Open Access Policies Kit

Com o objetivo de apoiar a formulação e implementação de instituições de Acesso Aberto, o projeto RCAAP criou um Kit de Políticas de Acesso Aberto, com base na análise e adaptação das boas práticas em nível nacional e internacional. Neste Kit, instituições interessadas em promover o sucesso de seus repositórios e a visibilidade da sua atividade científica poderão encontrar aplicações de planos e modelos de políticas de acesso aberto.

Open Access Policies Kit

Publicado em Notícias, Política informacional, Referências Marcado com: , ,

As Universidades e o Open Access

Leia mais ›

Publicado em Notícias, Sobre OA, Vídeos Marcado com: , , ,

JoVE: Journal of Visualized Experiments

Journal of Visualized Experiments (JoVE) é um periódico peer reviewed indexado no PubMed dedicado à publicação de pesquisas biológicas em um formato de vídeo.

Foi criado como uma nova ferramenta na publicação e  comunicação das ciências da vida.  JoVE tira proveito da tecnologia de vídeo para capturar e transmitir os múltiplos aspectos e complexidades da pesquisa em ciências biológicas. A visualização facilita muito a compreensão e a reprodução eficaz de técnicas esperimetais  básicas e complexas, resolvendo assim dois dos maiores desafios enfrentados pela comunidade de hoje na pesquisa em ciências da vida: 1) a pouca transparência e a baixa reprodutibilidade dos experimentos biológicos e 2) o tempo natural e o trabalho intensivo na aprendizagem de novas técnicas experimentais.

TIMELINE JoVE

Publicado em Notícias, Vídeos Marcado com: , , , ,

Workshops de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica

Objetivos da Capacitação: apresentar aos participantes novas ferramentas, procedimentos e informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido e eficiente. Aumentar o fator de impacto dos artigos produzidos, por meio da melhoria da qualidade dos mesmos, em revistas internacionais indexadas. Isso pode ser alcançado a partir da forma como o artigo é apresentado,  bem como das escolhas relativas à formatação e publicação do artigo.

Público-alvo: docentes em atividade na USP, pós-doutorandos registrados na USP, alunos de doutorado regularmente matriculados em um Programa de Pós-Graduação na USP.

Cada workshop terá duração de 16h, com carga horária distribuída em dois dias seguidos e capacidade para cinquenta participantes.

Clique no link do Workshop para saber mais sobre os locais, as datas, o programa e como se candidatar para participar.
fonte: http://www.workshop.sibi.usp.br/

Publicado em Atores OA, Eventos, Notícias Marcado com: , , ,

Academic Knowledge, Open Access and Democracy: A Call for Action

A Fundação britânica Arcadia emitiu uma declaração/informe sobre as vantagens do acesso aberto à produção científica por diferentes razões, científicas, sociais e economicas. Neste informe é solicitado que os resultados de projetos financiados com recursos públicos sejam acessíveis desde o momento de sua publicação seja por revistas em Acesso Aberto, seja por cópias das publicações depositadas em repositórios. O documento foi discutido com membros do governo britânico em 17 de março.
Acesse:  http://www.arcadiafund.org.uk/sites/default/files/arcadia_open_access_academic_knowledge_and_democracy_with_signatories_11_march_2011.pdf

Publicado em Notícias Marcado com: , ,

A arte de ultrapassar fronteiras

SIBi 30 anosBIBLIOTECAS

Uma grande exposição em outubro e eventos mensais marcam as comemorações dos 30 anos de criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP. A ideia é discutir o papel do Sibi nesses seus 30 anos frente às novas tecnologias e o ciberespaço. Veja matéria completa.

