LIBER e outras partes interessadas importantes lançam estratégia conjunta para fortalecer a rede europeia de repositórios

LIBERSPARC Europe , COAR e OpenAIRE estão lançando uma estratégia conjunta destinada a fortalecer a rede europeia de repositórios. A estratégia estabelece o nosso compromisso de trabalhar em conjunto – juntamente com outras organizações relevantes – para desenvolver e executar um plano de ação para reforçar e melhorar os repositórios na Europa.

Para que a Europa mantenha sua posição como líder global em Ciência Aberta, devemos garantir que haja uma rede forte e sustentável de repositórios abertos. A Europa possui uma das redes mais bem desenvolvidas globalmente, com centenas de repositórios hospedados por universidades, centros de pesquisa, departamentos governamentais e organizações sem fins lucrativos. No entanto, existem variações significativas no cenário europeu de repositórios com diferentes níveis de suporte e financiamento. É esta questão que a estratégia conjunta trabalhará para resolver.

Numa primeira fase, o grupo realizará um levantamento que permitirá uma melhor compreensão do panorama atual dos repositórios e identificará as áreas prioritárias de atuação. A pesquisa estará disponível em fevereiro de 2023.

== REFERÊNCIA ==

[1] LIBER and Other Major Stakeholders Launch Joint Strategy to Strengthen the European Repository Network. LIBER Blog, 18-01-2023. Disponível em: https://libereurope.eu/article/liber-and-other-major-stakeholders-launch-joint-strategy-to-strengthen-the-european-repository-network/ Acesso em: 23 jan. 2023.

Publicado em Atores OA, Notícias Marcado com: , , ,