Comunicação acadêmica e o papel da Open Scholarship Initiative (OSI)

Muitas organizações estão comprometidas em melhorar o futuro da ciência aberta e muitas ideias e políticas foram postas em prática para tentar alcançar esse objetivo. No entanto, nenhuma agência está liderando a coordenação desses esforços; há uma variedade grande de ideias sobre o que “ciência aberta” significa e como diversos objetivos e resultados devem ser alcançados; e os próprios cientistas não foram bem representados na maioria das propostas de reforma política até o momento.

Nesse momento é importante informar-se para não tecer considerações sem saber do que se está falando. Nesta matéria, abordamos o papel da Open Scholarship Initiative (OSI)

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A Open Scholarship Initiative (OSI) estuda a abertura acadêmica (que inclui ciências abertas) desde o final de 2014, trabalhando em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para desenvolver uma melhor compreensão da ampla gama de perspectivas na comunicação da pesquisa e entender como o mundo pode fazer progressos rápidos e sustentáveis em direção a pesquisas mais abertas.

Em outubro de 2014, o Science Communication Institute (SCI) convocou e moderou uma conversa on-line de três meses com cerca de 100 participantes para discutir o futuro da ciência aberta. Em fevereiro de 2015, este grupo publicou suas conclusões (ver OSI 2015), que incluíam uma recomendação para formar um esforço internacional de várias partes interessadas para trabalhar em conjunto nas reformas necessárias na comunicação das pesquisas acadêmicas, afetando toda a pesquisa e não apenas a ciência. Foi assim que a Open Scholarship Initiative (OSI) nasceu, graças ao apoio precoce da UNESCO e da George Mason University.

Mais de 450 líderes de alto nível em comunicação acadêmica se envolveram com a OSI desde então, representando 250 instituições de 27 países e 18 grupos de partes interessadas exclusivos. Esses líderes têm avaliado, analisado, examinado e debatido amplas perspectivas e informações sobre pesquisa aberta e ciência aberta por meio de conferências, reuniões de cúpula, dezenas de relatórios e milhares de e-mails. Como organização, o arco de longo prazo da OSI prevê um processo de 10 anos para reformar o sistema global de comunicação acadêmica. A abordagem da OSI envolve não apenas discutir soluções que funcionam entre grupos de partes interessadas e países, mas também construir uma base forte em torno do acesso aberto com a qual todas as partes interessadas concordem e apoiem. Para saber mais, consulte o documento Common Ground in Open Research (april 2020).

A OSI é o único esforço no mundo em grande escala, alto nível, com múltiplas partes interessadas focado no desenvolvimento de uma abordagem inclusiva, realizável e sustentável da reforma da comunicação acadêmica. O primeiro ano da OSI (2015) foi dedicado a estabelecer as bases para encontrar e recrutar participantes de alto nível de todo o mundo. Nos anos de 2016 e 2017 – a OSI esteve centrada na pesquisa de fatos, com duas conferências para grupos envolvidos, das quais diversos artigos foram publicados. A próxima fase – 2018 e 2019 – se concentrou no planejamento de ações.

A OSI apresenta agora seu plano – Plano A (consulte http://plan-a.world) – que abrange o pensamento da OSI nos últimos cinco anos e apresenta um roteiro com as recomendações da OSI para os próximos anos. Enquanto ainda coletam fatos e refinam planos, o Plano A apresenta uma boa ideia de exatamente o que a OSI tentará realizar nos próximos cinco anos e como. A esperança é que uma ampla comunidade global se junte à esse esforço e que também a OSI continue sendo capaz de ajudar a comunidade global – particularmente a UNESCO – a alcançar seus objetivos de ciência aberta.

osi-roadmap-open-scienceRecentemente a OSI divulgou suas recomendações científicas abertas para a UNESCO, representando o culminar de cinco anos de consultas internacionais da OSI com mais de 400 dos principais especialistas do mundo em todos os campos relacionados, desde pesquisas baseadas em universidades até bibliotecas, editoras, sociedades acadêmicas, financiadores. e mais – 18 grupos diferentes de partes interessadas ao todo, abrangendo 28 países e mais de 250 instituições líderes. A UNESCO está elaborando um plano científico aberto para análise pela Assembléia Geral das Nações Unidas no final de 2021, e solicitou a colaboração da OSI.

