Autores e o Acesso Aberto

 

É primordial, para o sucesso do Movimento de Acesso Aberto, que pesquisadores/autores:

1. contribuam para o incremento de conteúdos em repositórios institucionais ou temáticos depositando o maior número possível de trabalhos próprios, publicados ou não, inclusive pré e post prints, matéria de aula, quando for o caso, entre outras produções;

2. depositem em repositório de acesso livre publicações que envolvam resultados de pesquisa financiada com recursos públicos;

Vantagens para o autor

O maior interesse do autor é ter o trabalho lido e divulgado. Ao disponibilizar a produção intelectual em repositórios institucionais ou revistas online de Acesso Aberto, o autor alcança maior público. Os autores podem continuar publicando trabalhos em revistas da comunidade científica, mas devem, ao mesmo tempo, disponibilizar o artigo em repositório institucional para aumentar a exposição e visibilidade.

Outro grande interesse para o autor, além da exposição e visibilidade, é o impacto do trabalho. Estudos mostram que o OA melhora as taxas de citação de trabalhos científicos.

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Artigo de propõe abrir o acesso a Revistas Médicas

medicocompaciente20Artigo médico sobre OA: Opening the non-open access medical journals: Internet-based sharing of journal articles on a medical web site

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OA vídeos

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Kit de Políticas de Acesso Aberto: o cibertecário português Eloy Rodrigues fala sobre informações e recursos para a formulação e implementação de políticas de Open Access nas instituições de investigação (em particular universidades) e entidades financiadoras. Palestra realizada em 27/nov/2009. Assista também à 2ª parte da conferência..

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Acesso Aberto: o vídeo de Karen Rustad trata de forma bem-humorada a questão dos altos custos para consulta de artigos científicos e discute a não remuneração de pesquisadores e demais colaboradores que contribuem para a publicação da produção científica, em oposição à fortuna que as editoras lucram – apesar dos serviços prestados. Assim, o Acesso Aberto surge como gratuita e irrestrita forma de consulta online. Baseado em animação com cliparts (inglês/3:16 min).

Jean-Claude-GuedonVideoaulas do Prof.-Dr. Jean-Claude Guédonministradas em inglês na Universidade de Montreal, Canadá, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da ECA/USP, junto com a Profª-Drª. Sueli Mara S.P. Ferreira, durante o período de 23 de julho a 21 de agosto de 2008.


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Palestra em PowerPoint com Drª. Bianca Amaro e reunião aberta na USP

  • Palestra: a Drª. Bianca Amaro proferiu no I Encontro sobre Gestão de Repositórios Digitais, realizado no mês passado, a palestra “Noções básicas sobre direito autoral”, com enfoque na área de informação.  O arquivo em Power Point está disponível no Blog do Kuramoto ou diretamente no link palestra.
  • Reunião na USP: na quinta-feira 3/12,  às 19h30, haverá reunião aberta para discussão sobre possíveis intervenções na consulta pública da nova lei de direito autoral. Espaço Verde das Ciências Sociais/Filosofia (FFLCH). Todos são bem-vindos.
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1ª Reunião com os três Diretores das Bibliotecas Piloto: EACH; ECA; FMVZ

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Bibliotecas

Dentre as recomendações do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Aberto à Informação Científica, entende-se que é  imprescindível que as bibliotecas passem a:

  1. implementar e gerenciar repositórios institucionais e temáticos, observando o paradigma do acesso livre;
  2. gerenciar a produção local da respectiva instituição;
  3. ter disponíveis, em ambiente de acesso livre, os periódicos editados pela instituição ou órgãos subordinados;
  4. desenvolver metodologias de trabalho cooperativo entre os vários atores da comunicação científica;
  5. discutir, acompanhar e definir políticas institucionais inseridas no contexto do movimento;
  6. conscientizar e capacitar a comunidade acadêmica sobre os avanços e exigências do novo modelo.
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Editoras

Dentre as recomendações do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Aberto à Informação Científica, entende-se que é  imprescindível que as editoras comerciais de publicações científicas:

1. concordem em que os trabalhos por elas publicados com autoria de pesquisadores que obtiveram recursos públicos para pesquisa tenham cópia depositada em repositório de acesso livre;

2. tenham disponível uma versão eletrônica, em ambiente de acesso livre, das publicações impressas por elas editadas, cuja autoria seja de pesquisadores que obtiveram recursos públicos para pesquisa.

