A Declaração USP de Apoio à Ciência Aberta foi publicada no dia 26 de outubro de 2021 durante o lançamento do website: https://cienciaaberta.usp.br/ e reproduzida a seguir:
Esta Declaração à comunidade USP delineia uma visão e busca fornecer uma direção onde a ciência aberta esteja integrada às atividades cotidianas da comunidade acadêmica, na pesquisa, no ensino e na extensão. Além disso, firma o compromisso de apoio e promoção da Ciência Aberta na Universidade de São Paulo.
No âmbito da Universidade de São Paulo e, em consonância com o movimento mundial de adoção dos princípios e práticas de Ciência Aberta, ressaltamos a importância da promoção do acesso universal à informação e à ciência, como condição essencial ao desenvolvimento. Nesse contexto:
Reconhecemos a relevância da Ciência e a importância do pleno acesso à informação para formar cidadãos e profissionais críticos e proativos, de modo que a produção intelectual possa favorecer o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida no planeta, de maneira sustentável (ODS)*,
Ressaltamos, em consonância com as recomendações da UNESCO**, a importância de adotar práticas científicas abertas, transparentes, colaborativas e inclusivas, juntamente com conhecimento científico mais acessível e verificável, como empreendimento mais eficiente que melhora a qualidade, a reprodutibilidade e o impacto da ciência e, portanto, sua confiabilidade;
Lembramos que a Ciência Aberta é pautada pela qualidade e integridade, equidade, diversidade, inclusão, ética, transparência, respeito aos direitos autorais e de propriedade intelectual, bem como igualdade de oportunidades, colaboração, reconhecimento, responsabilidade, flexibilidade e sustentabilidade;
Consideramos que a Ciência Aberta consiste no fazer científico pautado pelas boas práticas desde o início da pesquisa, a publicação e acesso a seus resultados, até a promoção do bem-estar da sociedade e desenvolvimento das nações, de tal modo que informações e infraestruturas possam ser preservadas, compartilhadas, reutilizadas e aproveitadas por todos os agentes que produzem ciência ou a utilizam;
Consideramos que a Universidade de São Paulo, como instituição pública de ensino, pesquisa, cultura e extensão, tem o compromisso de garantir o pleno acesso à informação e à ciência, em benefício da sociedade e do planeta;
Lembramos que o atendimento a esses preceitos não é somente um desejo da USP, mas também uma demanda cada vez mais presente em diretrizes de agentes externos à USP, e com potencial de gerar maior inserção e reconhecimento de toda a produção intelectual da Universidade;
Levando em consideração que a maior parte dos recursos financeiros destinados à produção intelectual (isto é, científica, acadêmica, artística, técnica e cultural) da USP é originada dos impostos pagos pela população, e apoiada pelas agências de fomento à pesquisa, devemos não somente deixar essa produção com livre acesso, mas também divulgá-la de forma apropriada para que a sociedade entenda o que se faz com esses recursos;
Desta forma, encorajamos a comunidade da Universidade de São Paulo a adotar a cultura e as práticas da Ciência Aberta, por meio da criação e adesão a políticas, programas e projetos que assegurem sua promoção na Universidade.
Esta Declaração está baseada em pilares estratégicos (como a Declaração DORA, entre outros)*** e especificam os fundamentos da Ciência Aberta na USP, que são:
Acesso aberto às produções científicas, acadêmicas, técnicas, artísticas e culturais de autores da Universidade;
Incentivo à produção editorial aberta na Universidade;
Acesso aberto quando possível e fechado legalmente quando necessário, aos dados e aos métodos de pesquisa;
Promoção da ciência cidadã e startups de impacto social;
Incentivo ao uso de métricas responsáveis de avaliação;
Promoção de boas práticas, ética e integridade na pesquisa;
Incentivo à educação aberta e a recursos educacionais abertos;
Compartilhamento de infraestruturas abertas de apoio à pesquisa;
Ênfase na comunicação científica aberta e difusão da ciência;
Apoio ao pesquisador por meio de orientações, treinamentos entre outros.
Sendo assim, convidamos a comunidade da USP a pensar e discutir mais sobre esse assunto de tamanha importância para todos nós.
São Paulo, 26 de Outubro de 2021. Universidade São Paulo
Gerenciar, organizar e descrever dados de pesquisa ou dados científicos não são tarefas simples, mas absolutamente necessárias. É fundamental dedicar atenção aos METADADOS, DESCRIÇÃO, README, DICIONÁRIO DE DADOS, CITAÇÕES e mesmo a DOCUMENTAÇÃO DE DADOS, de modo que as informações possam ajudar você e outras pessoas a entender seus dados no futuro; e entender os processos que você seguiu para coletar, processar, analisar e apresentar seus dados.
Depois que seus dados são publicados ou compartilhados e as questões de acesso e propriedade consideradas, os dados se tornam detectáveis e podem ser reutilizados. Repositórios e portais permitem a descoberta de dados publicando descrições de dados (‘metadados’) sobre os dados que eles contêm. A maioria dos repositórios fornece acesso aos próprios dados. A Universidade de São Paulo mantém o Repositório de Dados Científicos
Esta matéria é uma compilação de informações sobre elementos importantes que identificam, explicam e tornam dados e conjuntos de dados mais compreensíveis, potencializando seu reuso.
