Centro de recursos informacionais sobre a doença e a epidemia mantido pelos National Institutes of Health.

OECD Policy Responses to Coronavirus (COVID-19) – Porque a ciência aberta é crítica no combate à COVID-19. Apresenta diretrizes e recomendações, bem como uma série de fontes e recursos relacionados à pandemia. Além desse Website, a OECD apresenta outro com diversas informações sobre COVID-19 OECD.

COVID Evidence – É um banco de dados atualizado continuamente das evidências disponíveis em todo o mundo sobre intervenções para a COVID-19. Reúne informações sobre ensaios planejados, em andamento e concluídos em todo o mundo sobre qualquer intervenção para tratar ou prevenir infecções por SARS-CoV-2. São aplicadas estratégias de pesquisa automática com extração manual especializada das principais características dos ensaios.

MOBS Lab ou MIDAS – Plataformas de modelagem da propagação da epidemia.

COVID-19 – Portal – Informações e Esclarecimentos Oficiais do Governo Brasileiro Sobre a COVID-19. Leia Sobre os Sintomas, Prevenção e Dúvidas Mais Comuns Sobre o Coronavírus. Página Oficial da OMS. Informações Covid-19. Recomendações da OMS. Aprenda Sobre a Covid-19.

Open-Access Data and Computational Resources to Address COVID-19 – Dados de acesso aberto e recursos computacionais da COVID-19 estão sendo fornecidos por agências federais, incluindo NIH, consórcios públicos e entidades privadas. Esses recursos estão disponíveis gratuitamente para pesquisadores, e esta página será atualizada à medida que mais informações estiverem disponíveis.

NIH Clinical Trials  O ClinicalTrials.gov é um banco de dados de estudos clínicos com financiamento público e privado, realizados em todo o mundo.

Sparc COVID-19 and Open Science – A crise do Coronavírus, sem dúvida, mostrou como as implicações do Open podem ser críticas para a sociedade. Enquanto os pesquisadores em todo o mundo estão trabalhando duro para encontrar uma vacina e medicamentos eficazes – e muitos editores e provedores de serviços se esforçam para fornecer acesso aberto à pesquisa e informações temporariamente – os pesquisadores ainda estão perdendo publicações relevantes, software e dados de pesquisa que permanecem de fora de alcance. O coronavírus está afetando praticamente todas as partes de nossas vidas; portanto, precisamos de conhecimentos e práticas não apenas da área médica, mas de todas as áreas da saúde pública e das ciências sociais.

Virus Outbreak Data Network (VODAN) – Propõe a criação de repositórios de dados FAIR que podem ser usados por algoritmos de entrada (máquinas virtuais) para solicitar questões específicas de pesquisa.

Open COVID Pledge – Coalizão internacional de cientistas e advogados que exorta os autores a disponibilizarem toda a Propriedade Intelectual sob seu controle para ajudar a acabar com a pandemia de COVID-19 e reduzir o impacto da doença, gratuitamente e sem ônus. O compromisso é assinado por 29 grandes empresas e organizações, incluindo Intel, Facebook, Amazon, IBM, Sandia National Laboratories, Hewlett Packard, Microsoft, Uber, Open Knowledge Foundation, o Masachussetts Institute of Technology. Os signatários (doadores) oferecem uma licença Open COVID não exclusiva e isenta de royalties específica para usar IP com a finalidade de diagnosticar, prevenir e tratar COVID-19.

Open access to facilitate research and information on COVID-19 – Diante da pandemia de Covid-19, o valor e a necessidade das soluções abertas são cruciais. O acesso aberto a informações científicas e dados abertos facilita a pesquisa melhor e mais rápida em relação a uma vacina e informa medidas de saúde pública essenciais para conter a propagação do vírus. Os Recursos Educacionais Abertos (OERs) mantêm os cidadãos atualizados e informados sobre o vírus, ajudando a garantir sua conformidade com os conselhos de saúde pública e permitindo que o aprendizado continue à distância. Nesta página, soluções abertas refere-se a artigos de periódicos de acesso aberto e dados científicos abertos revisados por pares, e são apresentadas nossas iniciativas sobre acesso aberto e dados científicos abertos.

== Bases de Dados de Editoras Internacionais ==

Mais de 30 editoras líderes se comprometeram a tornar todas as suas publicações relacionadas ao COVID-19 e ao coronavírus, e os dados disponíveis que os suportam, imediatamente acessíveis no PubMed Central (PMC) e em outros repositórios públicos. Isso ajudará a apoiar os esforços contínuos de resposta a emergências de saúde pública. Abaixo destacamos algumas dessas editoras e seus recursos:

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Open Science será o tema do Webinário da ABC em 18 de agosto de 2020

WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER
O mundo a partir do coronavírus, Ed.20
DESVENDANDO A OPEN SCIENCE: BENEFÍCIOS, GARGALOS E DESAFIOS
3ª f, 18/8, às 16h

O movimento global de Open Science (Ciência Aberta) envolve o conjunto de políticas e ações para promover a ampla disseminação das descobertas cientificas, de modo que os resultados de uma pesquisa sejam acessíveis a todos, passíveis de reutilização e de reprodução. O objetivo principal é acelerar o avanço da ciência e aumentar a colaboração científica, visando o progresso científico, tecnológico, econômico, social e cultural. A forma principal de disseminação é a disponibilização de publicações, dados, software, métodos e processos computacionais abertos em repositórios digitais públicos.

A ampla adoção da Ciência Aberta entre acadêmicos e cientistas em geral é necessária e urgente. Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

open-science-abc-palestrantes-2020

  • Claudia Bauzer Medeiros, membro titular da ABC. É professora titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou ou atua em comitês de diversas agências de fomento (Fapesp, Capes, CNPq). Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos para vários tipos de aplicações multidisciplinares. É membro do Conselho Científico da Research Data Alliance (RDA) e da Association for Computing Machinery (ACM). Ela vai dar uma visão geral do movimento mundial de Open Science, ressaltando seus benefícios, gargalos e desafios.
  • Patricia Bertin, pesquisadora e supervisora de Governança da Informação e Transparência da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa. Tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de abordagens sistêmicas para a gestão de dados e informações em organizações de CT&I. Coordena o compromisso brasileiro pela Ciência Aberta no IV Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, com parceiros governamentais e da sociedade civil, cujos resultados sintetizará no webinário.
  • Josué Laguardia, médico, pesquisador e professor da pós-graduação do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz, onde lidera a Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC. Desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro e qualidade de vida relacionada à saúde. Vai abordar o desenvolvimento de estratégias para formular um modelo de governança da pesquisa dentro dos princípios da Ciência Aberta.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o diretor Virgílio Almeida.

INSCREVA-SE EM https://bit.ly/abcwebinario20 E ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissao

== REFERÊNCIA ==

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC).  Open Science será o tema do Webinário da ABC em 18 de agosto de 2020. Disponível em: http://www.abc.org.br/2020/08/13/open-science-sera-o-tema-do-webinario-da-abc-em-18-8/ Acesso em: 13 ago. 2020.

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