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Agências de Fomento

Dentre as recomendações do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Aberto à Informação Científica, espera-se que as Agências de Fomento entendam que necessitam:

1. reconhecer a publicação científica em repositórios de acesso livre para efeito de avaliação da produção científica dos pesquisadores e de concessão de auxílio e financiamento para pesquisa;

2. recomendar aos pesquisadores a quem concedem auxílio financeiro para  pesquisa que depositem cópia dos resultados publicados em repositório de acesso livre e/ou que os publiquem prioritariamente em periódicos eletrônicos de acesso livre;

3. recomendar aos pesquisadores a quem concedem auxílio financeiro para participação em eventos que depositem cópia do trabalho em repositório de acesso livre;

4. promover e apoiar a construção e manutenção de repositórios institucionais e temáticos;

5. apoiar, prioritariamente, a edição de publicações científicas eletrônicas de acesso livre;

6. adotar a regra de que toda publicação científica financiada com recursos públicos tenha uma versão disponível eletronicamente em ambiente de acesso livre.

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Instituições de Ensino Superior (IES) e o Acesso Aberto

Dentre as recomendações do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Aberto à Informação Científica, solicita-se que as Instituições de Ensino Superior (IES) se comprometam a:

1. criar repositórios institucionais e temáticos, observando o paradigma do acesso livre;

2. requerer que os pesquisadores depositem cópia de todos os trabalhos publicados em pelo menos um repositório de acesso livre;

3. encorajar os pesquisadores a publicar os resultados de pesquisa em periódicos de acesso livre. Devendo, ainda, prover o apoio necessário para que isso ocorra;

4. reconhecer a publicação em ambiente de acesso livre para efeito de avaliação e progressão acadêmica;

5. manter disponíveis, em ambiente de acesso livre, os periódicos editados pela instituição ou órgãos subordinados.

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Política Institucional de Informação na USP

A partir de uma solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa da  USP, um grupo de professores e representantes do  Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) vem se reunindo desde abril de 2009 para discutir uma política institucional de informação para esta instituição. A formalização e resultados dos encontros se deram por meio de proposta de projeto atendente ao edital Finep/PCAL/XBDB nº 001/2009, para apoiar as instituições públicas de ensino e pesquisa brasileiras na implantação de repositórios institucionais e publicações periódicas de Acesso Aberto.

A proposta submetida pela USP – e aprovada em agosto de 2009 pela Finep – visa introduzir e sistematizar a discussão sobre uma política institucional de informação na USP, bem como sobre o papel dos repositórios institucionais locais, de modo a aumentar a visibilidade, o acesso, a utilização e o impacto da produção intelectual (acadêmica, cultural, científica e tecnológica).

De modo a atingir tal objetivo, respeitando-se a complexidade e o tamanho da USP, considerando-se o tempo de maturidade e consolidação do conhecimento e da mudança de cultura decorrente do autoarquivamento,  este projeto adotou, como ponto de partida, a implementação da política e inserção de produção científica no repositório institucional a partir das seguintes unidades piloto: ECA, Each e a FMVZ. A experiência, conhecimento e feedback obtidos nas unidades piloto servirão de base para estender, futuramente, o repositório às demais unidades da USP.

Como primeira atividade, ficou definida a importância e premência de manter um site informativo e de referência sobre o Acesso Aberto, em que  o corpo docente, discente e de funcionários da USP pudesse buscar, acrescentar e compartilhar informações sobre o tema.

A equipe do projeto Finep que ora se inicia na USP, portanto, é também responsável pelo desenvolvimento do site.

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