== METADADOS ==
Metadados são informações estruturadas que descrevem e permitem localizar, gerenciar, controlar e preservar outras informações (ou seja, dados) ao longo do tempo. Os metadados têm a mesma função de um rótulo . Assim como outros rótulos, os metadados fornecem informações sobre um objeto. Metadados são documentações que descrevem dados. Descrever e documentar adequadamente os dados permite que os usuários (incluindo você) entendam e rastreiem detalhes importantes do trabalho. Ter metadados sobre os dados também facilita a pesquisa e recuperação dos dados quando depositados em um repositório de dados.
Existem dois grupos distintos de metadados: descritivos e técnicos .
Metadados descritivos descrevem os próprios dados; por exemplo Título, Autor, Assuntos, etc.
Metadados técnicos descrevem os meios pelos quais o objeto digital foi criado, por exemplo, tipo de dados e configurações.
Metadados ricamente descritos são a chave para tornar os dados de pesquisa publicáveis, detectáveis, citáveis e reutilizáveis em longo prazo. A coleta, atualização e manutenção de metadados são inclusões necessárias no planejamento e orçamento de todos os projetos de pesquisa. Como os objetos de dados digitais costumam mudar de localização, o gerenciamento do link entre os dados e os metadados é crítico e existem tecnologias, por exemplo, identificadores persistentes que suportam esse link persistente de dados e metadados. Use um ou vários dos diversos padrões de metadados estabelecidos, tanto quanto possível: se seu projeto for o único a usar um determinado conjunto de elementos de metadados, ele criará uma barreira para interoperabilidade e reutilização. [2]
Caso esteja trabalhando com grandes conjuntos de dados, bancos de dados ou sistemas de gerenciamento de dados, consulte sua escola para obter conselhos sobre os padrões de metadados que podem ser apropriados para sua área de pesquisa. As disciplinas também estão estabelecendo seus próprios padrões de metadados. Os padrões podem incluir padrões de conteúdo e vocabulário. Um vocabulário estabelece a linguagem comum que uma disciplina concordou em usar para se referir a conceitos de interesse para aquela disciplina. Consulte também as NOTAS ao final desta matéria.
A descrição e explicação são criadas em dois níveis:
Nível de estudo: fornece uma visão geral do contexto e desenho da pesquisa, métodos de coleta de dados, preparação de dados e resultados ou descobertas. Recomenda-se que o pesquisador, seja docente ou discente, mantenha registros detalhados descrevendo os métodos usados e os resultados observados, bem como registros de quaisquer aprovações concedidas como parte do processo de pesquisa, incluindo o respeito a códigos de conduta e recomendações éticas.
Nível de dados: podem ser incorporados aos dados (por exemplo, cabeçalhos em uma transcrição de entrevista) ou registrados em um documento estruturado. Pode incluir:
nomes e versões de arquivos
descrições de variáveis, tipos de dados e valores
localização das colunas do cabeçalho
explicação de códigos ou sistemas de classificação
explicações de valores ausentes
informações de software ou hardware específicas para a criação de um determinado conjunto de dados [1].
== README ==
Um documento README é uma maneira clássica de registrar documentação explicativa. Um README é um documento de texto simples que deve ser armazenado junto com um arquivo de dados. Os READMEs são iniciados durante o processo de coleta de dados e atualizados conforme o progresso da pesquisa. A maneira mais fácil de começar é com um esboço. Aqui está um exemplo publicado na DRYAD. Aqui há um template da Cornell University e um Esboço e boas práticas para escrever documentos README, incluindo exemplos. [3].
Melhores Práticas de README
Crie arquivos leia-me para “clusters” lógicos de dados. Em muitos casos, será apropriado criar um documento para um conjunto de dados que possui vários arquivos relacionados e formatados de forma semelhante, ou arquivos que são agrupados logicamente para uso (por exemplo, uma coleção de scripts Matlab). Às vezes, pode fazer sentido criar um leia-me para um único arquivo de dados.
Nomeie o leia-me para que seja facilmente associado aos arquivos de dados que descreve.
Escreva seu documento leia-me como um arquivo de texto simples , evitando formatos proprietários, como o MS Word, sempre que possível. Formate o documento leia-me para que seja fácil de entender (por exemplo, separe as informações importantes com linhas em branco, em vez de ter todas as informações em um longo parágrafo).
Formate vários arquivos leia-me de forma idêntica. Apresente as informações na mesma ordem, usando a mesma terminologia.
Use formatos de data padronizados . Formato sugerido: padrão de data W3C / ISO 8601 , que especifica a notação padrão internacional de AAAA-MM-DD .
Siga as convenções científicas de sua disciplina para nomes e palavras-chave taxonômicas, geoespaciais e geológicas. Sempre que possível, use termos de taxonomias e vocabulários padronizados, alguns dos quais estão listados AQUI.
== DICIONÁRIOS DE DADOS ==
Um dicionário de dados é uma coleção de nomes, atributos e definições sobre elementos de dados que estão sendo usados em seu estudo. Ao incluir um dicionário de dados, você garante um uso padrão de variáveis em uma coorte de pesquisadores.
