Confira a apresentação feita pela Universidade de São Paulo (USP) na 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto – CONFOA 2010

Realizada entre os dias 25 e 26 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal, a Conferência reuniu especialistas, professores, editores e profissionais da informação que desenvolvem atividades de investigação, de definição de políticas e de gestão de serviços relacionadas ao acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e revistas de acesso aberto.
A apresentação da Comunicação “REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: a experiência da Universidade de São Paulo”[1] pode ser visualizada no link.


[1] Comunicação apresentada pela Profa. Dra. Sueli Mara Ferreira (ECA/DT-SIBiUSP), em co-autoria com Eidi Raquel F. Abdalla (DT-SIBiUSP), Edson S. Gomi (EP/USP), Ewout ter Haar (IFUSP/STOA), Elisabeth Dudziak (DT-SIBiUSP) e Rosa Maria Fischi (FMVZ/USP)

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Encontro na Universidade de São Paulo (USP) com o Vice-Presidente da Science Commons, professor John Wilbanks

Encontro com o Vice-Presidente da Science Commons - John Wilbanks no CECM – USP – novembro 2010 Encontro com o Vice-Presidente da Science Commons – (Da esquerda para a direita) a bibliotecária Elisabeth Dudziak (DT-SIBiUSP), o professor John Wilbanks (SC) e a ditetora da Divisão de Gestão de Projetos, Eidi Raquel Abdalla (DT-SIBiUSP)

 

Na palestra que proferiu dia 25 de novembro de 2010 na sede do Curso de Estruturas e Ciências Moleculares (CECM/USP), o Professor John Wilbanks destacou a importância da Science Commons na promoção do acesso aberto a dados científicos. Tornar a pesquisa científica aberta e reutilizável por meio da integração de dados científicos, que hoje se encontram fragmentados, é o principal objetivo da Science Commons.

A Science Commons (SC) é um projeto da Creative Commons (CC), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento e a colaboração disponibilizando licenças flexíveis para obras intelectuais.
Fundada em 2005, a SC atua na produção e promoção de licenças e métodos para facilitar:

  • o acesso aberto a publicações;
  • o intercâmbio de material científico;
  • a abertura técnica e legal de bancos de dados;
  • acordos sobre o uso compartilhado de patentes.

Parceiros da SC incluem: Biomed Central, PLoS, Sage Bionetworks, MIT OpenCourseWare, Addgene, entre outros, além do apoio de empresas tecnológicas e fundações científicas.

Como participante do evento, o Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBi) foi representado pelas bibliotecárias Eidi Raquel Abdalla, diretora da Divisão de Gestão de Projetos, e Elisabeth Dudziak, também do DT-SIBi, que divulgaram o movimento em prol do acesso aberto promovido na Universidade de São Paulo ( https://www.acessoaberto.usp.br ).

Para maiores informações sobre a Science Commons acesse o link: http://sciencecommons.org/about/

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IFLA assina Declaração de Berlim sobre o Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades

Ellen Tise (Presidente da IFLA)

“Estou extremamente feliz de anunciar que a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) assinou a Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades, em 25 de novembro de 2010. Você vai se lembrar que, durante a nossa conferência anual em Gotemburgo, em Agosto passado, referendamos a posição da IFLA sobre as futuras atividades relacionadas à promoção do Acesso Livre à Literatura Científica. Como signatária da Declaração de Berlim, a IFLA faz uma referência explícita de apoio ao Acesso Livre.”

(Do original em inglês disponível em: http://www.ifla.org/en/news/ifla-presidential-newsletter-no-5-november-2010 )

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Participação da Universidade de São Paulo (USP) na 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre

1ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

O objetivo da Conferência é reunir as comunidades brasileiras e portuguesas que estão desenvolvendo projetos e serviços voltados ao acesso aberto/acesso livre à informação e ao conhecimento.

Realizado entre os dias 25 e 26 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal, o evento é resultado do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil e em Portugal em Outubro de 2009.