Em suas recomendações, a OSI orienta que a UNESCO abrace uma ampla diversidade de atividades no espaço aberto da ciência, preencha as lacunas em torno do entendimento sobre a ciência aberta e construa uma estrutura de cooperação em que toda a comunidade científica global possa trabalhar em conjunto em relação ao alcance de objetivos e interesses comuns. Ao fazer isso, a UNESCO pode adotar a abordagem proposta pela OSI (conhecida como Plano A) como política da ONU; use o Plano A como um plano para eventual política das Nações Unidas; ou desenvolva uma política similar das Nações Unidas que beneficie contribuições globais mais amplas.

As descobertas gerais do grupo OSI são três: (a) Primeiro, a academia aberta e a ciência aberta são espaços tremendamente diversos e interconectados. Reformar qualquer um deles não será tão simples quanto afirmar que x é aberto, que a solução é y, e que o caminho para o futuro pode ser imposto por um mandato desenvolvido unilateralmente. (b) Segundo, as soluções com maior probabilidade de funcionar e serem efetivamente otimizadas devem ser desenvolvidas por todas as partes interessadas que trabalham juntas. E (c) terceiro, existe a necessidade um amplo senso comum de que a comunidade de pesquisa pode se unir para construir uma estrutura eficaz para a reforma global.

Uma conclusão que pode ser tirada dessas recomendações é que a UNESCO não deve criar políticas que tentem definir aberto ou criar requisitos de conformidade restritos para aberto. Onde necessário, os requisitos específicos devem permanecer flexíveis para incentivar a aceitação e a adaptação que atendam a públicos específicos. Essa abordagem, se adotada, contrasta fortemente com as políticas atuais, como o Plano S da União Européia, que prescreve soluções contenciosas e restritas para o cumprimento das normas abertas.

Além de aconselhar a UNESCO, a OSI também está explorando se outras agências científicas do governo podem se unir para trabalhar em uma única abordagem comum de política científica aberta, em vez de continuar trabalhando de forma independente, desenvolvendo uma colcha de retalhos global de políticas com objetivos diferentes.

“Nossos esforços para criar um futuro forte e robusto para a ciência aberta continuarão paralisados na primeira marcha”, diz Glenn Hampson, diretor da OSI, “a menos que possamos começar a conversar e trabalhar juntos. Existem muitos desafios urgentes pela frente – o mundo precisa da Ciência agora mais do que nunca. ” Como observa Jason Steinhauer, diretor do Centro Lepage de História de Interesse Público de Villanova, no relatório da OSI à UNESCO: “Se somos guiados por nosso compromisso comum de ampliar e expandir o acesso ao conhecimento, podemos chegar a um futuro colaborativo para a abertura ciência e pesquisa aberta, que é muito maior do que qualquer visão única perseguida sozinha ”.

“Na sua essência”, diz Hampson, “isso significa reconhecer que ‘aberto’ é simplesmente um meio para atingir um fim. Em vez de ficar atolado em uma briga ideológica – que é onde o movimento aberto está parado nos últimos 20 anos – devemos trabalhar juntos para melhorar o futuro da pesquisa, não apenas para os pesquisadores mais privilegiados do mundo, mas para todos os pesquisadores e sociedades em toda parte.” Nosso foco, diz ele, deve estar na construção do melhor futuro possível para a pesquisa. “As ferramentas que usamos para chegar nisso não devem ser julgadas como ‘certas’ ou ‘erradas’ – há muita diversidade neste espaço para depender de soluções únicas.”

== Referência ==

Open Scholarship Initiative (OSI). http://osiglobal.org/ Acesso em: 05 ago. 2020.

 

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