Um dicionário de dados é fundamental para tornar sua pesquisa mais reproduzível, pois permite que outras pessoas entendam seus dados. O objetivo de um dicionário de dados é explicar o que todos os nomes e valores de variáveis em sua planilha realmente significam.
Nomes de variáveis
A primeira coluna deve conter os nomes das variáveis exatamente como aparecem na planilha.
Nome de variável legível
Esta coluna deve conter nomes de variáveis curtos, mas legíveis por humanos
Por exemplo, se ‘VAR1’ é um nome de variável que se refere ao peso, então um nome de variável legível apropriado para VAR1 é ‘peso’.
Você pode usar espaços, caracteres e letras maiúsculas.
Este é o nome que você usaria para rotular gráficos e outras figuras.
Unidades de medida
Esta coluna deve conter as unidades de medida da variável.
Por exemplo, se uma coluna contém medidas de tempo, deve ficar claro se elas são medidas em horas, minutos ou segundos.
Valores permitidos
Uma coluna deve conter o intervalo de valores ou valores aceitos para a variável.
Isso ajuda a identificar erros de entrada de dados.
Os valores mínimo e máximo devem ser incluídos.
Os valores escolhidos (por exemplo, “masculino”, “feminino”) devem ser incluídos e detalhados, se necessário, na coluna de descrição (ver abaixo).
Definição da variável
Esta coluna deve conter uma definição da variável.
A definição da variável reflete a maneira como você usa o termo e pretende que ele seja usado por outras pessoas que desejam compreender o seu trabalho.
Embora existam muitos tipos de definição, sempre que possível, forneça uma definição com a seguinte forma de gênero-differentia :
“A é um B que Cs.”
Por exemplo, “Uma a) atitude é ab) disposição c) pensar ou sentir que é sobre algo ou alguém, normalmente aquele que se reflete no comportamento de uma pessoa.”
Evite definições circulares (por exemplo, “Uma bola de beisebol é uma bola usada no beisebol.”)
Sinônimos para o nome da variável (opcional)
Esta coluna deve conter, se relevante, uma ou mais palavras que podem ser substituídas pelo nome da variável.
Esses sinônimos devem refletir o significado do nome da variável conforme você o usa, e não apenas porque o nome da variável pode ser usado em um contexto diferente.
Novamente, o objetivo é transmitir o significado do termo variável que você usa em seus dados.
Descrição da variável (opcional)
A coluna final deve conter, quando necessário, uma explicação mais longa da variável.
Esta é uma descrição legível por humanos com informações suficientes para que outras pessoas entendam a que a variável se refere.
Ele também deve explicar os termos na definição da variável com mais profundidade, se necessário. Por exemplo, uma descrição da variável pode esclarecer o que se entende por ‘disposição’ na definição acima.
Pode fornecer fontes para definições, se essas definições não forem do próprio pesquisador.
Outros recursos
A Data Documentation Initiative (DDI) é um padrão internacional para descrever os dados produzidos por pesquisas e outros métodos de observação nas ciências sociais, comportamentais, econômicas e da saúde. Saiba mais em: http://www.ddialliance.org/
A citação de dados refere-se à prática de fornecer uma referência aos dados da mesma maneira que os pesquisadores fornecem rotineiramente uma referência bibliográfica para outros recursos acadêmicos.
Como referenciar Dados de Pesquisa
BARNETT, C.L.; BERESFORD, N.A.; WALKER, L.A.; BAXTER, M.; WELLS, C.; COPPLESTONE, D. Element and radionucleide concentrations in representative species of the ICRP’s reference animals and plants and associated soils from a forest in North-west England. NERC — Environmental Information Data Centre, 2013.Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5285/e40b53d4-6699-4557-bd55-10d196ece9ea> Acesso em 06 dez. 2016.
U.S. Department of Health and Human Services. Substance Abuse and Mental Health Services Administration. Office of Applied Studies. Treatment episode data set — discharges (TEDS-D) — concatenated, 2006 to 2011 [Data set]. doi: http://dx.doi.org/10.3886/ICPSR30122.v2 – 2013.
YOON, J; SOFAER, H.R, SILLET, T. S, MORRISON, S.A., GHALAMBOR, C.K. Data from: The relationship between female brooding and male nestling provisioning: does climate underlie geographic variation in sex roles? Journal of Avian Biology, June 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5061/dryad.f89h2> Acesso em: 06 dez. 2016. [4]
== DOCUMENTAÇÃO DE DADOS ==
Uma boa documentação de dados inclui informações sobre:
o contexto da coleta de dados: histórico do projeto, objetivo, objetivos e hipóteses
métodos de coleta de dados: amostragem, processo de coleta de dados, instrumentos usados, hardware e software usados, escala e resolução, cobertura temporal e geográfica e fontes de dados secundárias usadas
estrutura do conjunto de dados de arquivos de dados, casos de estudo, relações entre arquivos
validação de dados, verificação, verificação, limpeza e procedimentos de garantia de qualidade realizados
alterações feitas nos dados ao longo do tempo, desde sua criação original e identificação de diferentes versões de arquivos de dados
informações sobre acesso e condições de uso ou sigilo de dados
No nível dos dados, os conjuntos de dados também devem ser documentados com:
nomes, rótulos e descrições para variáveis, registros e seus valores
explicação dos códigos e esquemas de classificação usados
códigos de, e razões para, valores ausentes
dados derivados criados após a coleta, com código, algoritmo ou arquivo de comando usado para criá-los
variáveis de ponderação e bruto criadas
listagem de dados com descrições de casos, indivíduos ou itens estudados
As descrições de nível de variável podem ser incorporadas a um próprio conjunto de dados como metadados. Outra documentação pode estar contida em guias do usuário, relatórios, publicações, papéis de trabalho e livros de laboratório (consulte Gerenciando e compartilhando dados no UK Data [5].
