OpenAlex: base bibliográfica analítica e aberta

OpenAlex é uma base de dados bibliográfica totalmente aberta que indexa cerca de 250 milhões de trabalhos científicos, 90 milhões de autores, 100.000 instituições e 32.000 financiadores (dados de dezembro de 2023). Tem esse nome em referência à antiga Biblioteca de Alexandria.

OpenAlex depende de dados e infraestruturas abertas (notadamente Crossref, RoR, ORCID, DOAJ e Wikidata) e tecnologias avançadas como computação em nuvem e aprendizado de máquina para fornecer um gráfico de conhecimento acadêmico ligando publicações, seus autores, afiliações e financiamento, com metadados enriquecidos.

Todos os dados fornecidos pelo OpenAlex são abertos a todos, sem necessidade de registro e sob uma licença aberta que permite reutilização e modificação (licença CC0). OpenAlex é uma iniciativa recente, que está progredindo rapidamente na qualidade e riqueza da informação que oferece, graças, em particular, à sua abertura às contribuições da comunidade de pesquisa.

Como funciona

OpenAlex é mais do que apenas um catálogo de publicações de pesquisa. É feito um trabalho de desambiguação e conexão de trabalhos acadêmicos, autores, instituições, fontes e outras entidades. Em seguida, os dados e análises são oferecidos a partir de três canais diferentes, dependendo de suas necessidades:

• OpenAlex Web — Interface de usuário web amigável
  • API OpenAlex — Uma API REST rápida e moderna para obter os dados programaticamente
  • Instantâneo de dados — Um instantâneo periódico dos dados, disponível para download na íntegra, gratuitamente

Visão geral de dados

No coração do OpenAlex está nosso conjunto de dados – um catálogo de trabalhos . Uma obra é qualquer tipo de produção acadêmica. Um artigo de pesquisa é um tipo de trabalho, mas existem outros, como conjuntos de dados, livros e dissertações. Acompanhamos esses trabalhos – seus títulos (e resumos e texto completo em muitos casos), quando foram criados, etc. Mas não é só isso que fazemos. Também acompanhamos as conexões entre esses trabalhos, encontrando associações por meio de itens como periódicos , autores , afiliações institucionais , citações, conceitos e financiadores .

Existem centenas de milhões de trabalhos por aí e dezenas de milhares de outros sendo criados todos os dias, por isso é importante que tenhamos estas relações para nos ajudar a dar sentido à investigação em grande escala.

OpenAlex agrega e padroniza dados de vários outros grandes projetos, como um rio alimentado por muitos afluentes. Nossas duas fontes de dados mais importantes são MAG e Crossref. Outras fontes chave incluem:

Saiba mais sobre as entidades OpenAlex

• Obras : documentos acadêmicos como artigos de periódicos, livros, conjuntos de dados e teses
  • Autores : Pessoas que criam obras
  • Fontes : Onde os trabalhos estão hospedados (como portais de periódicos, conferências e repositórios)
  • Instituições : Universidades e outras organizações às quais os autores reivindicam afiliações
  • Conceitos : Tópicos atribuídos aos trabalhos
  • Editoras : Empresas e organizações que distribuem obras
  • Financiadores : Organizações que financiam pesquisas
  • Geo : Onde as coisas estão no mundo

O site, a API e o instantâneo de dados estão disponíveis gratuitamente. Os dados são licenciados como CC0 , portanto seu uso e distribuição são gratuitos. Como organização sem fins lucrativos, tornar esses dados gratuitos e abertos faz parte da missão do OpenAlex.

Ser sustentável também faz parte dessa missão! A sustentabilidade depende das receitas provenientes de duas ofertas de valor agregado: assinantes pagos e serviços de consultoria.

Tutorial

Você pode começar a usar, explorar, baixar, compartilhar e analisar o OpenAlex imediatamente usando a caixa de pesquisa em openalex.org .

Para começar a usar a API ou o instantâneo completo dos dados, consulte a documentação técnica .

Para um vídeo passo a passo da interface da web, clique em Reproduzir abaixo:

Webinars sobre Open Alex: https://help.openalex.org/events/webinars

OpenAlex User Interface Walkthrough (Jan 2024)

Webinar: Introducing OpenAlex

Webinar: Using OpenAlex to understand your University’s research

Webinar: OpenAlex and VOSViewer: Uniting to enable free, easy, and high-quality research analytics

Eventos

• Webinars — Apresentações e perguntas e respostas sobre temas de ampla relevância que realizamos virtualmente uma vez por mês
  • Open Houses — Sessões informais de entrada e saída para conversas sobre o uso do OpenAlex (realizadas virtualmente)

== REFERÊNCIA ==

Priem, J., Piwowar, H., & Orr, R. (2022). OpenAlex: um índice totalmente aberto de trabalhos acadêmicos, autores, locais, instituições e conceitos. ArXiv. https://arxiv.org/abs/2205.01833

Publicado em Ciência Aberta, Notícias Marcado com: , , , , , ,