DECLARAÇÃO FINAL da 16ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim Junho 2023

Delegações de organizações que realizam pesquisas e financiam pesquisas de 38 nações e seis continentes, incluindo ministérios da educação e pesquisa, financiadores, líderes universitários e de pesquisa, bibliotecas e consórcios de bibliotecas de nível nacional, cientistas e acadêmicos, reuniram-se na 16ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim ( B16), realizada de 6 a 7 de junho de 2023 em Berlim.

A declaração que se segue representa o forte consenso de todas as delegações presentes na reunião.

A transição global para o acesso aberto deve avançar a um ritmo muito maior
Através das suas negociações de acesso aberto, as comunidades de investigação em todos os continentes estão a tornar os resultados da investigação mais visíveis e acessíveis, sem custos para os leitores ou autores, para o benefício de todos, mas querem avançar mais rapidamente. Os editores devem oferecer acordos de acesso aberto transformadores e transitórios a todos como padrão e trabalhar em ritmo e escala para efetuar uma transição completa, rápida e permanente do acesso pago aos resultados da pesquisa.

A desigualdade é incompatível com a publicação acadêmica
O progresso na eliminação dos acessos pagos às subscrições não deve correr o risco de criar barreiras à participação na ciência aberta e na bolsa de estudos. A transição para o acesso aberto deve ser verdadeiramente inclusiva e refletir a pluralidade de disciplinas de investigação, tópicos, línguas e resultados. Preços regionais diferenciados (geopricing) de serviços de publicação de acesso aberto, que refletem as posições culturais, políticas e financeiras de todas as comunidades, são do interesse de toda a comunidade de investigação global e apoiam os objetivos da bolsa de estudos. Os modelos de publicação de acesso aberto baseados em elevados custos de publicação são injustos. Os preços dos serviços de publicação devem ser globalmente justos, transparentes, acessíveis e sustentáveis.

A autogovernança acadêmica é um imperativo na publicação acadêmica
A garantia de qualidade no processo de revisão científica por pares deve ser claramente separada dos processos associados à prestação de serviços de publicação, para evitar práticas que rebaixem os padrões, a fim de aumentar as receitas dos editores. A independência editorial deve ser garantida.

A escolha do autor e os direitos do autor devem estar totalmente habilitados
Apoiamos fortemente a retenção de direitos autorais e de todos os direitos contidos neles pelos autores. Os acordos de acesso aberto com editores devem estipular que os autores concedam apenas licenças “limitadas” ou “não exclusivas” aos editores, e licenças liberais Creative Commons (CC) (por exemplo, CC-BY) devem ser aplicadas como opção padrão. Mantendo o espírito e os objetivos do acesso aberto, licenças CC mais restritivas (por exemplo, CC-BY-NC, CC-BY-ND e CC-BY-NC-ND) devem funcionar como originalmente pretendido, no que diz respeito aos direitos do autor; consequentemente, os acordos de “licença para publicação” do autor não devem limitar de forma alguma os direitos do autor. A escolha da licença pelo autor não deve afetar o preço dos serviços de publicação.

Os editores podem restaurar a nossa confiança no seu compromisso com a integridade da comunicação académica, trabalhando com todos os membros da comunidade de investigação global para efetuar o acesso aberto completo e imediato, de acordo com os pontos acima indicados.

== REFERÊNCIA ==

FINAL STATEMENT 16th Berlin Open Access Conference, June 2023. Disponível em: https://oa2020.org/b16-conference/final-statement/ Acesso em: set. 2023.

Publicado em Eventos Internacionais, Notícias Marcado com: , ,