Alguns exemplos específicos de padrões de metadados, gerais e específicos de domínio são:
Dublin Core – padrão de metadados agnóstico de domínio, básico e amplamente usado
DDI (Data Documentation Initiative) – padrão comum para ciências sociais, comportamentais e econômicas, incluindo dados de pesquisa
EML (Ecological Metadata Language) – específico para disciplinas de ecologia
ISO 19115 e FGDC-CSDGM (Padrão de Conteúdo do Comitê de Dados Geográficos Federais para Metadados Geoespaciais Digitais) – para descrever informações geoespaciais
MINSEQE (informações mínimas sobre experimentos de SEQeuencing de alto rendimento) – padrão de genômica
FITS (Flexible Image Transport System) – padrão de arquivo digital de astronomia que inclui metadados estruturados e incorporados
MIBBI – Informações Mínimas para Investigações Biológicas e Biomédicas
A Semana de Acesso Aberto, um evento global agora entrando em seu décimo ano, é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e de pesquisa continuar a aprender sobre os benefícios potenciais do Acesso Aberto, compartilhar o que aprenderam com colegas e ajudar a inspirar uma participação mais ampla em ajudar a tornar o Acesso Aberto uma nova norma na academia e nas pesquisas. O evento acontece de 25 a 31 de outubro de 2021.
O tema deste ano se alinha intencionalmente com a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta , recentemente lançada , da qual o Acesso Aberto é um componente crucial. Distribuída em forma de rascunho após discussão por representantes dos 193 países membros da UNESCO, a Recomendação articula e concentra a importância da equidade na busca de um futuro para que a academia esteja aberta por padrão.
A Ciência Aberta deve abranger uma diversidade de conhecimentos, práticas, fluxos de trabalho, linguagens, resultados de pesquisa e tópicos de pesquisa que apoiem as necessidades e o pluralismo epistêmico da comunidade científica como um todo, diversas comunidades de pesquisa e acadêmicos, bem como o público em geral e detentores de conhecimento além da comunidade científica tradicional, incluindo povos indígenas e comunidades locais, e atores sociais de diferentes países e regiões, conforme apropriado. (Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, página 7)
Como a primeira estrutura global de definição de padrões em Ciência Aberta, a Recomendação da UNESCO fornecerá um guia importante para governos em todo o mundo à medida que passam da aspiração à implementação de práticas abertas de pesquisa. O tema deste ano, “É importante como abrimos o conhecimento: construindo patrimônio estrutural”, destaca o apelo da recomendação para a participação equitativa de todos os produtores e consumidores de conhecimento.
A Ciência Aberta deve desempenhar um papel significativo para garantir a equidade entre pesquisadores de países desenvolvidos e em desenvolvimento, permitindo o compartilhamento justo e recíproco de entradas e saídas científicas e acesso igual ao conhecimento científico para produtores e consumidores de conhecimento, independentemente da localização, nacionalidade, raça, idade , gênero, renda, circunstâncias socioeconômicas, estágio de carreira, disciplina, idioma, religião, deficiência, etnia ou status migratório ou qualquer outro motivo. (Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, página 7)
O acesso aberto à informação – o acesso online gratuito e imediato aos resultados da pesquisa acadêmica e o direito de usar e reutilizar esses resultados conforme necessário – tem o poder de transformar a maneira como a pesquisa e a investigação científica são conduzidas. Tem implicações diretas e generalizadas para a academia, medicina, ciência, indústria e para a sociedade como um todo.
O Acesso Aberto (OA) tem o potencial de maximizar os investimentos em pesquisa, aumentar a exposição e o uso de pesquisas publicadas, facilitar a capacidade de conduzir pesquisas em toda a literatura disponível e aprimorar o avanço geral da bolsa de estudos. Agências de fomento à pesquisa, instituições acadêmicas, pesquisadores e cientistas, professores, alunos e membros do público em geral estão apoiando um movimento em direção ao Acesso Aberto em números crescentes a cada ano. A Semana de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para todos os membros da comunidade agirem para manter esse ímpeto em andamento.
Como se envolver. Participar da Semana de Acesso Aberto pode ser tão simples ou envolvente quanto você quiser. Também pode ser uma chance de dar asas à imaginação e criar algo mais ambicioso.
O que os Docentes podem fazer para promover o acesso aberto?
O que os Bibliotecários podem fazer para promover o acesso aberto?
A Semana OA é uma oportunidade inestimável de conectar o impulso global em direção ao compartilhamento aberto com o avanço das mudanças de políticas em nível local.
Universidades, faculdades, institutos de pesquisa, agências de financiamento, bibliotecas e grupos de reflexão têm usado a Semana do Acesso Aberto como uma plataforma para hospedar votos do corpo docente nas políticas de acesso aberto do campus, para emitir relatórios sobre os benefícios sociais e econômicos do Acesso Aberto, para comprometer novos fundos em apoio à publicação de acesso aberto e muito mais.
Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) 2021
Para garantir que o conteúdo acadêmico digital em todos os formatos permaneça disponível para futuros usuários, todas as organizações envolvidas na produção e disseminação acadêmica têm um papel a desempenhar na preservação digital. A NASIG – https://nasig.org/ introduziu sua Política de Modelo de Preservação Digital à medida que avança para o estágio de desenvolvimento de comentários e revisão. Esta política em evolução, projetada como uma ferramenta para divulgar, medir e aumentar o compromisso das organizações com a preservação de seus ativos acadêmicos, inclui a identificação de iniciativas de primeiro passo, atividades emergentes no campo e oportunidades para compartilhar e refinar experiências profissionais.
A NASIG é uma associação profissional independente de bibliotecários e profissionais de publicação acadêmica, trabalhando para aprimorar e transformar o gerenciamento de recursos de informação em todos os formatos e modelos de negócios, com ênfase em comunicações acadêmicas, seriados e recursos eletrônicos.
A política está disponível para comentários públicos de agosto a 30 de novembro de 2021: Download do rascunho do documento ou submit comments.
Manifesto ALAEC para o uso responsável de métricas em avaliações científicas realizadas na América Latina e no Caribe
Da Associação Latino-Americana de Editores Científicos (ALAEC) solicitamos às autoridades científicas, Ministérios e Universidades a nível regional, bem como aos responsáveis por agências de avaliação, gestores de universidades e centros de pesquisa, que subscrevam e cumpram a Declaração DORA ( 2013), com as recomendações sobre o uso de indicadores bibliométricos indicados no Manifesto de Leiden (2015) e com a Iniciativa de Helsinque (2019) sobre multilinguismo.
Somos a favor de uma ciência aberta e não comercial que valorize e promova a bibliodiversidade e o multilinguismo. Manter um ecossistema robusto de comunicação científica local e regional é essencial para o desenvolvimento econômico e social dos países da América Latina e do Caribe.
As agências de fomento e os órgãos de avaliação devem reconhecer que o uso indevido de indicadores bibliométricos tem efeitos sistêmicos e que podem levar a mudanças nos temas de interesse, restrições à autonomia acadêmica e ao cumprimento da missão institucional, de impacto social, criatividade e / ou inovação.
É essencial que esses órgãos revisem seus sistemas de classificação de periódicos e avaliação científica baseada em citações e adotem um conjunto de fatores e indicadores responsáveis e relevantes de acordo com os contextos nacionais e regionais, em colaboração com a comunidade e incluindo os editores de revistas acadêmicas / científicas. Dentro deste quadro, propomos as seguintes ações:
1. Restabelecer critérios de qualidade, avaliando:
● Publicações com pesquisas relevantes independentemente da área ou assunto, idioma, público-alvo ou abrangência geográfica; ● Contribuições com um amplo espectro de contribuições acadêmicas e de pesquisa, como inovação, replicação, tradução, síntese e meta pesquisa; ● Práticas de ciência aberta, como acesso aberto e dados abertos, entre outras; ● Adoção de elevados padrões de ética, qualidade e integridade na publicação científica.
2. Valorizar e estimular o trabalho dos editores científicos e equipas editoriais, promovendo a sua formação e desenvolvimento, reconhecendo o seu papel fundamental na adoção e divulgação de boas práticas na publicação científica. Reconhecer a legitimidade da profissionalização do editor e da equipe editorial.
3. Assegurar que os periódicos e editoras nacionais não percam os incentivos financeiros e o fluxo de submissão de manuscritos, permitindo-lhes atingir e manter elevados padrões de qualidade e integridade em seus processos editoriais, principalmente para publicações que praticam a ciência aberta e o multilinguismo.
4. Fortalecer, divulgar e proteger infraestruturas de comunicação científica como Latindex, SciELO, RedALyC, LA Reference, entre outras, que favoreçam a ciência aberta, o multilinguismo e que possam gerar métricas e indicadores responsáveis para avaliar a ciência local e regional.
5. Incentivar e valorizar redes de colaboração e intercâmbio entre todos os atores do ecossistema de produção e disseminação de conhecimento: instituições, autores, revisores e agências de fomento, etc., na região
Antecedentes Nos dias 16 e 17 de outubro de 2020, foi realizado no Uruguai o Primeiro Congresso Uruguaio de Revistas Científicas, que foi selado com um convênio entre a Associação Uruguaia de Revistas Acadêmicas (AURA, https://aura.edu .uy /) e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil, https://www.abecbrasil.org.br) para avançarmos juntos rumo a uma ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE EDITORES CIENTÍFICOS.
Em 14 de novembro de 2020, a Associação de Editoras Universitárias da Colômbia (ASEUC, https://unilibros.co) recebe o convite do CoLaV da Universidade de Antioquia, organizadora do LATmétricas 2021, para participar do evento. É assim, enquanto a ASEUC começa a trabalhar para conseguir sua participação neste evento, a LATmétricas convida a ABEC Brasil e a AURA Uruguai a aderir.
