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Carta de Apoio ao Acesso Aberto à Produção Técnico-Científica,  Artística e Didática da Universidade de São Paulo

No dia 26 de outubro de 2010, docentes, funcionários e estudantes, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil, ligados ao meio acadêmico, reuniram-se para manifestar o apoio ao acesso aberto[1] à produção técnico-científica, artística e didática[2] da Universidade de São Paulo. Como resultado elaborou-se uma minuta de carta de apoio, a qual ficou disponível para comentário público e aberto por 15 dias (https://www.acessoaberto.usp.br/minutacartausp). A seguir apresenta-se, para adesão pela comunidade, a versão final da referida Carta.

Firmamos este documento reconhecendo o papel essencial de autores, editores, bibliotecários, agências governamentais de fomento à pesquisa e instituições de ensino superior no registro, preservação e disseminação dos resultados das atividades acadêmicas e de investigação científica. Reconhecemos o respeito aos direitos autorais, sejam eles morais ou patrimoniais, em relação ao conhecimento produzido e compreendemos ser possível articular todos esses aspectos em benefício da democratização do conhecimento. A democratização do conhecimento é obrigação da universidade pública e parte central de sua função social.

No âmbito da Universidade de São Paulo e, considerando a Sociedade do Conhecimento, instamos os órgãos institucionais, pró-reitorias, unidades de ensino e pesquisa, corpo docente e discente e funcionários a buscar e promover atividades, políticas, programas e projetos que assegurem o acesso aberto à informação. Entendemos que, como instituição de ensino superior público estadual, cabe à Universidade de São Paulo garantir o acesso pleno e isento de barreiras financeiras, legais ou técnicas a todo e qualquer conteúdo produzido com recursos públicos.

Em consonância com o movimento mundial, declaramos a importância da promoção do acesso universal à informação e ao conhecimento como condição essencial ao desenvolvimento sustentável das nações e à promoção da qualidade de vida das pessoas e a inovação.

Neste sentido, apoiamos as seguintes ações:

  • adesão, por parte da comunidade uspiana, ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades, envidando esforços para garantir o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral da produção técnico-científica, artística e didática da comunidade acadêmica USP;
  • iniciativas institucionais de estímulo e suporte aos autores USP[3] para o favorecimento de negociações de licenças não exclusivas (ao invés de cessões ou licenças exclusivas), junto a editores/produtores/ou outras parcerias, com vistas ao acesso aberto pelo depósito de sua produção no repositório institucional;
  • que aos autores USP, em suas negociações de contrato junto a editores/produtores/ou outras parcerias, busquem não conceder a cessão ou licença exclusiva de seus direitos sobre tal obra, mas que assegurem o direito de depósito de tal produção no repositório institucional aberto da Universidade;
  • o estabelecimento de Política Institucional de Informação na USP, que defina os parâmetros para preservar os direitos autorais e também viabilizar o acesso aberto à produção técnico-científica, artística e didática da universidade;
  • a adoção de um Repositório Institucional da Universidade de São Paulo (com sua produção intelectual, em texto completo, disponível online e gratuitamente) como instância prioritária e inequívoca da memória, certificação e governança de sua produção;
  • que seja fomentado pela USP um programa de digitalização e preservação digital do acervo em domínio público das bibliotecas da Universidade e de toda sua produção técnico-científica, artística e didática, respeitando padrões internacionais de interoperabilidade legal e técnica;
  • que os órgãos competentes da USP envidem esforços junto às agências de fomento brasileiras, visando incluir entre seus critérios políticas nacionais de acesso aberto as revistas científicas brasileiras e à produção acadêmica e de pesquisa, especialmente àquelas financiadas com recursos públicos.

Acredita-se que a adoção conjunta dessas ações trará benefícios significativos à sociedade, amplo e livre acesso aos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da USP, corroborando para a sua responsabilidade social.

Decidiu-se, no plenário do Fórum de Discussão sobre Acesso Aberto à Produção Técnico-Científica, Artística e Didática da USP, a publicação online desta Carta e para conhecimento, manifestação e adesões por parte dos membros da comunidade USP: https://www.acessoaberto.usp.br/cartaUSP


[1]Por “acesso aberto” à literatura, deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como, a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apóiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais, técnicas ou outras que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para os usos acima citados deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação. Para saber mais acesse: http://www.openoasis.org/
[2] A partir da discussão sobre as distintas tipologias de produção docente e discente na USP, aqui poderão ser incluídos outros conteúdos, dentre eles os midiáticos tais como filmes, documentários, vídeos institucionais, programas de rádio e TV, jornais, revistas, transmissões gravadas de eventos etc.
[3]Autores USP: professores, pesquisadores, funcionários e alunos sob quaisquer regimes ou vínculos e no exercício de sua função.

