O que é o Open Access (Acesso Aberto)

Cada vez mais se valoriza a questão de Acesso Aberto, ou Open Access (OA), como é conhecido internacionalmente, como meio de estimular e facilitar a comunicação científica.

Apesar de ser um assunto novo, trazido pelos benefícios da internet e em oposição ao controle e restrição da informação no âmbito acadêmico e científico, o Movimento de Acesso Aberto já ganhou grande visibilidade pelo mundo.

Acesso Aberto refere-se à disposição da produção científica de forma livre e pública na internet, permitindo a qualquer usuário ler, fazer download, copiar e imprimi-la. É uma ferramenta da comunicação científica que visa disseminar e estimular a pesquisa em todas as áreas, fundamentando-se na questão da interoperabilidade e ausência de barreiras financeiras, legais ou técnicas.

A maior difusão do conhecimento produzido nas universidades gera impacto em toda a sociedade. Além da importância de divulgação e compartilhamento dos trabalhos, o OA consegue gerar também benefícios e reconhecimento para pesquisadores. É uma grande solução para a escassez de recursos, barreiras físicas e controle comercial dos trabalhos científicos.

O conteúdo do OA abrange artigos de periódicos revisados por pares (“peer review”), ou seja, artigos que passam por um rigoroso processo de avaliação, ou materiais que ainda não foram revisados para pré-impressão mas que o autor deseja disponibilizar.

Publicado em Sobre OA Marcado com: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*