Finalmente, na sexta-feira, 30 de julho de 2021, um grupo inicial de referentes da edição científica em representação de diferentes instituições latino-americanas se reúne de forma virtual para consolidar a proposta.
A Associação Latino-Americana de Editores Científicos (ALAEC), a partir de hoje, 15 de setembro de 2021, é criada como resultado de um esforço coletivo, acadêmico, acessível, aberto e não comercial para a América Latina e o Caribe.
Sigmar de Mello Rode (Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC Brasil)
Piotr Trzesniak (ABEC Brasil)
Germana Barata (ABEC Brasil)
Lorena Ruiz (Associação de Editoras Universitárias da Colômbia – ASEUC) Lucía Bernal (ASEUC)
María Alejandra Tejada (ASEUC)
Fernando Piraquive (Centro de Investigação e Desenvolvimento Científico CIDC – Universidade Distrital Francisco José de Caldas)
Sylvia Piovesan (Associação Uruguaia de Revistas Acadêmicas – AURA)
A ciência aberta é agora reconhecida como um fator-chave na melhoria da qualidade da pesquisa científica, com amplo apoio entre pesquisadores e organizações globais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) . Esta é uma tradução livre da matéria publicada pela organização The Publication Plan [1], com adição de outras mat´rias relacionadas ao tema de métodos abertos (Open Methods).
Muitas iniciativas de ciência aberta enfocam a disponibilidade de conjuntos de dados de pesquisa, ou seja, o conceito de dados abertos, mas um artigo recente pede uma abordagem aberta e transparente para relatar métodos de pesquisa também.
Em seu artigo, o Dr. David Crotty explica que, com o formato tradicional das publicações em periódicos, muitos detalhes metodológicos valiosos de um projeto de pesquisa são cortados devido aos limites de espaço. Embora seja ideal para capturar todo o fluxo de trabalho de pesquisa, os pesquisadores têm tempo limitado., Portanto, criar um registro público detalhado de todas as suas atividades diárias é irreal. No entanto, como o próximo passo para abrir os dados, o Dr. Crotty diz que o acesso às metodologias de pesquisa permitiria a validação da qualidade e precisão dos dados publicados. Ele argumenta que os métodos abertos têm pelo menos tanto potencial para reutilização quanto os dados abertos devido à sua aplicabilidade mais ampla, com os documentos sobre métodos entre os tipos de artigos mais citados. Na verdade, muitos prêmios Nobel recentes foram dados a pesquisadores que criaram abordagens científicas que foram posteriormente amplamente aplicadas por outros cientistas.
Os métodos abertos têm pelo menos tanto potencial de reutilização quanto os dados abertos, devido à sua aplicabilidade mais ampla, com artigos de métodos entre os tipos de artigos mais citados.
Os métodos abertos exigiriam a disponibilidade pública de documentação detalhada dos procedimentos usados para coletar e analisar dados, com opções que incluem:
publicação de um artigo de métodos autônomo
melhor uso de materiais suplementares para documentar métodos em detalhes
documentação depositada em um repositório, como protocol.io.
Seguindo o modelo do movimento de dados abertos, a entrada de uma ampla variedade de partes interessadas será necessária para implementar métodos abertos, com padrões semelhantes (como os Princípios Orientadores FAIR ) e repositórios adequados. Seu valor precisará ser refletido por financiadores e instituições para estimular o investimento de tempo dos pesquisadores. Os editores também desempenharão um papel fundamental na normalização do paradigma dos métodos abertos para os autores, com alguns editores já tendo criado periódicos e repositórios específicos para facilitar melhores métodos de relatório.
Nas palavras do Dr. Crotty:
“Agora é a hora de seguir em frente. Simplificando, a transparência em torno das metodologias de pesquisa é essencial para impulsionar a confiança do público e resultados de pesquisa precisos e reproduzíveis. ”
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Outro conteúdo relevante sobre Métodos Abertos (OpenMethods) pode ser encontrado no website da PLOS [2], que afirma que:
Os métodos são importantes A transparência cria confiança e aprofunda o entendimento. Quando os leitores têm a oportunidade de examinar sua abordagem em detalhes, eles obtêm uma compreensão mais profunda e contextualizada dos resultados e um maior respeito pela integridade do trabalho.
A reprodutibilidade depende do detalhe Um resumo narrativo na seção de métodos de um artigo de pesquisa muitas vezes é insuficiente para reproduzir os resultados ou adaptar uma metodologia a outro estudo. Métodos abertos detalhados facilitam a replicação e a reutilização e reduzem a quantidade de tentativas e erros ao longo do caminho.
Os métodos transcendem as barreiras Os métodos têm potencial para adaptação e reutilização em diferentes contextos e em uma ampla gama de questões e disciplinas de pesquisa. Por esse motivo, os artigos de métodos tendem a ser altamente citados e a atrair leitores e citações por um período mais longo do que os artigos de pesquisa padrão.
Os métodos compartilhados podem assumir muitas formas, incluindo protocolos, códigos, materiais e reagentes e muito mais. Seja qual for a sua abordagem, tornar os métodos acessíveis ao público inspira confiança, facilita a reprodutibilidade e a reutilização e ajuda a manter o seu trabalho relevante.
