Participação da Universidade de São Paulo (USP) na 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre

1ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

O objetivo da Conferência é reunir as comunidades brasileiras e portuguesas que estão desenvolvendo projetos e serviços voltados ao acesso aberto/acesso livre à informação e ao conhecimento.

Realizado entre os dias 25 e 26 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal, o evento é resultado do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil e em Portugal em Outubro de 2009.

A Profa.Dra. Sueli Mara Ferreira (ECA/DT-SIBiUSP), membro da Comissão Científica do evento, apresentou a Comunicação “REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: a experiência da Universidade de São Paulo”, trabalho escrito em conjunto com a bibliotecária Eidi Raquel F. Abdalla (DT-SIBiUSP), Prof.Dr. Edson S. Gomi (EP/USP), Prof. Dr. Ewout ter Haar (IFUSP/STOA), bibliotecária Dra.Elisabeth Dudziak (DT-SIBiUSP) e bibliotecária Rosa Maria Fischi (FMVZ/USP).

Link para o trabalho:

Também participam da Conferência a Profa.Dra. Regina M. Silveira (EPUSP/IPTV) e o Prof.Dr. Edson S. Gomi (EPUSP/Brasiliana).

A Conferência pode ser vista ao vivo por meio do link: streaming.uminho.pt/acessolivre

Site do evento: http://confoa2010.acessolivre.pt/

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Imagens USP – Site aberto ao público reúne fotos sobre a Universidade de São Paulo

Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP desde 2007, o site (http://www.imagens.usp.br/), que já pode ser acessado e conta com cerca de 4 mil arquivos, é um banco de imagens aberto e online, alimentado pelos próprios fotógrafos, com fotos de professores, prédios, pesquisas, exposições, espetáculos; enfim, de uma diversidade de assuntos relacionados à USP. A iniciativa é uma resposta à grande demanda principalmente por parte da imprensa, mas também do público em geral, por imagens da Universidade. Confira a matéria completa clicando aqui.

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Carta de Apoio ao Acesso Aberto à Produção Técnico-Científica,  Artística e Didática da Universidade de São Paulo

No dia 26 de outubro de 2010, docentes, funcionários e estudantes, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil, ligados ao meio acadêmico, reuniram-se para manifestar o apoio ao acesso aberto[1] à produção técnico-científica, artística e didática[2] da Universidade de São Paulo. Como resultado elaborou-se uma minuta de carta de apoio, a qual ficou disponível para comentário público e aberto por 15 dias (https://www.acessoaberto.usp.br/minutacartausp). A seguir apresenta-se, para adesão pela comunidade, a versão final da referida Carta.

Firmamos este documento reconhecendo o papel essencial de autores, editores, bibliotecários, agências governamentais de fomento à pesquisa e instituições de ensino superior no registro, preservação e disseminação dos resultados das atividades acadêmicas e de investigação científica. Reconhecemos o respeito aos direitos autorais, sejam eles morais ou patrimoniais, em relação ao conhecimento produzido e compreendemos ser possível articular todos esses aspectos em benefício da democratização do conhecimento. A democratização do conhecimento é obrigação da universidade pública e parte central de sua função social.

No âmbito da Universidade de São Paulo e, considerando a Sociedade do Conhecimento, instamos os órgãos institucionais, pró-reitorias, unidades de ensino e pesquisa, corpo docente e discente e funcionários a buscar e promover atividades, políticas, programas e projetos que assegurem o acesso aberto à informação. Entendemos que, como instituição de ensino superior público estadual, cabe à Universidade de São Paulo garantir o acesso pleno e isento de barreiras financeiras, legais ou técnicas a todo e qualquer conteúdo produzido com recursos públicos.

Em consonância com o movimento mundial, declaramos a importância da promoção do acesso universal à informação e ao conhecimento como condição essencial ao desenvolvimento sustentável das nações e à promoção da qualidade de vida das pessoas e a inovação.

Neste sentido, apoiamos as seguintes ações:

  • adesão, por parte da comunidade uspiana, ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades, envidando esforços para garantir o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral da produção técnico-científica, artística e didática da comunidade acadêmica USP;
  • iniciativas institucionais de estímulo e suporte aos autores USP[3] para o favorecimento de negociações de licenças não exclusivas (ao invés de cessões ou licenças exclusivas), junto a editores/produtores/ou outras parcerias, com vistas ao acesso aberto pelo depósito de sua produção no repositório institucional;
  • que aos autores USP, em suas negociações de contrato junto a editores/produtores/ou outras parcerias, busquem não conceder a cessão ou licença exclusiva de seus direitos sobre tal obra, mas que assegurem o direito de depósito de tal produção no repositório institucional aberto da Universidade;
  • o estabelecimento de Política Institucional de Informação na USP, que defina os parâmetros para preservar os direitos autorais e também viabilizar o acesso aberto à produção técnico-científica, artística e didática da universidade;
  • a adoção de um Repositório Institucional da Universidade de São Paulo (com sua produção intelectual, em texto completo, disponível online e gratuitamente) como instância prioritária e inequívoca da memória, certificação e governança de sua produção;
  • que seja fomentado pela USP um programa de digitalização e preservação digital do acervo em domínio público das bibliotecas da Universidade e de toda sua produção técnico-científica, artística e didática, respeitando padrões internacionais de interoperabilidade legal e técnica;
  • que os órgãos competentes da USP envidem esforços junto às agências de fomento brasileiras, visando incluir entre seus critérios políticas nacionais de acesso aberto as revistas científicas brasileiras e à produção acadêmica e de pesquisa, especialmente àquelas financiadas com recursos públicos.