A Profa.Dra. Sueli Mara Ferreira (ECA/DT-SIBiUSP), membro da Comissão Científica do evento, apresentou a Comunicação “REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: a experiência da Universidade de São Paulo”, trabalho escrito em conjunto com a bibliotecária Eidi Raquel F. Abdalla (DT-SIBiUSP), Prof.Dr. Edson S. Gomi (EP/USP), Prof. Dr. Ewout ter Haar (IFUSP/STOA), bibliotecária Dra.Elisabeth Dudziak (DT-SIBiUSP) e bibliotecária Rosa Maria Fischi (FMVZ/USP).

Link para o trabalho:

Também participam da Conferência a Profa.Dra. Regina M. Silveira (EPUSP/IPTV) e o Prof.Dr. Edson S. Gomi (EPUSP/Brasiliana).

A Conferência pode ser vista ao vivo por meio do link: streaming.uminho.pt/acessolivre

Site do evento: http://confoa2010.acessolivre.pt/

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Imagens USP – Site aberto ao público reúne fotos sobre a Universidade de São Paulo

Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP desde 2007, o site (http://www.imagens.usp.br/), que já pode ser acessado e conta com cerca de 4 mil arquivos, é um banco de imagens aberto e online, alimentado pelos próprios fotógrafos, com fotos de professores, prédios, pesquisas, exposições, espetáculos; enfim, de uma diversidade de assuntos relacionados à USP. A iniciativa é uma resposta à grande demanda principalmente por parte da imprensa, mas também do público em geral, por imagens da Universidade. Confira a matéria completa clicando aqui.

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Carta de Apoio ao Acesso Aberto à Produção Técnico-Científica,  Artística e Didática da Universidade de São Paulo

No dia 26 de outubro de 2010, docentes, funcionários e estudantes, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil, ligados ao meio acadêmico, reuniram-se para manifestar o apoio ao acesso aberto[1] à produção técnico-científica, artística e didática[2] da Universidade de São Paulo. Como resultado elaborou-se uma minuta de carta de apoio, a qual ficou disponível para comentário público e aberto por 15 dias (https://www.acessoaberto.usp.br/minutacartausp). A seguir apresenta-se, para adesão pela comunidade, a versão final da referida Carta.

Firmamos este documento reconhecendo o papel essencial de autores, editores, bibliotecários, agências governamentais de fomento à pesquisa e instituições de ensino superior no registro, preservação e disseminação dos resultados das atividades acadêmicas e de investigação científica. Reconhecemos o respeito aos direitos autorais, sejam eles morais ou patrimoniais, em relação ao conhecimento produzido e compreendemos ser possível articular todos esses aspectos em benefício da democratização do conhecimento. A democratização do conhecimento é obrigação da universidade pública e parte central de sua função social.

No âmbito da Universidade de São Paulo e, considerando a Sociedade do Conhecimento, instamos os órgãos institucionais, pró-reitorias, unidades de ensino e pesquisa, corpo docente e discente e funcionários a buscar e promover atividades, políticas, programas e projetos que assegurem o acesso aberto à informação. Entendemos que, como instituição de ensino superior público estadual, cabe à Universidade de São Paulo garantir o acesso pleno e isento de barreiras financeiras, legais ou técnicas a todo e qualquer conteúdo produzido com recursos públicos.

Em consonância com o movimento mundial, declaramos a importância da promoção do acesso universal à informação e ao conhecimento como condição essencial ao desenvolvimento sustentável das nações e à promoção da qualidade de vida das pessoas e a inovação.