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Quem também faz referência à importância dos métodos como recursos científicos é Lindsay Morton [3]. De acordo com Lindsay Morton,
Um artigo de pesquisa é um resumo ordenado de um processo complexo e tortuoso. É caracterizado por um planejamento detalhado, tentativa e erro iterativos, execução meticulosa e análise cuidadosa. Como um resumo, os artigos são inestimáveis, mas uma visão detalhada dos processos e procedimentos é necessária para realmente compreender e reproduzir a pesquisa. A documentação metodológica pública detalhada pode contextualizar os resultados, subverter o preconceito, melhorar a reprodutibilidade e aumentar a eficiência em todo o ecossistema científico. Nos últimos anos, a comunidade de pesquisa ganhou uma apreciação mais profunda do valor da documentação metodológica detalhada. Aqui está o porquê:
Métodos são pesquisas
Desenvolver uma metodologia e depois executá-la é indiscutivelmente o maior componente da pesquisa. É o dia-a-dia da ciência, o mecanismo para capturar dados que podem ser usados posteriormente para investigar uma questão de pesquisa. Dependendo do campo e da abordagem, os métodos podem assumir várias formas, desde um protocolo semelhante a uma receita a um script e um banco de dados de estímulos comportamentais. Mas sejam quais forem as especificações, um método claro e completo é a chave para executar um estudo consistente e confiável, reproduzindo o trabalho no futuro e entendendo os resultados como um leitor.
Assim como acontece com os artigos de pesquisa, o acesso restrito aos métodos cria ineficiências e retarda o progresso. Os pesquisadores gastam tempo (e financiamento) desenvolvendo abordagens semelhantes, repetindo experimentos e buscando becos sem saída, sem saber do trabalho relacionado. Procedimentos desatualizados permanecem em uso por muito tempo depois de serem substituídos porque os médicos não podem acessar os avanços mais recentes. E existe um custo de oportunidade. Os pesquisadores contam com outras pesquisas para inspiração, direção e avanço. Quando os produtos da pesquisa permanecem ocultos, novas pistas promissoras podem permanecer inexploradas. métodos são altamente transferíveis. Mais do que qualquer outro artefato de pesquisa, os métodos têm potencial para adaptação ou reutilização em diferentes contextos e em uma ampla gama de questões e disciplinas de pesquisa.
Métodos são duradouros
Os métodos são altamente transferíveis. Mais do que qualquer outro artefato de pesquisa, os métodos têm potencial para adaptação ou reutilização em diferentes contextos e em uma ampla gama de questões e disciplinas de pesquisa. Para obter evidências, não procure além da frustração frequentemente expressa dos pesquisadores com “trilhas de citação” em que uma seção de métodos de artigo cita a seção de métodos de um trabalho anterior e esse trabalho cita outro trabalho e assim por diante, muitas vezes voltando anos, ou mesmo décadas. Da mesma forma, os artigos de métodos independentes costumam estar entre as publicações mais citadas e continuam a receber citações por um período mais longo do que os artigos de pesquisa padrão.
A tendência em direção à ciência aberta / academia aberta está se fortalecendo e se expandindo. A pandemia COVID-19 tornou a academia aberta uma prioridade para os governos e a comunidade de pesquisa em todo o mundo e há um reconhecimento crescente sobre a necessidade de maior equidade nas comunicações acadêmicas, conforme destacado no projeto de recomendações da UNESCO, desenvolvido por consenso por mais de 100 países membros.
Esta é uma tradução livre da matéria intitulada COAR announces strategy to modernize the global repository network [1], com acréscimo de informações da matéria intitulada Notify: Repository and Services Interoperability Project [2] e do documento Modelling Overlay Peer Review Processes with Linked Data Notifications [3].
Repositórios de acesso aberto e a rede global de repositórios representam infraestrutura crítica para ciência aberta / academia aberta.
Os repositórios de Acesso Aberto (em inglês Open Access) aumentam a equidade e a diversidade, porque são localizados e podem atender às necessidades de diferentes usuários, e têm maior probabilidade de ser sustentáveis e persistentes porque geralmente são gerenciados por instituições de pesquisa de longa duração e suas bibliotecas. Apesar da ampla adoção de repositórios em todo o mundo, muitos lutam com a baixa visibilidade em sua comunidade de pesquisa, estão executando versões antigas de plataformas de software e / ou têm falta de pessoal [1].
E com as novas funcionalidades significativas sendo introduzidas por meio da Iniciativa de Repositórios COAR Next Generation e do Projeto COAR Notify , os repositórios estão posicionados para assumir um papel ainda mais amplo no cenário das comunicações acadêmicas.
Para aproveitar esse momento, a COAR * está lançando uma estratégia internacional para modernizar os repositórios.
Em 28 de janeiro de 2021, COAR lançou o Notify: Repository and Services Interoperability Project [2]. O objetivo deste projeto é desenvolver uma abordagem padrão e interoperável que vinculará revisões e endossos de diferentes serviços com os resultados de pesquisa alojados na rede distribuída de servidores de pré-impressão, arquivos e repositórios.
O COAR já desenvolveu um modelo proposto para vincular (bidirecionalmente) recursos mantidos em repositórios com recursos relacionados mantidos em serviços de rede usando uma abordagem distribuída orientada a mensagens com base em W3C Linked Data Notifications (LDN). O modelo COAR é descrito e ilustrado Modelling Overlay Peer Review Processes with Linked Data Notifications [3].