Acredita-se que a adoção conjunta dessas ações trará benefícios significativos à sociedade, amplo e livre acesso aos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da USP, corroborando para a sua responsabilidade social.

Decidiu-se, no plenário do Fórum de Discussão sobre Acesso Aberto à Produção Técnico-Científica, Artística e Didática da USP, a publicação online desta Carta e para conhecimento, manifestação e adesões por parte dos membros da comunidade USP: https://www.acessoaberto.usp.br/cartaUSP


[1]Por “acesso aberto” à literatura, deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como, a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apóiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais, técnicas ou outras que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para os usos acima citados deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação. Para saber mais acesse: http://www.openoasis.org/
[2] A partir da discussão sobre as distintas tipologias de produção docente e discente na USP, aqui poderão ser incluídos outros conteúdos, dentre eles os midiáticos tais como filmes, documentários, vídeos institucionais, programas de rádio e TV, jornais, revistas, transmissões gravadas de eventos etc.
[3]Autores USP: professores, pesquisadores, funcionários e alunos sob quaisquer regimes ou vínculos e no exercício de sua função.

 

Carta USP

Confira o Gráfico Estatístico das assinaturas Clique aqui

 

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FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACESSO ABERTO NA USP (2010): Vídeo Parte 2

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High-Level Group on Scientific Data – relatório final

Em 06 de outubro de 2010, o Grupo de Alto Nível sobre Dados Científicos (High-Level Group on Scientific Data) apresentou seu relatório final à Comissão Européia – Agenda Digital.

O relatório intitulado “Surfando na onda: como a Europa pode ganhar com a onda crescente de dados científicos” ( Riding the wave – How Europe can gain from the rising tide of scientific data – Final report of the High Level Expert Group on Scientific Data – October 2010) é o resultado de seis meses de intenso debate e de consultas com especialistas de todo o mundo para preparar uma “visão 2030” para dados científicos e infra-estruturas. David Giaretta, diretor da APA (Alliance for Permanent Access), foi o relator do relatório.O relatório descreve cenários a longo prazo e os desafios associados a respeito do acesso a dados científicos, curadoria e conservação, bem como a estratégia e as ações necessárias para concretizar a visão. O Grupo de Alto Nível é composto por doze peritos europeus em diferentes domínios da ciência e é presidido pelo Professor John Wood, também presidente da ERAB (European Research Area Board). Outras informações: http://www.alliancepermanentaccess.org/

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Os novos tempos da informação livre

O acesso aberto à produção científica da Universidade é tema de evento promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas e pelo Instituto de Estudos Avançados durante a 13ª Semana do Livro e da Biblioteca, realizada em outubro. Continue lendo
Fonte: Jornal da Usp online

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FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACESSO ABERTO NA USP (2010): assista ao vídeo

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Bianca Amaro de Melo (IBICT)

“O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) um instituto do Ministério da Ciência e Tecnologia, apóia o movimento mundial de acesso aberto à literatura científica. Neste sentido, vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, vários projetos que promovem e colocam em prática a filosofia do acesso aberto no País. Ao apoiar a criação de repositórios institucionais nas universidades públicas e institutos de pesquisa, bem como a produção de revistas eletrônicas científicas, o registro e difusão das teses e dissertações brasileiras, entre outras ações, o IBICT visa a auxiliar no registro e difusão da produção científica nacional para que o Brasil e o mundo possam conhecer a nossa produção nacional e, assim, contribuir para o avanço da ciência global. Portanto, o IBICT parabeniza e apóia o movimento da USP no sentido de conscientizar e envolver toda sua comunidade em torno do tema”

Bianca Amaro de Melo
IBICT – Ministério da Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

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Prof. Dr. Caetano Traina Jr.

“Considero que todos os docentes e técnicos da USP, assim como a maioria dos alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas na USP, são pagos com recursos públicos, portanto é importante que o resultado dessas pesquisas seja disponibilizado para todos. Especialmente, se a maioria do financiamento desse trabalho é feito pelo Brasil, não tem sentido que o resultado acabado desse trabalho somente possa ser visto pagando algo para empresas privadas estrangeiras.”

Prof. Dr. Caetano Traina Junior
Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos – USP
Representante da USP no Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação do CNPq
Currículo Lattes

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Prof. Dr. Edson Luiz Riccio (PhD)

“Prezada Profª Sueli… Inicialmente, parabenizo-a pela louvável iniciativa. Informo que sou totalmente favorável ao acesso aberto, tanto que a JISTEM, revista da qual sou o Editor , sempre foi de acesso livre e gratuito e faz parte do Portal de Revistas da USP. Conte com nosso apoio para essa iniciativa e para as próximas reuniões.”

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio(PhD)
Professor of Information Systems & International Management
President  of International Cooperation Office-CCInt/FEA
Editor – JISTEM – Journal of Information Systems and Technology Management
University of Sao Paulo – USP
Currículo Lattes

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