SIBi 30 anos

Profª Drª Sueli Mara S. P. Ferreira:
especial para o JORNAL da USP online

Publicado em Notícias Marcado com: , , , , ,

Revistas e Livros acadêmicos em acesso aberto: conheça o IntechOpen

INTECHopen – portal de acesso aberto a revistas e livros acadêmicos

O Portal INTECHopen permite o acesso aberto a revistas e livros nas áreas de engenharia, ciências bilógicas, medicina e computação.
São mais de 300 títulos, dentre os quais se destacam obras sobre MATLAB, Labview, numerical simulation, robot surgery. Há vários títulos de 2011 e 2010.

http://www.intechopen.com/

http://intechweb.wordpress.com/ (Blog)

Publicado em Notícias, Sobre OA Marcado com: , , , , , , , ,

Steven Harnad e as métricas de impacto da produção científica em acesso aberto

Leia mais ›

Publicado em Atores OA, Notícias, Sobre OA, Vídeos Marcado com: ,

Saiba mais sobre a Rede Européia de Editoras de Publicações em Acesso Aberto (OAPEN)

A Open Access Publishing in European Networks (OAPE) é uma iniciativa européia de colaboração em rede para desenvolver e implementar um modelo sustentável de publicação de acesso aberto para livros acadêmicos da área de Ciências Humanas e Sociais. A OAPEN disponibiliza na Internet uma biblioteca digital (http://www.oapen.org).

A Biblioteca da OAPEN pretende melhorar a visibilidade e a facilidade de utilização das pesquisas acadêmicas de elevada qualidade, agregando publicações européias revisadas por pares e disponibilizadas em acesso aberto.

Entre as editoras que fazem parte da OAPEN estão a Amsterdam University Press (291 títulos), a Universitätsverlag Göttingen (135 títulos), a Firenze University Press (131 títulos), entre outras. As obras, disponíveis na íntegra (pdf) tratam de assuntos relacionados à Administração e Negócios, Humanidades, Direito, Economia, Finanças, Arte, Geografia e História.

Publicado em Atores OA, Notícias, Sobre OA Marcado com: , , ,

A Wikimedia e a Universidade de São Paulo (USP)

Como dinamizar o uso da Wikimedia nas atividades de aprendizado na Universidade de São Paulo?
Esta foi a questão que norteou o encontro que aconteceu no dia 18 de janeiro de 2011 no Auditório do Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP, do qual participaram docentes, bibliotecários e estudantes, além de representantes da Wikimedia Foundation.

Durante o encontro, foi possível conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Fundação que congrega distintos projetos, todos desenvolvidos colaborativamente. Dentre estes projetos, o mais conhecido é a Wikipedia, que acaba de completar 10 anos de atuação em prol do acesso amplo e irrestrito à informação útil e confiável, gerada a partir do trabalho voluntário de milhares de contribuidores.

A Wikimedia Brasil é parte deste movimento mundial, que procura aglutinar interessados em congregar esforços a partir de projetos de conteúdo (como, por exemplo, a WikiUniversidade, Wikilivros, Wikinotícias e a própria Wikipedia) e projetos de infraestrutura (como, por exemplo, a Meta-wiki, MediaWiki, entre outros). O Brasil é líder quando se trata das contribuições em português.

Jessie Wild fez um breve relato da trajetória da Fundação e, em seguida, o professor Ewout ter Haar (IF/STOA-USP) abriu espaço para que a platéia se manifestasse.

Foi possível observar que, apesar da projeção alcançada, muito ainda pode ser feito em prol da dinamização e ampliação de sua utilização, principalmente nas Universidades. Na USP, isto ainda ocorre de forma fragmentada, a partir de iniciativas pontuais, mas recorrentes. Salvo relatos de algumas dificuldades técnicas de utilização da interface para quem colabora na redação de verbetes, a percepção geral foi positiva. Todos que compartilharam experiências de utilização, principalmente da Wikipedia como recurso didático no processo de aprendizagem, se mostraram satisfeitos e entusiasmados.

O desafio agora é popularizar estas práticas e modificar modelos de aprendizado, de modo a valorizar as parcerias e o conhecimento gerado pelos próprios estudantes.

Publicado em Direito autoral, Notícias, Política informacional, Sobre OA Marcado com: , , ,