Neste sentido, apoiamos as seguintes ações:

  • adesão, por parte da comunidade uspiana, ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades, envidando esforços para garantir o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral da produção técnico-científica, artística e didática da comunidade acadêmica USP;
  • iniciativas institucionais de estímulo e suporte aos autores USP[3] para o favorecimento de negociações de licenças não exclusivas (ao invés de cessões ou licenças exclusivas), junto a editores/produtores/ou outras parcerias, com vistas ao acesso aberto pelo depósito de sua produção no repositório institucional;
  • que aos autores USP, em suas negociações de contrato junto a editores/produtores/ou outras parcerias, busquem não conceder a cessão ou licença exclusiva de seus direitos sobre tal obra, mas que assegurem o direito de depósito de tal produção no repositório institucional aberto da Universidade;
  • o estabelecimento de Política Institucional de Informação na USP, que defina os parâmetros para preservar os direitos autorais e também viabilizar o acesso aberto à produção técnico-científica, artística e didática da universidade;
  • a adoção de um Repositório Institucional da Universidade de São Paulo (com sua produção intelectual, em texto completo, disponível online e gratuitamente) como instância prioritária e inequívoca da memória, certificação e governança de sua produção;
  • que seja fomentado pela USP um programa de digitalização e preservação digital do acervo em domínio público das bibliotecas da Universidade e de toda sua produção técnico-científica, artística e didática, respeitando padrões internacionais de interoperabilidade legal e técnica;
  • que os órgãos competentes da USP envidem esforços junto às agências de fomento brasileiras, visando incluir entre seus critérios políticas nacionais de acesso aberto as revistas científicas brasileiras e à produção acadêmica e de pesquisa, especialmente àquelas financiadas com recursos públicos.

Acredita-se que a adoção conjunta dessas ações trará benefícios significativos à sociedade, amplo e livre acesso aos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da USP, corroborando para a sua responsabilidade social.

Decidiu-se, no plenário do Fórum de Discussão sobre Acesso Aberto à Produção Técnico-Científica, Artística e Didática da USP, a publicação online desta Carta e para conhecimento, manifestação e adesões por parte dos membros da comunidade USP: https://www.acessoaberto.usp.br/cartaUSP


[1]Por “acesso aberto” à literatura, deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como, a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apóiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais, técnicas ou outras que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para os usos acima citados deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação. Para saber mais acesse: http://www.openoasis.org/
[2] A partir da discussão sobre as distintas tipologias de produção docente e discente na USP, aqui poderão ser incluídos outros conteúdos, dentre eles os midiáticos tais como filmes, documentários, vídeos institucionais, programas de rádio e TV, jornais, revistas, transmissões gravadas de eventos etc.
[3]Autores USP: professores, pesquisadores, funcionários e alunos sob quaisquer regimes ou vínculos e no exercício de sua função.

 

Carta USP

Confira o Gráfico Estatístico das assinaturas Clique aqui

 

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FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACESSO ABERTO NA USP (2010): Vídeo Parte 2

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High-Level Group on Scientific Data – relatório final

Em 06 de outubro de 2010, o Grupo de Alto Nível sobre Dados Científicos (High-Level Group on Scientific Data) apresentou seu relatório final à Comissão Européia – Agenda Digital.

O relatório intitulado “Surfando na onda: como a Europa pode ganhar com a onda crescente de dados científicos” ( Riding the wave – How Europe can gain from the rising tide of scientific data – Final report of the High Level Expert Group on Scientific Data – October 2010) é o resultado de seis meses de intenso debate e de consultas com especialistas de todo o mundo para preparar uma “visão 2030” para dados científicos e infra-estruturas. David Giaretta, diretor da APA (Alliance for Permanent Access), foi o relator do relatório.O relatório descreve cenários a longo prazo e os desafios associados a respeito do acesso a dados científicos, curadoria e conservação, bem como a estratégia e as ações necessárias para concretizar a visão. O Grupo de Alto Nível é composto por doze peritos europeus em diferentes domínios da ciência e é presidido pelo Professor John Wood, também presidente da ERAB (European Research Area Board). Outras informações: http://www.alliancepermanentaccess.org/

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Os novos tempos da informação livre

O acesso aberto à produção científica da Universidade é tema de evento promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas e pelo Instituto de Estudos Avançados durante a 13ª Semana do Livro e da Biblioteca, realizada em outubro. Continue lendo
Fonte: Jornal da Usp online

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FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACESSO ABERTO NA USP (2010): assista ao vídeo

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