 

Carta USP

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FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACESSO ABERTO NA USP (2010): Vídeo Parte 2

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High-Level Group on Scientific Data – relatório final

Em 06 de outubro de 2010, o Grupo de Alto Nível sobre Dados Científicos (High-Level Group on Scientific Data) apresentou seu relatório final à Comissão Européia – Agenda Digital.

O relatório intitulado “Surfando na onda: como a Europa pode ganhar com a onda crescente de dados científicos” ( Riding the wave – How Europe can gain from the rising tide of scientific data – Final report of the High Level Expert Group on Scientific Data – October 2010) é o resultado de seis meses de intenso debate e de consultas com especialistas de todo o mundo para preparar uma “visão 2030” para dados científicos e infra-estruturas. David Giaretta, diretor da APA (Alliance for Permanent Access), foi o relator do relatório.O relatório descreve cenários a longo prazo e os desafios associados a respeito do acesso a dados científicos, curadoria e conservação, bem como a estratégia e as ações necessárias para concretizar a visão. O Grupo de Alto Nível é composto por doze peritos europeus em diferentes domínios da ciência e é presidido pelo Professor John Wood, também presidente da ERAB (European Research Area Board). Outras informações: http://www.alliancepermanentaccess.org/

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Os novos tempos da informação livre

O acesso aberto à produção científica da Universidade é tema de evento promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas e pelo Instituto de Estudos Avançados durante a 13ª Semana do Livro e da Biblioteca, realizada em outubro. Continue lendo
Fonte: Jornal da Usp online

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FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACESSO ABERTO NA USP (2010): assista ao vídeo

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Bianca Amaro de Melo (IBICT)

“O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) um instituto do Ministério da Ciência e Tecnologia, apóia o movimento mundial de acesso aberto à literatura científica. Neste sentido, vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, vários projetos que promovem e colocam em prática a filosofia do acesso aberto no País. Ao apoiar a criação de repositórios institucionais nas universidades públicas e institutos de pesquisa, bem como a produção de revistas eletrônicas científicas, o registro e difusão das teses e dissertações brasileiras, entre outras ações, o IBICT visa a auxiliar no registro e difusão da produção científica nacional para que o Brasil e o mundo possam conhecer a nossa produção nacional e, assim, contribuir para o avanço da ciência global. Portanto, o IBICT parabeniza e apóia o movimento da USP no sentido de conscientizar e envolver toda sua comunidade em torno do tema”

Bianca Amaro de Melo
IBICT – Ministério da Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

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Prof. Dr. Caetano Traina Jr.

“Considero que todos os docentes e técnicos da USP, assim como a maioria dos alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas na USP, são pagos com recursos públicos, portanto é importante que o resultado dessas pesquisas seja disponibilizado para todos. Especialmente, se a maioria do financiamento desse trabalho é feito pelo Brasil, não tem sentido que o resultado acabado desse trabalho somente possa ser visto pagando algo para empresas privadas estrangeiras.”

Prof. Dr. Caetano Traina Junior
Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos – USP
Representante da USP no Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação do CNPq
Currículo Lattes

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Prof. Dr. Edson Luiz Riccio (PhD)

“Prezada Profª Sueli… Inicialmente, parabenizo-a pela louvável iniciativa. Informo que sou totalmente favorável ao acesso aberto, tanto que a JISTEM, revista da qual sou o Editor , sempre foi de acesso livre e gratuito e faz parte do Portal de Revistas da USP. Conte com nosso apoio para essa iniciativa e para as próximas reuniões.”

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio(PhD)
Professor of Information Systems & International Management
President  of International Cooperation Office-CCInt/FEA
Editor – JISTEM – Journal of Information Systems and Technology Management
University of Sao Paulo – USP
Currículo Lattes

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Prof. Dr. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni

Sou editor da revista Scientia Agricola. Participei da Comissão de Credenciamento de Periódicos da USP na gestão do Prof. Melfi e fui membro do Comitê Consultivo da base SciELO por 8 anos. Sendo assim, acredito piamente que a divulgação aberta aumenta de forma impressionante a visibilidade das nossas publicações. Fico feliz em saber do esforço de todos vocês para fazer com que a divulgação/visibilidade das publicações da USP seja melhorada. Parabéns.”

Prof. Dr. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Universidade de São Paulo
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Editor da Revista Scientia Agrícola
Currículo Lattes

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Acesso Aberto: o futuro da publicação científica

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