Este projeto envolve trabalhar com parceiros no sentido de:
Auxiliar no desenvolvimento de implementações de referência dos casos de uso identificados envolvendo repositórios e serviços em rede
Apoiar a colaboração de alto nível para alinhar o desenvolvimento nos diferentes projetos de implementação
Apoiar e incentivar a ampla interoperabilidade estabelecendo práticas comuns, normas e convenções da comunidade
Envolver-se com comunidades de desenvolvimento relevantes (por exemplo, repositórios importantes e plataformas de serviço) para obter suporte com a implementação
Estabelecer fluxos de trabalho a serem seguidos pelos parceiros
Desenvolver um Vocabulário Controlado [3].
Para que essas interações aumentem de um único sistema para a interação do sistema e sejam adotadas em uma rede distribuída de repositórios e serviços de revisão por pares, é necessário definir e adotar um vocabulário controlado que padronizará as solicitações e respostas entre o repositório e o serviço de sobreposição [3].
Os resultados deste trabalho serão amplamente compartilhados com a comunidade para que as tecnologias e convenções possam ser adotadas por todos os repositórios e serviços interessados. Deve-se observar que, embora este projeto esteja se concentrando em casos de uso de revisão por pares, essas tecnologias podem ser usadas para oferecer suporte a uma ampla variedade de interações entre repositórios e serviços de valor agregado [2].
Essa estratégia, que foi lançada em 6 de julho de 2021 com uma reunião de parceiros nacionais e regionais interessados, ajudará os repositórios a posicionar para abraçar seu novo e amplo papel no cenário das comunicações acadêmicas. Trabalhando com parceiros-chave em cada região e país, a estratégia desenvolverá planos individualizados para cada país e região participantes – planos que serão altamente adaptados ao contexto local e abordarão os desafios mais salientes e agudos de cada país [2]
O encontro contou com a presença de participantes da África, Austrália, Canadá, China, Japão, Coréia, Europa, América Latina e Estados Unidos. A estratégia e os planos serão desenvolvidos de julho a setembro de 2021. Em seguida, a COAR trabalhará para ajudar cada país e região participante a implementá-los.
== NOTA ==
*A COAR, Confederação de Repositórios de Acesso Aberto, é uma associação internacional que reúne repositórios individuais e redes de repositórios para construir capacidade, alinhar políticas e práticas e atuar como uma voz global para a comunidade de repositórios. Saiba mais: https://www.coar-repositories.org/
A Conferência Open Science FAIR acontece já no próximo mês de setembro, entre os dias 20 a 23, em formato online, subordinada ao tema: Fostering local and global open science communities = Promovendo as comunidades locais e globais de Ciência Aberta.*
Este evento integra no seu comité organizativo entidades já bem conhecidas de todos nós como é o caso de:
Mais uma vez, este evento visa reunir e capacitar comunidades e serviços de Ciência Aberta para identificar práticas comuns; bem como as melhores sinergias para fornecer e operar serviços que possam funcionar para todos; trazendo experiências de todo o mundo e promovendo uma aprendizagem conjunta.
A ciência aberta está claramente em evolução, onde o reforço da sua implementação e adopção estão a progredir, com o envolvimento a vários níveis, por parte dos investigadores, das instituições de investigação, das agências de financiamento e dos prestadores de serviços e infra-estruturas.
No entanto, há que continuar este processo de construção a par com a necessidade imperiosa de assegurar a interoperabilidade entre comunidades e serviços, mantendo simultaneamente a nossa capacidade de apoiar a diversidade dos fluxos de trabalho e sistemas de conhecimento. Esteja atento, as inscrições são gratuitas e abrem brevemente! Junte-se a este debate e partilhe as suas iniciativas e projetos através da submissão de propostas, até ao próximo dia 26 de julho para workshops, Lightning Talks e Demos, de acordo com os grandes tópicos da conferência:
O Portal RCAAP continua a crescer! Atualmente agrega mais de 700 mil documentos de 300 recursos nacionais: 165 revistas científicas, 53 repositórios institucionais, 80 instituições através do Repositório Comum, 1 repositório de dados e 1 Portal, a SciELO Portugal. Estes dados justificam, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para a incremento da Ciência Aberta em Portugal e no mundo, ao longo de 12 anos de existência.
O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico e de investigação por parte de empresas da sociedade civil que realizam investigação, o que faz com que a pertinência destes dados só se consiga com a envolvência de todos os intervenientes nos diferentes workflows, quer sejam investigadores, docentes, dirigentes, gestores, técnicos, entre outros. Todos, e a remar na mesma direção, é que contribuem em larga escala para este sucesso que, por sua vez, fazem com que o acesso à informação e ao conhecimento seja de vital importância para o progresso do ensino e da investigação, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Indiscutivelmente que os repositórios institucionais e as revistas científicas são parte integrante e de relevo do ecossistema de gestão da ciência. “Mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, a ciência aberta é a disponibilização do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. A implementação de uma prática de Ciência Aberta é também geradora de múltiplas oportunidades de inovação. Permite impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços, negócios e empresas” (Paulo Lopes, 2021).
Não se esqueça: “Ciência aberta promove mentes abertas e livre acesso ao conhecimento.”